Sbras.Blog - O Jornalismo do Cidadão contra a Ditadura do pensamento único............................Publicação esporádica e ocasional que procura levar aos leitores informação sobre assuntos sociais, culturais, religiosos, políticos, desportivos, escolares, de saúde, de segurança, do património, do ambiente e outros, sobre o concelho de S. Brás de Alportel..................................Independente do poder politico e económico, aqui lê-se nos acontecimentos os sinais do tempo e presta-se atenção aos recantos mais ignorados.................................. Aqui ouve-se os anseios, aspirações ou queixas da população para a divulgação de informações e noticias de carácter não especializado........................................ Pseudo-jornalismo de Intervenção, de Proximidade e de Conveniência na defensa do interesse comum e o prestigio e desenvolvimento do concelho........................................Talvez por isso este seja único blog que a Câmara Municipal de S. Brás de Alportel não permite o acesso!...............................................

30 setembro 2007

29 setembro 2007

ASAE fecha discoteca em S. Brás

Operação de fiscalização à diversão nocturna

O Grupo Territorial da GNR de Faro desenvolveu na madrugada de 29/09 uma acção de fiscalização a estabelecimentos de diversão nocturna e ao trânsito rodoviário em todo o Sotavento.

Na operação participaram inspectores da Delegação Regional do Algarve da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e elementos da Alfândega de Faro.

Foram detidas quatro pessoas e levantados 22 autos de contra-ordenação.

A acção envolveu um total de 39 agentes da autoridade e decorreu entre as 23h00 de sexta-feira e as 05h00 de ontem. Foram fiscalizados 22 estabelecimentos de diversão nocturna em todos os concelhos do Sotavento menos Alcoutim. Nesta inspecção foram levantados 12 autos de contra-ordenação, por falta de afixação de horário ou do aviso do livro de reclamações, por segurança privada ilegal e um por consumo de estupefacientes no exterior.

Em simultâneo decorreu uma operação de fiscalização rodoviária em vários locais. Foram fiscalizados 117 veículos e levantados dez autos de contra-ordenação por infracções ao Código da Estrada, desde uso de telemóvel ou falta de cinto de segurança. Três condutores foram detidos por excesso de álcool.

Foram ainda identificados 45 cidadãos estrangeiros. Um foi notificado para comparecer no SEF e dois para abandono voluntário do País em 20 dias. Um foi detido por permanência irregular em Portugal.

Discoteca Fechada em São Brás
Up Club funcionava sem licenças.

No âmbito da operação foi ontem suspensa a actividade da discoteca Up Club, conhecido espaço de diversão em S. Brás de Alportel, “por falta de licenciamento”, confirmou ao Correio da Manhã fonte da ASAE. A discoteca funcionava no primeiro andar de um restaurante e café, este sim com todas as licenças de funcionamento em ordem.

O operador tem agora de obter as devidas licenças para voltar a poder abrir a discoteca no primeiro andar, apresentando antes os documentos à ASAE.

27 setembro 2007

Cursos de formação na Associação Vicentina

A Vicentina - Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste está a promover cursos de formação profissional.

Está disponível formação para Concepção, Organização e Gestão de Percursos de Interpretação Ambiental; Curso Básico em Observação e Identificação de Aves; e Patés e Outras Entradas.

Os formandos têm direito a subsídio de alimentação e seguro de acidentes pessoais e o horário de formação é das 19h00 às 23h00.

Os cursos dirigem-se a residentes e/ou trabalhadores nas áreas de baixa densidade e a activos (empregados, desempregados e jovens à procura de primeiro emprego, tendo como habilitações literárias a escolaridade obrigatória e/ou ensino secundário).

Nas zonas de baixa densidade estão incluídas as freguesias da Serra e Barrocal dos Concelhos de Albufeira (Paderne), Faro (Estoi e Santa Bárbara de Nexe), Lagos (Barão de S.João, Bensafrim), Loulé (Alte, Ameixial, Benafim, Boliqueime, Querença, Salir, S.Clemente, S.Sebastião, Tôr), Silves (Alcantarilha, Algoz, São Bartolomeu de Messines, São Marcos da Serra, Silves, Tunes), Tavira (Cachopo, Stª Catarina da Fonte do Bispo, Santo Estevão) e as freguesias dos Concelhos de Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Monchique, S.Brás de Alportel, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

As inscrições podem ser realizadas na Associação Vicentina (Rua Direita nº 13 8600-069 Bensafrim, telef. 282 680 120, fax. 282 680 129, site http://www.antemare.org/ ou http://www.vicentina.org/), até dia 3 de Outubro.

26 setembro 2007

Bombeiros Voluntários S. Brás de Alportel

Assinalaram 80º Aniversário

Os Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel assinalaram no passado dia 2 de Setembro, o 80º Aniversário, tendo as cerimónias se iniciado com a romagem ao cemitério em homenagem aos Bombeiros Dirigentes e Associados falecidos em cujo talhão dos Voluntários foram dispostos ramos de flores bem como em algumas campas de bombeiros localizadas noutros locais do cemitério.

Por: Joaquim Manuel Dias - in "Notícias de S. Braz"


Frente ao Quartel Sede da instituição, foram preferidas algumas palavras nomeadamente pela Presidente da Direcção Dr.ª Nídia Amaro, pelo Presidente da Autarquia Eng.º António Eusébio e pela Governadora Civil do Distrito Dr.ª Isilda Gomes.

