31 julho 2007

Dr. José Pires

No passado dia 12 de Julho ocorreu o sexto aniversário da morte do Dr. José de Sousa Pires. Este presidente da Câmara Municipal foi um homem que muitos apelidaram de empreendedor e com visão do futuro. Foi ele quem projectou uma nova Vila de que hoje já temos um pouco. A paróquia foi a única que não o esqueceu e foi lembrado na oração da comunidade e na publicação VilAdentro.


…da maioria dos seus correligionários, parece receber apenas... o esquecimento!...

30 julho 2007

Ratos no Adro da Igreja


Os terrenos que circundam a Igreja Matriz foram limpos!

O espaço era um antro de sujidade, de ervas e um ninho para cobras e ratazanas. Havia também o problema de um incêndio pôr em perigo a zona.

Uma maquina da autarquia, limpou tudo num dia de trabalho. Também se realizou uma desinfestação para matar as ratazanas que, de noite, se passeiam pelo adro da igreja.

29 julho 2007

Cova da Muda quer Ermida

A comunidade da Cova da Muda reúne-se todos os terceiros domingos de cada mês. Há Eucaristia para a população. Todos anseiam por uma ermida no local.

A ideia está a crescer e talvez se concretize. Há que ter um terreno, um projecto e dinheiro para levantar as paredes. Todos unidos poderemos fazer muito.

Presentemente, o encontro mensal realiza-se na casa da D. Odete.

In. VilAdentro.

28 julho 2007

"Casa do Santo" - São Romão

A paróquia e a Junta de Freguesia de São Brás de Alportel vão aproveitar a "Casa do Santo", a casa dos antigos romeiros, para nela fazer uma sala polivalente que servirá para a catequese, festas e para o convívio das pessoas. A casa ficará ao serviço da comunidade depois de restaurada.

Actualmente, uma dezena de pessoas se reúne na sala de catequese para aprender a bordar e fazer rendas. São Romão tem falta deste espaço para convívio.

in: VilAdentro

27 julho 2007

Torneio de Futebol 11 - Estoi 2007

"Todos ao Campo!!!"

Teve início no passado Sábado, dia 21 de Julho, o Torneio de Verão de Futebol de 11, organizado pelo Grupo de Amigos do Futebol de Estoi (GAFE), com o intuito de promover a prática salutar da modalidade "rainha", o Futebol, numa aldeia de tão grandes tradições, onde, no renovado e reparado "pelado" do Campo Ossónoba, evoluíram 4 Equipas, numa tarde convidativa à praia ou uma ida ao famoso Encontro Motard de Faro.

A antiga "promessa" de construir em Estoi um relvado "sintético", que servisse, não só a população Estoiense, mas também as localidades vizinhas de Bordeira, Santa Bárbara e Conceição de Faro, todas elas carentes deste tipo de infra estruturas de apoio à juventude, motivou um punhado de amigos da modalidade a reparar pelos seus meios o degradado espaço Camarário, tornando-o mais aprazível e convidativo, o que foi reconhecido por todos os que nos visitaram.

As 6 Equipas participantes, que divididas por sorteio em 2 Séries, vão disputar em 2 voltas, animados desafios de 40 minutos, onde serão permitidos inscrever 6 atletas federados e serem feitas 6 substituições no decorrer dos jogos, desde que não o façam nos últimos 15 minutos, são as seguintes: de Estoi, as equias SONDAROMANA e BAlÃO, LDA., uma na Série A e outra na B, com as Equipas Sociedade Recreativa Bordeirense e São Brás OK (um misto de ex-atletas, treinadores e veteranos), na Série B e as Equipas Grupo Desportivo Mata Lobos-Auto João Diogo e Bombeiros/Câmara Municipal de São Brás de Alportel na Série A.

No jogo de abertura, com excelente desempenho por parte da Equipa de árbitros oficiais ali presentes, um animado prélio foi disputado, entre as Equipas G.D.M.L.-Auto João Diogo e os Bombeiros/C.M.S.Brás de Alportel, tendo a vitória contemplado a Equipa se São Brás por um tangente 2 - 1.

No 20 e último jogo da la jornada, que opôs a Equipa Estoiense SONDAROMANA e os jovens da Soc. Rec. Bordeirense, o resultado bafejou a Equipa da terra por um escasso 2 - 1, com o golo da vitória a ser alcançado nos minutos finais do jogo, excelentemente arbitrado pela mesma Equipa, cujo trabalho não deixou mácula, o que atesta a excelente qualidade dos jovens árbitros que estão despontando, em flagrante contraste com tempos não muito longe do nosso horizonte temporal.

Estão de parabéns todos os intervenientes nesta dinâmica aqui implementada e, estamos crentes, nas jornadas que se seguem, com um conhecimento mais adequado do pelado, que voltará a merecer os maiores cuidados, quer na rega, quer na marcação cuidada que lhe é feita, o público regressará em maior número aplaudindo os atletas.

Para Sábado, 28 de Julho com o primeiro jogo ás 16H45 oporá as Equipas:

-Soc.Rec.BORDEIRENSE/ S. BRÁS OK

ficando para o derradeiro encontro da tarde a Equipa de Estoi

-BAlÃO, LDA. / G.D.M.L.-Auto João Diogo.

A frase habitual e tão antiga, colocada nos painéis anunciando os jogos era e é:

- "TODOS AO CAMPO"



Joaquim Aleixo in: AldeiadeEstoi.blogspot.com

Feira da Serra

Apresentação Oficial
Feira projecta-se para novo crescimento


Nas últimas edições da Feira da Serra de São Brás de Alportel, o certame não parou de crescer. A organização, a cargo da Câmara Municipal de S. Brás de Alportel, depois de em 2002 ter transferido o certame para o actual espaço por razões de crescimento (antes realizava-se no parque do Museu António Bentes) tem vindo a introduzir ano após ano novos elementos de valorização que se traduzem em captação de público. A Feira da Serra passou a realizar-se no recinto da Escola EB 2, 3 Poeta Bernardo de Passos, desde há cinco anos apresentando-se hoje mais ordenada e, naturalmente, mais temática e recheada de valores característicos de defesa do interior – barrocal e serra – tendo-se, por essa razão, tornado o certame indispensável à vida interior do Algarve e do Baixo Alentejo. O certame realiza-se entre os dias 27 e 29 de Julho.

“Sonoridades de outras terras, de outras serras”
(...sexta e sábado até às quatro da manhã...)

A grande mensagem lançada na apresentação do certame deste ano, é de que há um novo sítio temático (passaram a ser doze), que se designa “Sítio da Alfarroba”, prometendo cumprir o seu papel, tal como o fazem o “Sítio da Cortiça”, o “Sítio dos Animais” ou o “Sítio dos Curiosos”. Com a captação de novos patrocinadores, foi possível melhorar as condições físicas do certame, designadamente o estacionamento, a sinalética, a montagem de um novo palco, por onde vão passar “sonoridades de outras terras e de outras serras”, como referiu Vítor Guerreiro, vereador da autarquia.

