01 fevereiro 2006

Reciclagem e Certificação da Cortiça - 1

AIEC aposta na reciclagem e certificação da cortiça.
Associação apresenta propostas e objectivos para 2006.

A Delegação Regional do Baixo Alentejo e Algarve da Associação de Industriais e Exportadores de Cortiça (AIEC) pretende, no ano de 2006, levar a cabo diversos projectos, "com o objectivo de continuar e intensificar a sua actuação no sector corticeiro, especificamente nas suas regiões de actuação: o Baixo Alentejo e Algarve", referem em nota de imprensa.

No âmbito do Projecto Flecork, vão implementar um Centro de Investigação para a cortiça, em colaboração com a Diputación de Huelva e a Isocor, o qual será "um instrumento privilegiado para uma área tão importante para o sector: a investigação".

Vão também constituir legalmente um Agrupamento Luso-Espanhol da Cortiça, o qual permitirá o desenvolvimento mais efectivo e regular de projectos de cooperação luso-espanhola, dirigidos ao sector corticeiro.

No âmbito do Projecto Subermed, a AIEC vai continuar a prestar apoio técnico aos seus associados, nomeadamente nas áreas da qualidade, da normalização e do ambiente. Pretendem também levar a cabo diversas acções de divulgação e promoção do sector corticeiro, através da realização de diversos eventos promocionais, tais como o "Encontro Vinho-Cortiça", as "Comemorações do Dia da Cortiça" (1 de Junho) e o seminário sobre o "Systecode".

Relativamente ao Projecto "Sensibilização para a adaptação à conformidade técnico-normativa corticeira", vão continuar a prestar um apoio técnico regular e directo aos seus associados, com o objectivo de contribuir para o cumprimento e a colocação em funcionamento, em cada empresa, das boas práticas do sector, podendo assim ser certificada segundo o "Código Internacional das Práticas Rolheiras". Vão também promover o sector através da participação nas principais feiras das duas regiões.


.