Na ocasião foi salientado o esforço da corporação em prol da segurança e prevenção nomeadamente nesta época de fogos, a abnegação dos soldados da paz e dos seus familiares, do sacrifício de todos, dirigentes, comando e bombeiros para conseguir levar a bom termo as obras iniciadas e ainda não acabadas bem como a satisfação pela aquisição da viatura que ora iria ser benzida e que vem colmatar uma necessidade sentida com o acidente ocorrido em tempos com o auto-tanque.

O Presidente da autarquia salientaria o esforço que a mesma tem feito para ajudar os bombeiros mas acrescentaria “nunca é demais ajudar os soldados da paz, já que ajudando os bombeiros está-se a ajudar os sambrasenses”.

Seguiu-se a bênção da nova viatura pelo Pároco José da Cunha Duarte , e visita ás instalações pelas entidades convidadas.

Mais tarde teve lugar um jantar de confraternização que juntou entidades, dirigentes, comando, bombeiros, familiares e convidados durante o qual teve lugar a entrega de ofertas por parte de outras colectividades presente, Autarquias, junta e Câmara Municipal. Na ocasião também o Comandante João Meira da Silva teceu algumas considerações em relação à promessa anteriormente feita aos bombeiros de que iria reduzir o tempo de prestação de serviço de voluntariado que salientou está demasiado longo incompatível com a prestação de um serviço digno com qualidade sendo demasiado esforço que é exigido aos soldados da paz.

A animação esteve a cargo de um grupo de Samba, cortou-se o bolo de aniversário e cantou-se os parabéns, tendo a boa disposição continuado com a alegria próprias destas ocasiões num convívio salutar entre entidades, direcção, comando, bombeiros, familiares e convidados.

… A festa custou à Autarquia/Bombeiros cerca de 1000 euros…

25 setembro 2007

Feira das Velharias

Com menos participação

Três meses passados a “nova” Feira das Antiguidades e das Velharias, agora nas “mãos” da autarquia, está a perder participantes.

Os participantes queixam-se das regras impostas pela Câmara Municipal, que os deixa sem vontade de voltar a São Brás de Alportel. Também a diminuição do número de visitantes observada nas duas ultimas feiras deixam antever a desistência de muitos participantes.

A feira realiza-se no terceiro domingo de cada mês, entre as 08h30 e as 14h00, na zona envolvente à Escola EB 2 3 Poeta Bernardo de Passos.

Os interessados em participar nesta Feira, devem adquirir o cartão de Feirante da Feira das Antiguidades e das Velharias, na Secção de Taxas e Licenças da Câmara Municipal. A atribuição deste cartão, pela Câmara Municipal, corresponde à atribuição de um lugar de venda, devidamente assinalado no local.

24 setembro 2007

Estrada Tavira-S.Brás

Erros graves de informação
e “repetições anedóticas”

Segurança das pessoas posta em causa, com desprezo pelas autarquias e património público destruído.

Macário Correia, presidente da Câmara Municipal de Tavira, afirma em comunicado, que o Estado, através da Direcção de Estradas de Faro, promove à revelia das Câmaras Municipais, “uma operação de desperdício de dinheiro público, destruindo sinalização informativa correctamente colocada e substituindo-a por painéis de proporções gigantescas e inadequadas, com erros graves de informação e com repetições anedóticas”.

“É espantoso e inacreditável”, começa assim a denúncia aos órgãos de informação, de uma constatação que Macário Correia diz já ter alertado a Direcção de Estradas de Faro, “mas perante a ausência do Director desconhecemos o que pensam fazer”. E descreve que chegaram “ao ponto de ter quatro placas iguais numa distância de 30 metros, anunciando localidades quase inexistentes”.

Noutros casos “colocam duas placas de final de localidade iguais, a 50 metros uma da outra”. Outras placas “foram colocadas dentro de árvores ou com chapas na faixa de rodagem, pondo em risco a segurança da circulação”. Macário Correia classifica a situação de irresponsável, uma vez que põe “em causa a segurança das pessoas, desprezando as autarquias, e destruindo um património público”.

Por isso remata o autarca tavirense e presidente da AMAL: “exigimos a imediata reparação e punição dos autores de tanta asneira”.

23 setembro 2007

Gabinete do Munícipe


Novo Serviço de Atendimento ainda não serve de ajuda...



A Câmara Municipal de S. Brás de Alportel criou recentemente o Gabinete do Munícipe, a funcionar de segunda a sexta feira no horário normal de atendimento.

Este novo serviço visa um melhor atendimento geral, encaminhar os Munícipes para os diversos serviços de atendimento, prestar informações e servir de apoio em caso de dúvida, bem como, apresentarem sugestões.

Segundo afirma a Autarquia "este novo serviço visa a execução de um plano de comunicação da autarquia".

O Gabinete funciona no edifício da Câmara Municipal junto à entrada principal do lado esquerdo, mas ainda há muito por fazer. As informações aos utentes continuam confusas e despropositadas. Formação sobre a actividade da Câmara Municipal e possíveis encaminhamentos carecem de formação.

Segundo nos conta um munícipe: "A boa vontade das pessoas que estão neste atendimento não é suficiente, pois ainda não há um encaminhamento efectivo das utentes. Continuamos a ser encaminhados de secção em secção sem conseguir obter respostas aos nossas solicitações".

22 setembro 2007

Veados à solta no Algarve

Não são comuns na região, mas já se encontram nestas paragens desde a década de 80. A Serra de Silves é a grande casa destes animais que já se estenderam às zonas de Monchique e Messines.