Alfarroba, anfitriã

Durante a apresentação desta Feira da Serra, para além da revelação de muitas novidades e algumas surpresas anunciadas para o certame, tanto os vereadores Judite Neves e Vítor Guerreiro que acompanham o presidente António Eusébio nesta apresentação, como Dora Barradas, membro da comissão organizadora, revelaram a introdução de inovações nos diversos espaços do certame, que já vai na sua 16ª edição. Por exemplo, que vai realizar- se este ano, pela primeira vez, o concurso “Há espantalhos na Feira”, assim como a exposição temática sobre o Pão no “Sítio do Agricultor”, a par do já referido “Sítio da Alfarroba”, fruto tradicional mediterrânico e algarvio, que Manuel Caetano, da AIDA (Associação Interprofissional para o Desenvolvimento de Produção e Valorização da Alfarroba), disse ser de “primordial importância para a sustentabilidade económica do Algarve”. Disse Manuel Caetano, também presente na apresentação do evento, que Portugal é actualmente o terceiro maior exportador mundial de alfarroba e líder mundial ao nível do aproveitamento dos seus produtos e derivados”.

“Há espantalhos na Feira” (... e não são poucos)

Dora Barradas, membro da comissão organizadora, destacou o concurso “Há espantalhos na Feira”. Ou seja, há 33 espantalhos espalhados pelo recinto da Feira em que o desafio é, precisamente, descobrir onde estão. Contudo, o “coração” do certame continua a ser a Aldeia Serrana, onde estarão os mais genuínos produtos da Serra do Caldeirão, do artesanato aos produtos agro-alimentares. Ao todo serão 102 expositores, 60 artesãos e 25 produtores agroalimentares, entre muitos outros representantes de produtos serranos como o mel, os enchidos, os queijos, etc… O “Encontro de Sabores”, é o espaço dedicado à gastronomia, com 7 restaurantes em funcionamento e 1 tasquinha à portuguesa, onde é possível saborear o melhor da cozinha tradicional algarvia e alentejana. Já o talento dos artistas algarvios pode ser observado na Praça da Cultura e a força viva da comunidade e do trabalho desenvolvido pelas associações locais pode ser avaliado no Encontro de Saberes. Para os mais novos, como destacou a vereadora Judite Neves, a Feira “reserva sempre um espaço muito especial para os mais novos”, onde será explorado pela primeira vez “um planetário, no “Sítio dos Curiosos”, a par de outras inovações”. Para os amantes dos animais, a sugestão é de que assistam aos espectáculos no Picadeiro e apreciem as muitas espécies no “Sítio dos Animais”, num encontro com a natureza, que mostra a fauna da região, mas onde também se pode experimentar um passeio de burro.

Lúmen, Bonga e Mafalda Veiga (...e Vitor Alves)


Destaque para os espectáculos principais que compõem o programa, mas também para os dois palcos que este ano a feira vai ter em funcionamento – o novo palco principal e o palco das sonoridades, próximo da entrada, onde a animação será constante, entre as 19:30 e as 23:30 horas, com momentos de música tradicional portuguesa, folclore, dança, flamenco, música celta, dança oriental, etc… A não perder, são os concertos de Lúmen na sexta-feira dia 27 de Julho, o espectáculo de Bonga e suas bailarinas no sábado à noite, dia 28, e o concerto de Mafalda Veiga que encerra o certame no domingo, dia 29, a partir das 22:30 horas. Em termos de animação, andarão ainda pelo certame a passear alguns palhaços e outros animadores, tarefa a cargo dos “Marimbondos” e que irão tentar “aborrecer” toda a gente, a menos que com eles o visitante consiga divertir-se!...

O Cházinho do Costume...
Valorizar o que temos de bom

Desde o ano passado que o principal patrocinador da Feira da Serra de S. Brás de Alportel, é o Intermarché local. O seu proprietário, Anselmo Saraiva, congratulou-se pela realização do certame e afirmou ser importante estar associado, como patrocinador do principal evento da terra, reiterando o seu propósito de continuar a ser o principal parceiro da Feira da Serra por muitos e bons anos. Isto foi também corroborado pelo presidente da Câmara Municipal, António Eusébio, dizendo que os patrocinadores “são muito importantes para nos ajudarem a levar por diante algumas medidas”, destacando desde logo a importância do “Sítio da Cortiça”, espaço temático introduzido na feira de 2006 que se revelou um sucesso, esperando que idêntico resultado aconteça este ano com o “Sítio da Alfarroba”. Aliás, Eusébio salientou que a cortiça “é extremamente importante para a economia local, mas também para o país, sendo responsável por 3% do PIB (Produto Interno Bruto), equivalente a oito mil milhões de euros de exportações”. O edil são-brasense salientou a este propósito, a necessidade de revitalizar o “barrocal esquecido”, o que só é possível se existirem dinâmicas próprias de valorização dos produtos e das tradições existentes no interior. “Valorizar o que temos de bom”, foi o desafio deixado por António Eusébio na apresentação da 16ª edição da Feira da Serra, sublinhando também a necessidade do certame dar visibilidade a outras vertentes, nomeadamente, “maior atenção à solidariedade”, apostando também “na cultura e na sensibilização da defesa ambiental através de informação e acções dedicadas às crianças”. Outro ponto, defendido por António Eusébio, é o de “valorizar a nossa História, promovendo o valioso legado que nos foi deixado pelos nossos antepassados e, com orgulho, transferi-lo para as gerações vindouras”.

Enfim, tudo, em torno de políticas “que promovam a genuinidade do interior algarvio” por uma melhor qualidade de vida e por um melhor desenvolvimento económico do interior - barrocal e serra.

From: JornalRegional.com

26 julho 2007

“Voluntariado Jovem para as Florestas”

Já foram seleccionados e estão no terreno os primeiros voluntários que vão ajudar a proteger a floresta algarvia, nomeadamente nos concelhos de Silves e São Brás de Alportel, enquanto em Lagos, Loulé e Tavira (este último ainda em análise), o programa arranca na próxima semana, no início de Agosto.

Este é o terceiro ano que a maioria destas autarquias aderem ao projecto “Voluntariado Jovem para as Florestas”, com o apoio do Instituto Português da Juventude (IPJ).

Ajudar na preservação dos recursos florestais, através da sensibilização da população, bem como “a prevenção contra incêndios florestais, monitorização e reflorestação de áreas ardidas”, é o principal objectivo deste programa, que se encontra a decorrer na região até ao final de Setembro.

O projecto envolve equipas formadas por jovens (três a oito), que vão percorrer várias áreas florestais dos concelhos mais sensíveis de bicicleta, um meio de transporte que não polui a natureza e que torna a vigilância bem mais divertida para os voluntários.