Introduzidos na Herdade da Parra – usado como um refúgio –, em Silves, para dar uma dinâmica diferente à serra, o ‘cervus elaphus linnaeus’ (nome científico para veado), encontra-se no Algarve desde 1980, onde apesar de não ser o seu o habitat natural, já se sentem em casa.

Hoje em dia é uma raridade ter esta população cá em baixo”, começa por afirmar Carina Marques ao Observatório do Algarve, bióloga da associação Viva Serra, adiantando que costumam viver em territórios com mais matagal e temperaturas mais baixas, mas “acostumaram-se a esta zona”, afiança.

Os incêndios vieram encurtar os seus espaços, dizimando o matagal que eles necessitam para se refugiar e alimentar, mas em contrapartida, foi a razão para os animais se expandirem pelas serras algarvias, já que foram forçados a procurar zonas com uma florestação mais densa.

No Algarve, o maior foco populacional é em Silves, mas os veados já podem ser vistos nas serras de Monchique, Messines e São Brás de Alportel.

Apesar de não ser vista com muita regularidade pelos que passeiam nas serras, a espécie não está em vias de extinção. No entanto, não estão livres de perigo: “Graças à nova legislação, que proibe que sejam caçados, já existem cerca de 160 veados no Algarve, mas ainda continua a haver algum furtivismo”, alerta Carina Marques.

20 setembro 2007

Futebol Regional


Já é conhecido
o sorteio da 1ª Divisão Distrital

Farense-Armacenense, Lusitano VRSA-Salir e Castromarinense-Esperança de Lagos, são jogos de destaque na 1ª jornada do campeonato distrital da 1ª Divisão cujo arranque está marcado para o dia 6 de Outubro. Outro jogo interessante será o derby concelhio Padernense-Guia que marca o regresso da equipa de Paderne à 1ª Distrital.

O sorteio do campeonato distrital da 1ª Divisão teve lugar esta segunda-feira em Faro e numa sala bem composta. Antes das bolas serem tiradas dos potes, houve um período de diálogo na perspectiva de alguns ajustes de calendário, acabando por prevalecer a calendarização elaborada pela AFA. Contudo, a jornada de final de ano (11ª), marcada para o dia 29 de Dezembro, pode vir a ser disputada em duas parcelas. Isto é, as equipas poderão vir a jogar noutra data (talvez aproveitando a paragem de 15 de Dezembro) desde que acordem nesse sentido, permitindo um melhor desafogo entre as festividades de Natal e Passagem de Ano.

Quanto ao resultado do sorteio, os três principais e assumidos candidatos ao primeiro lugar – Lusitano VRSA, Esperança de Lagos e Farense – não se defrontarão na jornada de abertura. O primeiro confronto deste trio está marcado para 17 de Novembro, na 6ª jornada. Será o Farense-Lusitano VRSA. Segue-se a 29 de Dezembro (11ª jornada) o Esperança de Lagos-Farense e a 19 de Janeiro (14ª jornada) o Lusitano VRSA-Esperança de Lagos.

1ª Divisão Distrital
1ª Jornada – 6 de Outubro

Faro e Benfica-Culatrense

Castromarinense-Esperança de Lagos

Aljezurense-Machados

Lusitano VRSA-Salir

Padernense-Guia

Sambrazense-Alvorense

Farense-Armacenense

Serrano-Salgados

18 setembro 2007

Rali de Loulé



Um problema inesperado no motor do Ford Escort Cosworth, a cerca de quatro quilómetros do fim, permitiu a Pedro Peres estender a passadeira vermelha a Luís Mota rumo à vitória no Rali de Loulé, sétima prova pontuável para o Campeonato Open de Ralis by Beta.

Numa prova marcada pela hecatombe de abandonos, Luís Mota e Ricardo Domingos, ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo IV, assinaram o triunfo no Rali de Loulé e “incendiaram” a luta no Campeonato Open de Ralis by Beta. O piloto do Cartaxo acabou por receber de mão beijada a vitória na prova organizada pelo Automóvel Clube do Algarve, na sequência do abandono de Pedro Peres e Tiago Ferreira, quando a cerca de quatro quilómetros da derradeira “especial” o motor do Ford Escorth Cosworth entregou a “alma ao criador”.

A formação da Peres Competições dominou a seu bel prazer as cinco primeiras especiais da prova, na sucessão de um andamento vivo e bastante homogéneo, não dando a mínima hipótese de resposta aos seus mais directos opositores que nunca tiveram a subtileza necessária no sentido de inverter os propósitos de Pedro Peres e Tiago Ferreira.

De forma paulatina, o líder do Campeonato Open de Ralis by Beta foi economizando segundos preciosos e, com a chegada da última especial, dispunha de uns confortáveis 34,7 segundos de vantagem sobre Luís Mota e Ricardo Domingos. No entanto, a quatro quilómetros da bandeira de xadrez, Pedro Peres e Tiago Ferreira ficaram irremediavelmente afastados do triunfo com a cedência do motor do carro da marca do oval, escancarando as portas a Luís Mota e Ricardo Domingos para assumir a liderança e consequente vitória.

«Esta vitória representa muita coisa para nós. Começámos a fase de terra onde estamos mais à vontade. Naturalmente que o Pedro (Peres) teve azar, mas também não deixa de ser verdade que nunca deixámos de o pressionar. Se terminar todas as provas até final tenho que deitar fora um resultado mas para já estou bem mais perto do líder e isso é muito bom», referiu no final Luís Mota, acrescentando que «assim o campeonato está mais engraçado e, quiçá, mais divertido».

O abandono do líder do Campeonato Open Ralis by Beta permitiu à dupla João Ruivo e Alberto Silva aproximar-se de Pedro Peres na discussão pelo título. Aos comandos de um Fiat Stilo Multiject, João Ruivo efectuou um prova irrepreensível que culminou na segunda posição da geral, a primeira entre os carros de duas rodas motrizes.

A dupla do Fiat Stilo Multijet mostrou que é sem dúvida uma das mais rápidas do pelotão e mesmo em pisos onde a tracção dianteira não é a melhor aliada deixou evidente que há que contar com eles para a discussão dos primeiros lugares nas próximas provas.

«O nosso objectivo passava por assegurar o primeiro lugar na categoria e, por outro lado, continuar na senda dos bons resultados no campeonato. Conseguimos ultrapassar todos os obstáculos, posição que nos permitiu alcançar os propósitos, independentemente da competitividade demonstrada pelos restantes concorrentes. Este resultado oferece boas indicações para as restantes provas que ainda faltam disputar. Esta é a nossa quarta vitória nas duas rodas motrizes o que nos deixa bastante satisfeitos e, em seis ralis já disputados, conseguimos quatro pódios. Para Murça vamos continuar com a mesma postura, ou seja, assegurar a vitória nas duas rodas motrizes e lutar pelos três primeiros lugares», referiu João Ruivo.


Sambrasense Pedro Duarte no 3.º lugar

Implacável esteve, igualmente, Pedro Duarte. O piloto de S. Brás de Alportel, navegado por João Bento, conduziu de forma primorosa o Peugeot 205 GTI ao degrau mais baixo do pódio, demonstrando que o carro da marca francesa do “leão” é um aliado de peso para voos auspiciosos.

Tratou-se de uma prestação quase imaculada de Pedro Duarte que, em condições normais, consegue esgrimir forças com pilotos apetrechados com máquinas mais potentes e competitivas. Em Loulé, o piloto de S. Brás de Alportel voltou a deixar a sua marca de “guerreiro”, num “combate” que não deixou ninguém indiferente.

«Este rali representa muito para mim e para toda a equipa. Nunca tive sorte em Loulé e, este resultado – segundo em termos regionais – permite-me ascender à liderança. Naturalmente que é difícil manter o estatuto de líder, face ao poderio de outras formações mais apetrechadas, mas obviamente que não vou baixar os braços e lutar sempre pelo melhor resultado», sustentou Pedro Duarte que, no final, não disfarçou a alegria estampada no rosto.

Pedro Duarte líder no Regional Sul

A vitória de Luís Mota no Regional Sul colocou um ponto final no domínio até aqui exercido por José Merceano que, em Loulé, abandonou com problemas eléctricos no Mitsubishi Lancer Evo IV. Naturalmente que o triunfo de Luís Mota não merece a mínima contestação, mas o segundo lugar conquistado por Pedro Duarte ganha contornos electrizantes, uma vez que o piloto de S. Brás de Alportel foi, sem margem para dúvida, o grande vencedor do conjunto de provas organizadas pelo Clube Automóvel do Algarve, ao assumir a liderança em termos gerais.

Um cenário que mexeu nas contas do Campeonato Regional de Ralis do Sul a duas provas do fim. O piloto do Peugeot 205 GTI, que no concelho louletano logrou o triunfo nas das rodas motrizes, usufrui seis pontos de vantagem para José Merceano, segundo classificado, e oito pontos sobre João Monteiro que, ao volante de um Seat Ibiza GTI, terminou o Rali de Loulé na sexta posição (oitavo da geral), enquanto que Luís Mota, que absorveu todos os pontos em disputa, ascendeu ao quarto posto, com 37 pontos.

O terceiro lugar de Bruno Andrade (quarto da geral) também teve contornos assinaláveis em Loulé, subindo ao quinto posto da tabela classificativa, com 33 pontos, mais três que Viana Martins (sétimo na prova louletana) e mais seis que Paulo Nascimento (quarto em Loulé).

Refira-se que o Rali de Loulé foi fértil em abandonos, com particular destaque para José Merceano, que assim deixou a liderança do Campeonato Regional de Ralis do Sul, e José Neves, com problemas eléctricos no Ford Escort Cosworth no final da segunda especial.

-----------------------------

Classificação

Cl. Equipa/Concorrente Carro Tempo

1º Luís Mota/Ricardo Domingos Mitsubishi Lancer Evo IV 51m46,2s

2º João Ruivo/Alberto Silva Fiat Stilo Multijet a 35,6s

Pedro Duarte/João Bento Peugeot 205 GTI a 2m08,9s

4º Bruno Andrade/Ricardo Barreto Subaru Legacy Turbo 4WD a 3m49,1s

5º Isaac Portela/Saul Campanário Peugeot 206 GTI a 3m50,4s

6º Paulo Nascimento/Osvaldo Maio Ford Escort Cosworth a 3m50,6s

7º António Lampreia/Pedro Macedo Ford Escort Cosworth a 4m23,5s

8º João Monteiro/José Teixeira Seat Ibiza GTI a 4m53,7s

9º Viana Martins/Paulo Costa Opel Kadett GSI a 5m44.1s

10º Vasco Tintim/Pedro Silva Peugeot 205 GTI a 7m53,8s

11º José Correia/Nuno Lorena (BMW 325 IX), a 7m55,3s; 12º Rui Coimbra/José Dieguez (VW Golf GTI), a 8m16,8s; 13º Marco Gonçalves/Pedro Arroja (Peugeot 205 GTI), a 8m26,5s; 14º Jorge Baptista/Rui Santos (Toyota Celica 4WD), a 10m32,4s; 15º Gil Antunes/Rui Alves (Opel Astra), a 11m25,2s; 16º Renato Pita/Marco Macedo (Nissan Micra Super S), a 11m32,1s; 17º Nuno Mateus/Miguel Paião (Fiat Punto HGT), a 13m49,4s; 18º João Pedro Marcelino/Rui Pinto (Toyota Yaris), a 17m10,0s.