Debaixo do olhar atento destes jovens vão estar particularmente as matas, as serras e as zona envolventes às barragens. “Estes trabalhos serão também acompanhados de recolha de lixo em algumas das áreas”, adiantaram os responsáveis da delegação regional do IPJ.

Para além disso, os voluntários vão realizar diversas acções de sensibilização junto das populações, distribuindo folhetos informativos em diversas localidades, com especial incidência nas zonas mais rurais.

25 julho 2007

Jovens Sem Fronteiras

evangelizam em S. Brás de Alportel

S. Brás de Alportel (diocese do Algarve) acolhe, desde 21 até 30 de Julho, 15 Jovens Sem Fronteiras (JSF) que estão a trabalhar com idosos, jovens e crianças. "Uma experiência interessante e enriquecedora" - realçou à Agência ECCLESIA o Pe. Tony Neves, Coordenador nacional dos JSF. Esta juventude disponível está a desenvolver - durante o dia - tarefas com utentes ligados à Santa Casa da Misericórdia daquela localidade. "Ajudamos cerca de 100 idosos e dezenas de crianças com jogos educativos" - referiu.

A noite destes JSF é passada no adro da Igreja de S. Brás de Alportel. "Cantamos e dançamos" - afirma o Pe. Tony Neves. E acrescenta: "São as noites de missão". Depois da celebração - animada pelos jovens - "evangelizamos através do lúdico, formativo e solidário". Uma forma do grupo caminhar.

Na próxima quinta-feira (dia 26 de Julho), os 15 JSF irão para a ilha de Tavira. Depois de um dia para descomprimir, à noite, pelas 22 horas "faremos uma oração na praia". No dia seguinte estarão com algumas pessoas da localidade que os acolheu no ano transacto. Será uma oportunidade para recordarem a Semana Missionária de 2006.

Durante o Verão, os JSF farão mais semanas missionárias noutras localidades do país.

Fogo na Serra do Caldeirão


O fogo que lavrou desde o princípio da tarde de ontem na Serra do Caldeirão, com duas frentes activas, foi dominado às 17h30, disse fonte da Protecção Civil do distrito de Faro.

O incêndio, que começou no lugar de Ximeno, destruiu "alguns hectares" de mato e poucas árvores, mas não colocou casas em risco", adiantou o comandante Vaz Pinto, que coordena aquele organismo.

No combate ao sinistro estiveram envolvidos 60 homens dos bombeiros de Faro, Loulé, Olhão e São Brás de Alportel, apoiados por 16 veículos.

Participaram ainda homens do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR e dois helicópteros, acrescentou a mesma fonte, adiantando que foi pedida a intervenção de três máquinas de rasto, para limitar a área das chamas.

A acção dos bombeiros foi dificultada pelo vento e pelos maus acessos, que fizeram com que os primeiros meios terrestres só chegassem ao local cerca de uma hora e quinze minutos depois de dado o alarme.

24 julho 2007

Plano Tecnológico

Três mil pessoas certificaram competências desde 2000 na região

A primeira fase da transformação tecnológica do País deu no sábado os primeiros passos, com a entrega de computadores a adultos que voltaram a estudar para ganhar mais qualificações.

18 membros do governo dividiram-se pelas capitais de distrito portuguesas para dar computadores portáteis a adultos actualmente inscritos no processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), no âmbito do programa “Novas Oportunidades”.

No Algarve, a cerimónia realizou-se no Centro Novas Oportunidades da Associação In Loco, em São Brás de Alportel, tendo sido presidida pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Rui Nobre Gonçalves.

O responsável entregou diplomas a adultos que tenham concluído com êxito o processo de RVCC, assim como 16 computadores e ligações à Internet em banda larga a adultos actualmente inscritos nesse programa.

“Temos de ter consciência que um País só é verdadeiramente rico se os seus cidadãos forem formados”, disse o secretário de Estado, lembrando que os países mais ricos do Mundo são aqueles que têm as populações “com altos níveis de qualificação”.

O delegado regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Alberto Melo, recordou que, desde 2000, já foram certificados em processo RVCC quase 3000 adultos: 1565 entre 2000 e 2005 e 1372 em 2006.

Neste momento, acrescentou, estão em processo de RVCC nos dez centros algarvios Novas Oportunidades mais de 6600 pessoas, dois terços das quais inscritas no primeiro trimestre deste ano.

O Plano Tecnológico prevê que mais de meio milhão de portugueses possa ter acesso a um computador e à Internet de banda larga, com a prioridade a estender-se a alunos do 10.º ano, professores dos ensinos básico e secundários e a adultos que voltaram a estudar.

Quem estiver interessado, terá de desembolsar 15 euros por mês durante um ano (após uma entrada de 150 euros), tendo direito a um computador portátil, uma linha telefónica e acesso gratuito à Internet em banda larga durante um ano.

Edgar Pires, in Região Sul

23 julho 2007

Campeonatos Nacionais de Ciclismo

No passado dia 30 de Junho e 01 de Julho duas Atletas Irina Coelho natural de Loulé e Rita Barriga natural de S. Brás ambas representantes do Bike Clube S.Brás/ FreeBike estiveram presentes nos Campeonatos Nacionais de Ciclismo que se realizaram em Castelo de Vide, prova esta onde se disputou as provas mais importantes da época pois é nesta prova que se distingue o Campeão Nacional na vertente de Ciclismo de estrada, quer em contra-relogio individual, quer em prova em linha.

No dia 30 de Junho decorreu o Conta Relógio onde ambas as atletas percorreram 16Km, na qual Irina Coelho conseguiu um honroso 4.ºlugar de Elites femininas e Rita Barriga conseguiu efectuar também um 4.º lugar a apenas 18 segundos do titulo nacional na categoria de Cadetes femininos.

No dia 01 de Julho decorreu a prova de estrada em linha onde um pelotão de cerca de 50 femininas disputaram as três camisolas possíveis, no que toca ao de Cadetes femininas onde Rita Barriga corria, algumas mudanças de liderança pela cabeça da corrida ocorreram com muita frequência, no final Rita Barriga arrebata um excelente 3º lugar, sendo esta medalha de bronze no seu primeiro Campeonato Nacional em disputa.

Na corrida onde correram as atletas Elites Femininas, Irina Coelho entrava com algumas esperanças de pódio, pois este é o escalão mais concorrido e onde se encontra mais atletas inscritas, no decorrer da prova várias atletas passaram pela frente da corrida e várias fugas e ataques ocorreram, a sensivelmente 2km da meta o pódio já estava garantido, pois seguiam na frente Ana Vigário, Isabel Caetano e Irina Coelho, a cerca de 300 metros da meta eis que Irina Coelho passa para a frente da corrida, decide atacar e mostra-se mais forte que as suas adversárias, conseguindo assim alcançar um titulo que já havia sido seu em 2002 e 2003. Tudo isto com muito trabalho e dedicação nos treinos, com a excelente ajuda do seu pai e treinador Ludgero Coelho e de toda a sua equipa, irina Coelho consegue a tão desejada camisola de campeã nacional de ciclismo de estrada no escalão de elites femininos.