Open by Beta:

1º Pedro Peres, 111; 2º Luís Mota, 110; 3º João Ruivo, 86; 4º Rui Azevedo, 85; 5º Pedro Raimundo, 71; 6º Aníbal Pereira, 57; 7º Jorge Areia, 55; 8º António Segurado, 39.

Regional Sul:

Pedro Duarte, 46; 2º José Merceano, 40; 3º João Monteiro, 38; 4º Luís Mota, 37; 5º Bruno Andrade, 33; 6º Viana Martins, 30; 7º Paulo Nascimento, 27; 8º António Lampreia, 26.

17 setembro 2007

Docentes alvo de homenagem

Vinte e cinco professores reformados vão receber homenagem promovida pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel.



A cerimónia decorre dia 20, às 19h30, na Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim-de-Infância, novo estabelecimento de ensino desta localidade da beira serra algarvia.

O objectivo desta homenagem “é agradecer publicamente aos docentes, naturais ou residentes na terra, que leccionaram no concelho, reformados após o 25 de Abril de 1974 e que deram um grande contributo para a educação de gerações de jovens sambrasenses”, explicou ao Correio da Manhã, Judite Neves, vereadora com o pelouro da Educação da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

O executivo camarário também aproveitará a cerimónia para fazer a apresentação de vários projectos na área da Educação. Mais uma acção de propaganda, auto-promoção e preparação eleitoral. A não perder!...

16 setembro 2007

Correia Martins na reforma

José do Carmo Correia Martins, Presidente da Assembleia Municipal de São Brás de Alportel, aposentou-se.


Correia Martins, era Administrador Hospitalar e exercia funções no Hospital Distrital de Faro. Distinto membro do PS Algarve há muitos anos, que lhe valeram varias nomeações para cargos políticos de administração, o ultimo dos quais Presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve, passou à situação de aposentado no final do mês de Agosto do corrente ano.




Nesta nova etapa de sua vida, Correia Martins continuará ligado à política concelhia, mantendo às funções de Presidente da Assembleia Municipal, com maior disponibilidade para a eventual recandidatura às próximas eleições autárquicas para mais 4 anos de mandato


15 setembro 2007

Autarquia premeia alunos


São Brás premiou melhores alunos do concelho com uma viagem aos Açores




A autarquia de São Brás de Alportel levou seis jovens munícipes aos Açores, para os recompensar pelo seu desempenho escolar.

De 3 a 6 de Setembro, os vencedores do concurso «Prémio Melhores Alunos 2007» estiveram na Ilha de São Miguel.


Este prémio é concedido anualmente pela autarquia são-brasense aos melhores alunos de diferentes níveis de ensino de escolas do concelho.

«Proporcionar aos jovens uma experiência de convívio e de aprendizagem, marcante no seu percurso estudantil, é o objectivo deste prémio, que pretende valorizar o empenho e a dedicação ao estudo, valores que importa promover, para um futuro melhor», resume o presidente da Câmara de São Brás de Alportel António Eusébio.

Os premiados deste ano foram as alunas do 2º ciclo do ensino básico Ana Filipa Eusébio e Catarina Gago, os estudantes do 3º ciclo Simone do Carmo e Inês Nunes e os alunos do ensino secundário Ana Filipa Gonçalves e Vasco Guerreiro.

«Prémio Melhores Alunos 2007»
Envolto em polémica

Vários pais e familiares acusam a autarquia de discriminação na atribuição do prémio aos melhores alunos do concelho. Em causa estará o critério usado para escolher os alunos que foram premiados com a viagem. O Exemplo vem dos alunos do 2.º ciclo básico onde dos três jovens vencedores do concurso, apenas dois tiveram direito ao prémio.

A polémica resume-se ao facto de a Autarquia ter decidido apenas premiar dois alunos, sendo um deles a filha do presidente da Câmara Municipal em detrimento de outro aluno em igualdade de circunstâncias.

A injustiça desta decisão tem levado muitos pais a criticarem, quer a legitimidade dos “Quadros de Excelência” nas escolas locais, quer a decisão da autarquia em atribuir apenas duas viagens quando os vencedores do concurso foram três alunos.

14 setembro 2007

Bernardo de Passos

50.º Aniversário do seu Monumento

São Brás de Alportel evoca memória de Bernardo de Passos

A Sessão Comemorativa do 50.º Aniversário do Monumento a Bernardo de Passos, situado no Largo São Sebastião, em São Brás de Alportel, vai realizar-se no próximo sábado, às 10:00 horas.

A autarquia pretende prestar “homenagem a todos quantos ao longo dos últimos 77 anos, após a morte do poeta, têm contribuído para perpetuar a sua memória”.

Aquele que é considerado pela edilidade “o expoente maior da poesia são-brasense” faleceu a 2 de Junho de 1930, deixando “uma vasta obra literária e um percurso de vida singular, que ficariam para sempre guardados na memória das gentes da sua terra, que desde então o quiseram perpetuar”.