--Femininas Elites--

1.ª IRINA COELHO

2.ª Isabel Caetano

3.ª Ana Vigário

--Femininas Cadetes--

1.ª Catarina Borges

2.ª Rita Moreira

3.ª RITA BARRIGA

fotos:
Rita barriga – 3ª Classificada no Campeonato Nacional de Ciclismo de Estrada
Irina Coelho – Campeã Nacional de Ciclismo de Estrada

22 julho 2007

FolkFaro regressa em Agosto

Grupos de folclore mundiais actuam na região

A quinta edição do Folkfaro – Folclore Internacional Cidade de Faro 2007, um dos pontos altos do calendário de animação cultural do verão algarvio, realiza-se entre 18 e 26 de Agosto.

A organização do Grupo Folclórico de Faro, sem paralelo a sul do Tejo, reúne dez grupos de sete países, num total de mais de 300 participantes, que dão à capital algarvia, durante nove dias, o colorido das suas tradições.

O evento está integrado no calendário do Comité Internacional de Organizadores de Festivais de Folclore, ligado à UNESCO, que congrega mais de 200 festivais de folclore em todo o mundo.

Até agora, em termos internacionais, estão confirmadas as presenças de grupos da República Checa (Grupo Folclórico Dyle?, de Karlovy Vary); Venezuela (Compañia Danzas Cumana, de Sucre); Tataristão, Rússia (Grupo de Dança Bulgars); Costa Rica (Inspiraciones Costarricenses, de San Jose); Bulgária (Grupo Baikal Waves, da Universidade de Buryat); e Coreia do Sul (Companhia Chang Yoo Kyung).

Para além do grupo organizador, participam ainda os portugueses do Rancho Folclórico "Os Camponeses", de Riachos (Ribatejo), Rancho Folclórico "Os Fazendeiros", de Montemor-o-Novo (Alto Alentejo), e Grupo Etnográfico da Areosa (Alto Minho).

A gala de abertura decorre no dia 18 de Agosto, às 22:00 horas, no Teatro das Figuras, em Faro. Os espectáculos estão também programados para outras localidades dos concelhos de Faro, Loulé, Olhão, Tavira e São Brás de Alportel, e ainda no Centro de Férias do Inatel de Albufeira e no Parque AquaShow.

Estão previstas outras actividades, nomeadamente animação de rua, “ateliers” de dança, folclore para crianças, idosos e reclusos e uma celebração ecuménica.

In: Região Sul - EP / RS

21 julho 2007

Feira da Serra - o Sítio da Alfarroba


A alfarroba é a anfitriã do novo espaço da
Feira da Serra’ 2007
em S. Brás de Alportel

O misterioso fruto da alfarrobeira é o novo anfitrião do Sítio da Alfarroba, um espaço a inaugurar na edição deste ano da Feira da Serra de São Brás de Alportel, evento que se realiza nos próximos dias 27, 28 e 29 de Julho, no Recinto da Escola E.B. 2, 3 Bernardo de Passos.

Despoluição das Ribeiras do Concelho

ETAR de Faro já recebe esgotos de S. Brás de Alportel

Segundo o Jornal “Noticias de S.Braz” foram encerradas no passado dia 2 de Junho as Estações de Tratamento de Águas Residuais de Vilarinhos e Vila de S. Brás de Alportel.

Esta é uma noticia por demais ambicionada pelos sambrasenses, já que as ETARS existentes estavam há muito obsoletas, porque vai permitir a longo prazo a despoluição da ribeira dos Machados que durante mais de três décadas receberam os esgotos de toda a Vila de S. Brás de Alportel.

Na sexta feira dia 6 a obra, da responsabilidade das Águas do Algarve, foi apresentada no Estaleiro da Empreitada da obra para o Abastecimento de Água em alta aos núcleos urbanos Armona e Culatra /Farol em Olhão com a presença do Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional Prof. Doutor Francisco Nunes Correia.

Na ocasião o Eng. António Eusébio, presidente da Autarquia Sambrasense, salientou a sua satisfação por esta concretização e a sua importância para o concelho não só como autarca mas como engenheiro. Aproveitando ainda para se congratular pelas melhorias ambientais, resultantes do fecho das duas ETARS que poluíam o concelho.

O “Noticias de S.Brás” salienta ainda que as ETAR's dos Vilarinhos que servia uma população de 1651 habitantes com um caudal média de 618m3/dia e a Vila com 5.951 habitantes com um caudal médio de 1044m3 /dia e ainda a de Estoi e Conceição de Faro produzem actualmente um caudal médio dia de 12.800m3 tendo a ETAR nascente de Faro capacidade de tratamento de 81.145 m3/dia num horizonte de 90 mil habitantes, tendo sido o valor da obra cerca de 5.265.743.61€ iniciada em Fevereiro de 2005 e a sua conclusão em 20 de Junho de 2007.

Fica por ligar a esta rede a ETAR do Alportel que aguarda a construção de uma Estação Elevatória que canalizará os afluentes para a zona da Campina indo depois por gravidade para os colectores que ligam também à ETAR Nascente de Faro.

20 julho 2007

«Novas Oportunidades» na In Loco

Secretário de Estado entrega diplomas RVCC

O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas Rui Nobre Gonçalves entrega, este sábado, na Associação In Loco, em São Brás de Alportel os diplomas aos adultos que concluíram com êxito o processo de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências (RVCC).

Trata-se de uma iniciativa inserida no programa «Novas Oportunidades», que se destinou aos alunos do 10.º ano e aos professores do ensino básico e secundário.

Rui Nobre Gonçalves é um dos 18 membros do Governo que, no mesmo dia, estarão em todos os 18 distritos do território continental, numa acção do Governo para implementação massiva do Programa e-oportunidades.

De acordo com o Plano Tecnológico, foi negociada a criação de um Fundo (constituído por verbas dos operadores móveis, ao abrigo das contrapartidas das licenças UMTS), que irá garantir a mais de meio milhão de portugueses, de forma faseada, não só o acesso a um computador, mas também o acesso à Internet.

Por isso mesmo, Rui Nobre Gonçalves entregará, na mesma cerimónia, computadores e ligações à Internet em banda larga a adultos inscritos para módulos TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) no Programa Novas Oportunidades.

O Governo Civil de Faro sublinha que a Iniciativa Novas Oportunidades é uma das acções prioritárias do Governo para a qualificação da população.

Destina-se a jovens, apostando no reforço do ensino profissionalizante de dupla certificação, e a adultos que não tenham concluído o ensino básico ou o ensino secundário, que estejam no desemprego ou que, estando empregados, procurem aumentar a sua qualificação para efeitos de progressão na carreira ou prosseguimento de estudos.

In:Barlavento

"Amigos de S. Brás"


Associação de solidariedade social
dá material ao Centro de Saúde

Os “Amigos de S. Brás“ fizeram nova oferta de material ao Centro de Saúde da nossa terra. Desta vez entregaram um Electrocardiografo, um dispensador de água para os utentes, quatro cadeiras de rodas novas. O valor das ofertas ascende os 4000 euros.

Além deste material também foi oferecido ao Centro de Saúde um conjunto de material usado, mas em excelentes condições, para o Centro de Saúde colocar à disposição dos seus utentes.

19 julho 2007

Peugeot em S. Brás de Alportel

para novo teste ao 207 S2000

A equipa Peugeot T voltou a São Brás de Alportel na passada quarta-feira (18/07), para mais uma intensa jornada de trabalho, com vista à preparação do 207 S2000 para a segunda fase do campeonato.

O balanço foi muito positivo e tanto o responsável técnico e desportivo da equipa, Carlos Barros, como o piloto ficaram muito satisfeitos com as afinações de base que levam para o Rali Vinho Madeira. Bruno Magalhães está bem impressionado com o Peugeot 207 S2000 transformado para o piso de alcatrão.

«Tecnicamente esta equipa é uma grande escola para os pilotos. Tendo como base os dados recolhidos nos testes que realizámos no mês passado, viemos com o objectivo de testar soluções diferentes para ver o comportamento do 207,» explicou Bruno Magalhães, satisfeito com o resultado do trabalho e com o grande entendimento que tem com Carlos Barros, com quem regateia alguns pormenores das afinações que deseja para adaptar o Peugeot 207 S2000 grupo N ao seu estilo.

O jovem piloto lisboeta sente que este dia de teste foi muito importante pelos resultados alcançados: «Para se poder fazer as comparações mais exactas possíveis temos de utilizar sempre o mesmo cenário. Com mais 150 quilómetros sem o mínimo problema, confesso que na Madeira vou dar o máximo para conseguir compensar todos os que me têm ajudado.

S. Brás de Alportel recebeu-nos muito bem, e com a imprescindível colaboração da GNR local conseguimos fechar um troço de uma estrada que julgamos ter as características ideais para desenvolver o nosso carro. Só no Shakedown é que poderemos alterar alguns parâmetros para o piso típico dos troços madeirenses» concluiu Bruno Magalhães, que gosta da Ilha da Madeira e vai dar o seu melhor para conseguir vencer.

A confiança e a motivação estão em alta na equipa de Carlos Barros e isso está estampado na cara de todos os elementos da Peugeot Total: «Voltámos ao asfalto e conseguimos fazer a quilometragem pretendida, o que era muito importante para o Bruno, que andou o máximo de quilómetros sem quaisquer problemas. Aqui no Algarve validámos algumas alterações que surgiram com a análise profunda dos dados recolhidos na última vez que estivemos nesta pista de treino em alcatrão. Considero que estamos devidamente preparados para as quatro provas de asfalto, e estamos cientes que vamos ainda ter de mexer ligeiramente nas afinações, tendo em vista as naturais adaptações às características de cada rali.»

"A Festa Saiu à Rua"

Santos Populares animaram sítios do concelho


O mês de Junho tradicional época festiva dos Santos Populares, a Festa Saiu à Rua tendo-se realizado os tradicionais bailes dos Santos Populares.

Inicialmente adiados devido às condições atmosféricas não serem favoráveis ficando por realizar na Mesquita e no Largo do Mercado, voltaram a animar quando realizadas no Alportel, S. Romão e Bairro Social.

Também no Lar da Misericórdia se realizou os habituais bailes dos santos Populares com o desfile da Marcha dos Alegres composta pelos idosos daquela instituição.

Os Santos Populares voltaram assim através da iniciativa conjunta da Câmara Municipal e Junta de Freguesia com a ajuda das colectividades do concelho a animar as quentes noites de Junho, este ano na sua parte inicial com alguma dificuldade devido ao mau tempo e frio que se fez sentir nada habitual nesta época do ano, mas a partir de meio do mês tudo voltou á normalidade e os sambrasenses animaram os festejos dos santos populares onde não faltou a sardinha assada à descrição.

in Notícias de S. Braz, - dê sua opinião

18 julho 2007

Maratona de Futsal Casa do Benfica


Almancil Serviços ganhou Maratona de Futsal
a 1.ª da Casa do Benfica de S.Brás de Alportel

A equipa de Almancil Serviços ganhou a 1ª Marota de Futsal organizada pela Casa do Benfica de S. Brás de Alportel nos passados dias 23 e 24 de Junho no Polidesportivo Municipal.

A Maratona que atribuiu prémios às 32 equipas participantes, levou até ao Polidesportivo Municipal muitas centenas de adeptos do Futsal que acompanharam o desenrolar das partidas com grande entusiasmo.

Aproveitam os dirigentes da Casa do Benfica de S. Brás de Alportel para agradecer às autarquias e às empresas e comércio o apoio bem como a todos os que tornaram possível esta realização, quer na sua organização quer na participação, a todos reconhecidamente os Dirigentes da Casa do Benfica agradecem reconhecidamente.

in Notícias de S. Braz

17 julho 2007

BIKE CLUBE S.BRAS LIDERA


No passado dia 01 de Julho que a equipa Bike Clube S.Brás/ FreeBike esteve presente na 4ª prova do Open do Algarve, em Loulé, estando com apenas metade da equipa pois os outros atletas estiveram noutras competições, a prova do Open do Algarve, decorreu no cerro da capela da Nossa Senhora da Piedade em Loulé, a equipa do Bike Clube S.Brás/ FreeBike esteve representado pelos atletas mais novos da equipa que conseguíram excelentes resultados.

Paulo Silva - 1º lugar Iniciados

João Sousa – 2º lugar Iniciados

Jessica Palma – 1º lugar Iniciados Femininos

Daniela Gonçalves – 1º lugar Cadetes Femininos

Rubem Horta – 1º lugar Juvenis

João Barreira – 1º lugar Juniores

Tiago Gaspar – 4º lugar Juniores

16 julho 2007

Promotoras - S. Brás de Alportel


Estão abertas candidaturas para promotoras femininas ou masculinos para promoção de serviços de cliente e divulgação de cartão.

Urgente: Prazo de inscrição até 5ª feira próxima, dia 19/7/2007. Será dada preferência aos candidatos por ordem de chegada.

O trabalho consiste em distribuir folhetos e apresentar uma breve explicação dos benefícios associados a quem aderir ao cartão.

Os locais para a promoção são: Faro, Portimão, S.Brás de Alportel e Armação de Pêra.
A duração prevista da prestação do serviço é de 15 dias e pode incluir sábados. O início está previsto para dia 23/7.