Na manhã de 15 de Setembro de 1957, o Largo de São Sebastião acolhia a homenagem ao poeta, com a criação de um monumento a Bernardo de Passos, projecto e direcção de obra do arquitecto Manuel Gomes da Costa e busto em bronze, criação do escultor Raul Xavier.

Também há que não esquecer, Maria Odete Leonardo da Fonseca que em 1954, colaborou na divulgação da figura de Bernardo de Passos, com o objectivo de angariar fundos para apoiar um movimento que pretendia erguer um busto a este poeta em São Brás de Alportel. O monumento foi inaugurado a 15 de Setembro de 1957.

Machados festeja “cumprir de um sonho”

Festa da Despoluição

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel conjuntamente com o Grupo Cultural e Desportivo de Machados, vai realizar no próximo dia 15 de Setembro uma festa de confraternização para festejar “o fim de um problema ambiental”.

O estabelecimento da ligação de São Brás de Alportel ao Sistema Multimunicipal de Saneamento do Algarve decorreu, no passado dia 2 de Julho, após a conclusão da obra de construção dos emissários que transportam os esgotos do concelho até à nova estação de tratamento de águas residuais, construída a nascente de Faro é agora motivo de “Celebração”, numa forte aposta da autarquia na promoção da sua imagem junto da comunidade dos Machados.

A festa realiza-se às 11:00 horas, com ponto de encontro junto à sede do Grupo Desportivo e Cultural de Machados (EN 2, 3km a sul de São Brás de Alportel), seguindo-se uma visita à ribeira e um almoço convívio patrocinado pela autarquia e que conta com os já habituais discursos pré-eleitorais. A não perder!...

S. Brás abrangido por benefícios fiscais

Governo garante incentivos ao investimento

O Governo anunciou no passado domingo, em Castelo Branco, a redução do IRC para as empresas que invistam no interior do País

O Governo anunciou no domingo, em Castelo Branco, a redução do IRC para as empresas que invistam no interior do País

O Governo garante que vários concelhos do Algarve vão beneficiar em 2008, como as regiões do interior do País, do aumento dos benefícios fiscais para as empresas que se instalem nessas áreas de menor riqueza, conforme anunciou o primeiro-ministro no domingo passado, em Castelo Branco.

Depois de vários autarcas algarvios terem considerado ser “uma injustiça”, o Ministério das Finanças garantiu ontem que todas as áreas abrangidas pela Portaria 2086, de 13 de Dezembro de 2001, serão contempladas com essa medida no próximo ano.

O diploma, que serviu de referência para a definição das zonas abrangidas pela redução da taxa de IRC em 2008, inclui os concelhos de Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Monchique, São Brás de Alportel, todos no interior do Algarve, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António. A par destes municípios, irão beneficiar também daquela medida fiscal 23 freguesias, dispersas por concelhos como Faro, Tavira, Albufeira, Lagos, Silves e Loulé.

Para definir as áreas do interior abrangidas pelos benefícios fiscais, nos termos do Estatuto dos Benefícios Fiscais, a Portaria 2086 considera um critério baseado na densidade populacional, no nível de produção e de rendimento e no nível de poder de compra. E, assim sendo, as regiões que beneficiam já este ano de incentivos fiscais para a instalação de empresas irão também usufruir desses apoios no próximo ano.

Por isso, segundo José Sócrates, em 2008, os benefícios fiscais para as empresas irão aumentar de cinco para dez por cento, para as firmas já instaladas nas regiões beneficiárias, e de dez para 15 por cento para as novas unidades que aí se instalarem.

MACÁRIO CRITICA MANUAL PINHO

A dúvida sobre a integração do Algarve nos incentivos ao investimento nas regiões do interior foi levantada na segunda-feira por Francisco Amaral, presidente da Câmara de Alcoutim, na reunião da Associação de Municípios do Algarve (AMAL). Face à surpresa dos colegas, Macário Correia, presidente da Junta Metropolitana do Algarve (JPA), tentou ontem esclarecer a situação junto de Manuel Pinho. “Para já, temos uma dúvida e queremos esclarecer a situação, mas é lamentável que o gabinete do ministro da Economia não nos atenda o telefone”. José Apolinário, autarca de Faro, defendeu a inclusão do Algarve nos incentivos.

LITORAL COM EXCEPÇÕES

A faixa litoral, onde está concentrada a esmagadora maioria da riqueza do País, não é praticamente contemplada pelos incentivos fiscais ao investimento aplicados às regiões do interior. Mesmo assim existem algumas excepções, com destaque para os concelhos de Ferreira do Zêzere e Sardoal, no médio Tejo, e da Chamusca, no Ribatejo, uma das regiões de maior rendimento do País. Além destes concelhos, surgem ainda Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines, no Alentejo Litoral, e Caminha e Viana do Castelo, no Minho.

SAIBA MAIS

- 164 concelhos é o número total de municípios abrangidos pela concessão de benefícios fiscais às empresas instaladas na sua área territorial, segundo a Portaria 2086, de 13 de Dezembro de 2001. Portugal tem 308 municípios.

- 19 são os concelhos do Douro abrangidos pelos benefícios fiscais ao investimento no interior. É a região do País mais abrangida.

IMPACTO FINANCEIRO

O Ministério das Finanças ainda não apurou o impacto financeiro do aumento dos benefícios fiscais para as empresas instaladas no interior do País.

INTERIOR

O Estatuto dos Benefícios Fiscais consagra no art. 39-b medidas as de incentivo ao investimento no Interior.


in:Correio da Manhã

13 setembro 2007

Museu promove terapias anti-stress


Dançar, cantar e tocar tambor

Tocar tambor, cantar e dançar são as melhores terapias contra o stress. Esta é a visão de Tom e Lyndal Bale, que vão promover sessões semanais de ensino e aperfeiçoamento destas artes no Museu do Trajo, em São Brás de Alportel, a partir de Outubro.

O casal vai trabalhar em conjunto com a associação Amigos do Museu de São Brás, que dinamiza diversas actividades ligadas ao Museu do Trajo.

A partir de dia 15 de Outubro, Tom Bale vai promover, todas as semanas, encontros dedicados à percussão. Estas sessões serão sempre seguidas pelas aulas de canto de Lyndal Bale.

Em conjunto, o casal Bale vai ainda liderar um grupo de dança, onde ensinarão danças tradicionais de vários pontos do mundo.

Estas aulas estão inseridas no movimento de expansão mundial conhecido por «Circle Dancing» e começam no dia 19 de Outubro. As sessões terão lugar todas as sextas-feiras, entre as 15 e as 17 horas.

Mais informações sobre estas actividades podem ser obtidas através dos números 966 329 073 e 289 840 100, bem como dos sites www.amigos-museu-sbras.org e www.tamcandan.no.sapo.pt.

12 setembro 2007

Feira das Velharias

Está de regresso

A Feira de Antiguidades e Velharias realizar-se no terceiro Domingo de cada mês, entre as 08,30h e as 14,00h na zona envolvente á Escola EB 2 3 Poeta Bernardo de Passos.

Numismática, Filatelia, Postais, discos, cassetes, calendários e livros, antigos ou usados, mobiliário antigo ou usado, artesanato, vestuário e calçado usados, outros objectos são os produtos que podemos encontrar na feira.

Pelcor exporta para a China

Pelcor prevê facturar 800 mil euros este ano
Começa a exportar para a China

A Pelcor, empresa que fabrica artigos de moda, decoração e acessórios em pele de cortiça, está em expansão.A marca vai abrir mais uma loja, no Campo Pequeno, em Lisboa, num investimento que ronda os 75 mil euros, e está já a exportar para a China.

Com Show-room em S. Brás de Alportel e representada em cerca de 80 lojas de Norte a Sul do País, a Pelcor facturou 500 mil euros em 2006 e, para este ano, aponta para os 800 mil euros.

Representada em Feiras e Seminários no exterior, expõe actualmente a linha «Rosa dos Ventos», de malas e carteiras dedicadas aos Descobrimentos, na Encompassing the Globe: Portugal and the World in the 16th and 17th Centuries, em Washington, mostra patente até 16 de Setembro.

Entre nós fica a proposta das malas, carteiras, chapéus, chapéus-de-chuva, luvas e outros acessórios de moda, gamas diversificadas de produtos para decoração, viagens, casa e escritório, além de linhas de brindes. Tudo para conferir em 2 novos catálogos, para o País e estrangeiro, agora lançados com as Colecções Outono/Inverno 2007/2008.

GNR S. Brás tem novo Comandante


Gilberto Rodrigues deixa GNR local

Luis Manuel Vitorino Guerreiro, 36 anos, 1º Sargento, é o novo Comandante do Posto da Guarda Nacional Republica de S. Brás de Alportel.

Luís Guerreiro, natural de Faro, já tinha estado na condição de soldado de 1995 a 1997 no posto de S. Brás de Alportel, em 1997. Depois ingressou como soldado para a Brigada de Trânsito onde subiu a Cabo e depois a Sargento. Dez anos depois, já como 1º Sargento, Luís Guerreiro vem comandar o posto de S. Brás de Alportel.

Luís Guerreiro vem substituir o Sargento Ajudante Gilberto Rodrigues, que deixa o Comando do Posto Local e é colocado no Destacamento de Faro da GNR, onde segundo o próprio “vai assumir uma posição de destaque junto do Comandante do Destacamento de Faro da GNR”.

09 setembro 2007

Feira de Setembro

teve animação

No primeiro domingo do mês (2 de Setembro) nas ruas circundantes ao Mercado Municipal de São Brás de Alportel vendedores de todo o Algarve, que trouxeram à Vila os produtos serranos, como o mel, os figos secos e as amêndoas, a par da saborosa doçaria e o artesanato tradicional.


Num palco montado no meio da feira, em actuação estevireram o Rancho Típico Sambrasense, o Grupo de Capoeira Agbara, e o artista “Gil Rosa”, acompanhado pelas suas bailarinas.

Amigos do Museu de S. Brás


Música Acústica

Um grande amador de músicafolk, David Littlewood, acaba de concretizar o seu projecto de passar a oferecer música totalmente diferente aos Amigos do Museu de S. Brás de Alportel. David planeou um encontro mensal de música acústica, tendo a primeira sessão sido agendada para dia 15 de Setembro, a partir das 20.00 horas. Em vez de convidar executantes profissionais David quis que esta primeira noite fosse ocasião para a actuação de um grupo de amadores de talento que irão tocar, cantar e recitar poesias e histórias.