O período de promoção diário decorrerá durante 6 horas, abrangendo a manhã e a tarde.

Os candidatos deverão ser jovens, de preferência estudantes, com mais de 16 anos, com boa apresentação, simpatia, boa disposição e saibam falar português.

Envia o teu CV e foto(s) de rosto e corpo inteiro, bem como as medidas de calças/saia-top/camisa-calçado e altura para o e-mail, top4events@gmail.com

Agrupamento Escuteiros S. Brás


Grupo fundador faz primeiras promessas

São Brás de Alportel já tem um grupo de voluntários, que se está a preparar-se para fundar oficialmente o Escutismo no Concelho. Este grupo já tem as condições mínimas para levar avante esta iniciativa.

Graças ao empenho de todos, a Junta Regional já reuniu estes elementos para apresentar as condições da abertura de um futuro agrupamento. As primeiras promessas foram efectuadas no passado dia 02 de Julho de 2007, estando previstas a abertura de inscrições para o mês de Setembro.

In: VilaAdentro, Julho 2007

15 julho 2007

Bombeiros Voluntários SBA

Câmara Municipal reforça apoio à Associação
Mais de 26.000 euros em apoios extraordinários

A Câmara Municipal de S. Brás de Alportel reforça apoios para Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de S. Brás de Alportel.

No seguimento dos diversos pedidos efectuados pela Presidente da Direcção dos Bombeiros voluntários, Prof. Nidia Amaro, a Câmara Municipal reforçou o já substancial apoio à referida Associação.

Os Bombeiros vão assim receber durante este mês de Julho, o habitual subsídio mensal reforçado com mais 26 mil euros (cerca de 5.200 contos) para fazer face a algumas despesas já assumidas pela associação. A maior parte deste reforço (cerca de 12.500 euros) destina-se ao Veiculo de Combate de Incêndios. As obras no Quartel também terão mais um reforço, cerca de 7.500 euros. O restante, cerca de 6.000 euros são, segundo a autarquia, “um apoio extraordinário ao funcionamento”.

A assinalar é também o protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal e os Bombeiros de S. Brás, que visa para dotar as Piscinas Municipais (descobertas) de Nadadores salvadores. Protocolo esse que prevê em troca de um subsidio de apoio na ordem dos 3000 mil euros mensais, a colocação de nadadores salvadores durante o período de funcionamento das Piscinas Municipais.(de Junho a Setembro).

13 julho 2007

A Arte vai estar Viva em São Brás

In: barlavento

O Museu do Trajo de São Brás de Alportel recebe a iniciativa «Arte Viva» nos dias 14 e 15 de Julho.

O evento, inserido no Festival de Artes do Algarve de 2007, vai proporcionar aos visitantes a possibilidade de ver 30 artistas a trabalhar ao vivo, além de uma mostra de esculturas, ao ar livre.

Para complementar, haverá ainda gastronomia e doçaria, bem como música e animação.

No dia 14, vão estar na localidade serrana as bandas «Oo-Boop-I-Do» e «Bandoojah», cujos concertos começam, respectivamente, às 19h30 e às 22 horas. Ao final da tarde, às 18 horas, haverá Teatro de Rua.

A 15 de Julho, a animação também começa com Teatro de Rua, seguindo às 19h30 com a formação «Amar Guitarra». Às 22 horas actuará o grupo «Veredas da Memória».

Lisandro Sousa Representa Portugal

Atleta do Bike Clube S.Brás / FreeBike ao serviço da Selecção.

Nos passados dias 29, 30 de Junho, 1 e 2 de Julho o atleta do Bike Clube S. Brás, Lisandro Sousa esteve ao serviço da selecção Portuguesa de BTT, representando as Cores do nosso pais em Espanha numa prova internacional, onde estavam os melhores atletas da Europa, o atleta após um inicio de corrida muito atribulado consegue chegar ao 3º posto do seu escalão estando a ganhar tempo aos atletas que circulavam á sua frente, mas ao inicio da penúltima volta uma avaria mecânica levou-o a desistir de conseguir o seu primeiro pódio a um nível internacional, no entanto deixou muito boa impressão junto de todos os dirigentes da federação Portuguesa de Ciclismo. Dentro de poucas semanas estará outra vez ao serviço do pais para mais um representação alem fronteiras esperamos assim que o atleta tenha um pouco mais de sorte, e que desta vez consiga não só um pódio, uma vitoria em terras espanholas.

12 julho 2007

16ª edição da Feira da Serra

Mafalda Veiga e Bonga marcam presença

Do calor africano de Bonga à suave voz de Mafalda Veiga, a 16ª edição da Feira da Serra de São Brás de Alportel garante música e dança para todos os gostos.

De 27 a 29 de Julho a animação será constante nos dois palcos da feira: o Palco Principal reservado para grandes nomes da cena musical portuguesa e estrangeira e o Palco Sonoridades, uma novidade do certame que conta com mais de uma dezena de espectáculos de música e dança.Grupo de música celta Lúmen é o cabeça de cartaz da primeira noite deste festival de sons, subindo ao palco na Sexta-feira, dia 27 de Julho. Ainda nesse dia o Palco Principal conta com a presença do grupo Andarilhos que apresenta novas sonoridades interpretando e recriando temas que fazem parte da tradição musical portuguesa.

No Sábado, dia 28 de Julho, a noite começa com um espectáculo de energia musical e interacção com o público pelo grupo Toques do Caramulo e termina com os ritmos quentes de Bonga e suas bailarinas, que trazem à Feira da Serra um espectáculo onde serão interpretados os sucessos da carreira do artista.

A música tradicional Portuguesa volta no Domingo, dia 29 de Julho, com a presença do grupo o “Veredas da Memória” que oferecem um percurso pela música tradicional de todo o país, e com toda a emoção da voz e guitarra de Mafalda Veiga, que encerra o certame com um grande espectáculo.

No Palco Sonoridades, junto da entrada 1 do evento, a animação começa logo às 19h00 e estende-se até as 23h00. Aqui os espectáculos que se sucedem vão da música tradicional portuguesa, à dança jazz, passando ainda pelos cantares alentejanos, dança oriental e dança contemporânea. Os acordes do Acordeão, instrumento maior da tradição musical do Algarve e os ranchos folclóricos, completam o cartaz musical da Feira da Serra de São Brás de Alportel.

Durante a Sexta-feira e o Sábado a animação estende-se ainda pela noite fora com o Baile Serrano, que vai prometer animar os visitantes até às 03h00. Para além da animação reservada para ao dois palcos a Feira da serra conta uma vez mais com a presença do divertido grupo de animação de rua “Marimbondos”., que não hesita em interagir com os visitantes da feira, levando a alegria e a fantasia a cada recanto do certame.

GIDI CM SBA

11 julho 2007

Verão com Missão

Jovens Sem Fronteiras partem para a África ou América Latina e promovem Semanas Missionárias em Portugal, de Norte a Sul

'Estar perto dos que estão longe sem estar longe dos que estão perto' é um lema que os Jovens Sem Fronteiras (JSF) tentam tomar a sério. E é no Verão que esta frase se vive melhor, porque há um grupo que parte rumo a África ou América Latina e outros que dão corpo às Semanas Missionárias (de dez dias!) que se realizam em Portugal.

2007 não é excepção. Dezasseis JSF rumam em direcção ao Norte de Moçambique onde, durante todo o mês de Agosto, constroem uma 'Ponte' com as comunidades de Itoculo, Nacala e Nacuxa.

Em Portugal, são mais de cem os JSF que partem para seis destinos diferentes: na 2ª quinzena de Julho, S. Brás de Alportel, na serra algarvia, acolhe o primeiro grupo que se vai instalar na Santa Casa da Misericórdia para desenvolver um projecto nas áreas da pastoral, da animação dos idosos (no Lar e ao domicílio), do ATL com crianças e adolescentes, da animação cultural e dos direitos humanos.

O Alentejo profundo acolhe os dois grupos que se seguem. Assim, na primeira quinzena de Agosto, uma equipa missionária parte para S. Luzia e outra para Aljustrel, ambas na diocese de Beja.

O Norte vai tomar conta das outras três semanas de missão jovem. Penajóia, na Diocese de Lamego, será o 'quartel-general' do grupo que ali trabalhará de 12 a 22 de Agosto. A última quinzena terá como espaços de missão as Paróquias de Teixoso, Diocese da Guarda, e de Izeda, na Diocese de Bragança-Miranda. Os projectos a concretizar no terreno, em parceria com as paróquias que acolhem, variam de contexto para contexto, embora as áreas de intervenção sejam semelhantes de Norte a Sul do país.

A experiência longa neste tipo de missões em tempo de férias académicas e laborais ajuda a tirar duas grandes conclusões: os jovens que partem ficam mais ricos, dão um pouco de si, valorizam-se como agentes de pastoral, conhecem novas pessoas e realidades eclesiais e sociais, testam a sua capacidade de viver, rezar e trabalhar em comunidade, abrem perspectivas para empenhos mais radicais (podem candidatar-se a uma 'Ponte'); as comunidades que acolhem também saem beneficiadas com a alegria, o dinamismo e o testemunho de fé e dedicação destes jovens dispostos a dar o seu melhor durante dez dias das suas férias. Assim, quando todos ganham, nada há a recear.

Aumentam, de ano para ano, as candidaturas a estes projectos missionários. Há que ser exigente na sua preparação para que os objectivos sejam alcançados. Mas, verdade seja dita, no pino de Verão, levanta-se uma onda de missão jovem absolutamente imparável. É uma lufada de ar fresco para a Igreja... e toda a sociedade ganha. Há que apostar forte.

Tony Neves, Coordenador Nacional JSF

10 julho 2007

Futebol Regional 1.ª Divisão

Machados reforça-se com quatro jogadores


De regresso ao Campeonato Distrital da 1ª Divisão, o Grupo Desportivo de Machados assegurou quatro contratações para a nova temporada.
São eles o guarda-redes Estaca (ex-11 Esperanças), os médios Zé Pedro (ex-11 Esperanças) e Nelson Rodrigues (ex-júnior do Louletano) e o avançado André (ex-Imortal). Luís Pires, o treinador que conduziu a equipa de Machados à 1ª Divisão Distrital, vai continuar no clube, assim como o adjunto Vítor Filipe.

António Martins

Exposição de Pintura

óleo sobre tela e cortiça
de Eduardo Dias

Eduardo Dias é natural de São Brás de Alportel. Desde muito jovem, revelou talento para a pintura. Ao longo dos anos, trilhou a sua vocação artística, paralelamente à sua vida profissional, tendo iniciado a sua aprendizagem no mundo das artes, com o Professor Fonseca Martins, de Tavira.Há dez anos atrás, em 1996, Eduardo Dias fez a sua primeira exposição, nesta Galeria Municipal, mostrando pela primeira vez o excelente resultado do seu talento e dedicação. Desde então, continuou a pintar, desenvolvendo novas técnicas e empregando o seu tempo livre ao prazer de deixar sobre a tela o seu olhar sobre a vida.

Até dia 28 de Julho na Galeria Municipal

GIDI CMSBA

09 julho 2007

Festival de Folclore

Rancho de luso descendentes
mostra cultura argentina

A participação do Rancho Folclórico ‘Amizade de Comodoro Rivadávia’, da Argentina, foi a grande novidade do V Festival de Folclore de São Brás de Alportel, que se realizou no passado sábado, no recinto exterior da escola Poeta Bernardo de Passos.

O Rancho é constituído por 23 jovens, todos luso-descendentes, alguns com raízes em S. Brás de Alportel, que se deslocaram à região ao abrigo do projecto ‘Viagem Cultural a Portugal’, o qual visou dar a conhecer a estes jovens o País das suas raízes, trazendo, ao mesmo tempo até nós a cultura argentina, terra que acolheu milhares de emigrantes sambrasenses e de outras regiões do Algarve.

O Grupo Etnográfico de São Brás de Alportel, organizou o festival e ainda convidou o Grupo Folclórico e Etnográfico Montemorense (Montemor-o-Novo), o Grupo Folclórico de Alcobaça, o Grupo Folclórico da Fundada (Vila de Rei) e o Grupo Folclórico da Região do Vouga (Trofa) para mais esta edição.

O festival teve inicio com o desfile dos grupos pela Avenida da Liberdade, a já conhecida ‘sala de visitas’ da vila da beira-serra algarvia. Depois, os seis grupos actuaram ao ar livre, num palco montado no pátio da escola Poeta Bernardo de Passos.

1ª Taça feminina Marina de Albufeira


São Pedro F.C. sagrou-se vencedor

Nos dias 30 de Junho e 1 de Julho de 2007 teve lugar a 1ª Taça Marina de Albufeira, evento organizado pela Marina de Albufeira com a colaboração do Bellavista Desportivo Clube e que contou com a participação de mais de 80 atletas com o titulo de vencedor a ser conquistado pela equipa do São Pedro F.C. de Faro.

Na realidade as 7 equipas a jogar no distrital algarvio estiveram durante 2 dias em competição saudável e animaram as várias centenas de pessoas que iam enchendo as bancadas do campo sintético a 2 metros de distância do mar.

O ambiente estava simplesmente espectacular afirmava uma jogadora de uma das equipas presentes.

No sábado, ao início da tarde, teve lugar a captação de jovens talentos do sexo feminino tendo sido feito um mini-torneio e contado com a participação de dezenas de crianças que irão fazer parte da futura escola de futsal feminino do Bellavista Desportivo Clube de Albufeira.

Ao início da noite entraram em campo as equipas para o início da competição.

No Domingo, pelas 16h30 teve lugar o lançamento Escola de Futebol do Benfica de Albufeira que contou com a presente de Adolfo Calisto glória do futebol encarnado da era de Eusébio anos 60 e 70 e que veio para apadrinhar o evento.

À noite foram as meias-finais e finais. A equipa vencedora do torneio só foi conhecida após a marcação de grandes penalidades tendo a sorte batido à porta da equipa do São Pedro F.C. seguido de jantar oficial e entrega de prémios.

A classificação ficou assim ordenada:

1º Lugar – São Pedro F.C.

2º Lugar – Casa do Benfica de Faro

3º Lugar – Putos da Rua F.C.

4º Lugar – Areias de S. João (Albufeira)

5º Lugar – Machados F.C.

6º Lugar – Caaf Alte

7º Lugar – Boliqueime F.C.

Prémio Fair Play – Areias de S. João ( Albufeira )

Melhor Marcadora – Sheila Martins ( areias de s.joão )

Melhor Jogadora – Elizabeth Guerreiro ( casa Benfica de Faro )

Melhor Guarda-Redes – Jamila ( Casa Benfica de Faro )

08 julho 2007

Despiste de descapotável

Um morto e um ferido ligeiro é o balanço do despiste de um carro, sábado à noite, na zona de Mata-Lobos, na estrada que liga Faro a São Brás de Alportel.

O acidente ocorreu pouco depois das 20:00 horas na zona do Convento, quando o condutor da viatura, um veículo descapotável, não conseguiu segurá-lo numa parte da estrada fortemente condicionada pelas curvas.

Entretanto, na madrugada de hoje, ao quilómetro 117 da EN125 (na zona do Laranjeiro, entre Olhão e Moncarrapacho) o condutor de um ciclomotor ficou gravemente ferido após embater num veículo ligeiro, cujo condutor se pôs em fuga.



07 julho 2007

Ovelhas evitam incêndios

Produtores florestais da Serra do Caldeirão defendem o uso das tradicionais pastagens de gado como a forma mais barata e produtiva de diminuir o risco de incêndio.

Em vez de se utilizarem máquinas para abrir aceiros com tanta frequência, os animais consomem o mato levando à formação de aceiros naturais para prevenir a propagação dos fogos, defende a Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão.

Contudo, como a criação de gado ainda não é uma actividade rentável naquela zona, é preciso que haja incentivos do Estado para apoiar um sector que foi gradualmente foi desaparecendo das serras algarvias, disse à Lusa José Pedro Albuquerque, daquela associação.

06 julho 2007

Queda de motoniveladora nos Parizes

Causa morte ao operador da máquina

No sítio dos Parizes em São Brás de Alportel, anteontem à tarde, a queda de uma motoniveladora numa ribanceira com cerca de 30 metros causou a morte do operador da máquina.

António Baptista Moreira, 40 anos, brasileiro, solteiro, foi projectado do veículo durante a queda sofrendo vários traumatismos que lhe causaram a morte imediata.

António José de Brito, sócio gerente da firma AJB, proprietária da maquina, disse ao Jornal Correio da Manhã não perceber as razões do acidente, “porque este funcionário era um operador de máquinas muito experiente”, admitindo que “só um descuido humano poderá ter ocasionado o despiste da máquina”.

O jornal Correio da Manhã realça ainda que a vitima estava há 3 anos a trabalhar ao serviço da firma AJB e ainda não se encontrava legalizada a sua situação no país. António José de Brito garante “que sempre foram feitos os descontos do trabalhador e que este possui seguro.”

Prémios Dias de Imagens


Realizou-se no primeiro domingo deste mês, a entrega dos prémios da Maratona Fotográfica intitulado os Dias de Imagens. Organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do fórum cultural designado “O Estado do Mundo” Em parceria com o ACIDI( Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural), através do Programas Escolhas que entretanto seleccionou as associações e mostrou uma grande disponibilidade e a Embaixada Lumográfica, entidade que cedeu as máquinas lomos. Através desta iniciativa pretendeu-se encontrar uma relação de proximidade com as várias comunidades imigrantes.

Assumindo-se como uma maratona fotográfica, o concurso quer revelar as relações que as crianças, públicos alvos dos projectos, têem com os espaços onde passam a maior parte do seu tempo. Lugares como a escola , os bairros, as escapadelas que conseguem dar para ir passear serviram de cenário para as magníficas fotografias exppostas no jardim.

Convidado pelo coordenador do Escolhas António Pinto Ribeiro, Miguel Honrado, foi o responsável pela organização da exposição nos jardins da Fundação. Iniciou o trabalho com a actuação de nove grupos musicais de onde saiu como trabalho final o lançamento de um CD Novos bairros Novos Sons. Miguel Honrado, considera que esta maratona é “a parte mais visível de um projecto, é inclusivé mais original” pois demonstra o envolvimento da Comunidade imigrante. Permite ainda que pessoas que frequentam o jardim possam conhecer este lado e modo de vida e alguns costumes dos imigrantes que residem nos arredores da sua zona de residência. O projecto À Bolina também participou com as histórias e aventuras do Miguel, um rapaz de 12 anos que ficamos a conhecer através dos relatos das suas colegas da escola, Alina e a Ana Francisca suas vizinhas.

Acerca dos trabalhos apresentados pelos projectos, Honrado, confessa ter ficado bastante surpreendido, gostou da criatividade e sobretudo da maturidade revelada pelas crianças. Sendo um tema aberto, isto permitiu segundo o responsável da exposição um maior empenho e profundidade aos problemas do quotidiano dessas crianças, além de ser uma forma de aproximar as realidades das pessoas que costumam passear nos jardins da Gulbenkian.”È uma tentativa de aproximação destas realidades que provavelmente muitos desconhecem.”Reafirma Miguel Honrado, com enorme satisfação pelos resultados obtidos com o trabalho dos vencedores e dos outros participantes.

Os resultados foram aplaudidos pelos visitantes e participantes que estiveram presentes naquele fim de tarde. Os outros concorrentes receberam todos um certificado de participação.

1º lugar: Percursos Alternativos-Benedita- Trio Fantástico
2º lugar:@ventura-São Brás de Alportel-Nesaga
3º lugar:A Priori-Sines-Os Vasquinhos e
Anós kita Manda-Bairro 6 de Maio
Mensão Honrosa: Arte na Rua -Pintar o futuro




Texto: Surraia Correia

05 julho 2007

Novas ETAR’s são inauguradas sexta-feira

Esta sexta-feira (06/07) vão ser inauguradas infras-estruturas de Saneamento dos Concelhos de Faro, Olhão, Tavira e São Brás de Alportel.

A cerimónia irá ter lugar na ETAR de Almargem em Cabanas de Tavira cerca das 15h00 e conta com a presença do Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia.

A obra é da responsabilidade da Águas do Algarve e visa a melhoria significativa na rede de saneamento básico na região do Algarve.