07 setembro 2007

Educação Ambiental Percorre o Algarve


10 e 11 de Setembro em S. Brás de Alportel

A ALGAR –Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos S A , inaugurou no passado dia 19 de Julho, na Universidade do Algarve – Campus da Penha, o Veículo de Educação Ambiental , que está a percorrer o Algarve. A exposição pôde ser visitado das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00 em vários concelhos do Algarve e estará em S. Brás de Alportel a 10 e 11 de Setembro. Esta iniciativa da ALGAR utiliza um semi-reboque transformado e adaptado para sensibilizar a população, divulgando as boas práticas ambientais.

A viatura alia o ensino ao entretenimento e encontra-se equipada com jogos multimédia e filmes de animação sobre os principais aspectos da recolha , triagem e valorização do RSU (Resíduos Sólidos Urbanos). Realização de oficinas e jogos com ecopontos são algumas das actividades lúdicas programadas para o exterior do veículo. Duas técnicas ambientais farão o acompanhamento necessário e responderão a todas as dúvidas colocadas pelos visitantes.

Segundo Hélio Barros presidente do Concelho de Administração da ALGAR “as pessoas estão muito mais sensíveis para a separação dos resíduos e reciclagem “ o que é confirmado pelas estatísticas mais recentes da empresa.

“ O projecto vai dar importância ambiental reforçando a exposição o tema da reciclagem” adiantou.

06 setembro 2007

Socos e insultos no polidesportivo

Vigilante assistido no hospital

O vigilante do polidesportivo municipal de São Brás de Alportel foi agredido, anteontem, às 18h30, tendo sido conduzido, numa ambulância, ao Centro de Saúde local e, posteriormente, ao Hospital de Faro.

Júlio Viegas afirma ter sido agredido com um pau que lhe causou ferimentos num braço e nas costas.

A mulher do presumível agressor, que não se quis identificar, garantiu ao CM, que o vigilante, primeiramente, agrediu o filho, pelo que “o marido deu-lhe dois estalos, bem merecidos”.

O vigilante, Júlio Viegas, de 63 anos, funcionário da Câmara há 32 anos, sofreu ferimentos num braço e na barriga, causados pela agressão com um pau, mas não necessitou de internamento hospitalar.

“Os rapazes estavam a jogar futebol e a bola foi para o telhado dos balneários do polidesportivo”, conta Júlio Viegas, ao CM, que garante “ter mandado o miúdo descer por estar em local perigoso e proibido”.

Júlio Viegas diz que o rapaz não lhe obedeceu, gozando inclusivamente com a situação, pelo que “quando desceu do telhado, agarrei--o e sacudi-o pelos ombros”, diz o vigilante, que garante “não ter agredido o menor”.

O jovem, a chorar, foi a casa queixar-se à mãe, que diz ter sido depois injuriada pelo vigilante, que “parecia estar alcoolizado”.

Pouco depois chegava o pai da criança, “ que sem nada dizer agrediu-me com um pau e com a mão em cutelo, causando-me vários hematomas”, diz Júlio Viegas, que acusa-o ainda ter agredido um jovem que o tentou socorrer.

Câmara vai investigar o caso

Vítor Guerreiro, vereador com o pelouro do desporto da Câmara de São Brás de Alportel, garantiu ao CM, “ir ouvir o funcionário camarário e os pais do menor para poder apurar o que, efectivamente, se passou”. O autarca lembra que o polidesportivo municipal, é frequentado, diariamente, por centenas de jovens, “pelo que é imperioso saber se o funcionário actuou dentro das normas vigentes”. Vítor Guerreiro não quis adiantar conclusões, antes do inquérito que vai mandar instaurar, mas considera “inconcebível”, que tenha havido qualquer agressão ao menor. A GNR de São Brás de Alportel não tinha ainda ontem recebido qualquer queixa de ambos os envolvidos no incidente.

Teixeira Marques, in Correio da Manhã

05 setembro 2007

Festa do Avante

A JCP Algarve vai disponibilizar três autocarros a partir da região para levar cerca de 150 jovens à Festa do Avante, que acontece dias 7, 8 e 9 de Setembro, na Quinta da Atalaia – Seixal.

Os autocarros arrancam dia 6 com partida prevista às 23:00 horas, e passam por Portimão, Albufeira, Loulé, Almancil, S.Brás de Alportel, Vila Real de Santo António, Tavira, Olhão e Faro.

A JCP está ainda a organizar outra iniciativa no âmbito do Avante, e que é a Jornada de Trabalho na construção da Cidade da Juventude no local da festa. Esta jornada tem lugar dias 25 e 26 de Agosto. Os interessados em participar em qualquer uma ou nas duas iniciativas devem inscrever-se pelo tlm: 960127192 ou pelo mail: algarve.jcp@gmail.com

01 setembro 2007

Cursos de formação

A Vicentina - Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste Está a promover cursos de formação profissional.

Está disponível formação em Monitores de Educação Ambiental; Turismo de Natureza;

Concepção, Organização e Gestão de Percursos de Interpretação Ambiental; Curso Básico em Observação e Identificação de Aves; Associativismo para Dirigentes Associativos; Patés e Outras Entradas.

Os formandos têm direito a subsídio de alimentação e seguro de acidentes pessoais e o horário de formação é das 19h00 às 23h00.

Os cursos dirigem-se a residentes e/ou trabalhadores nas áreas de baixa densidade e a activos (empregados, desempregados e jovens à procura de primeiro emprego, tendo como habilitações literárias a escolaridade obrigatória e/ou ensino secundário).

Nas zonas de baixa densidade estão incluídas as freguesias da Serra e Barrocal dos Concelhos de Albufeira (Paderne), Faro (Estoi e Santa Bárbara de Nexe), Lagos (Barão de S.João, Bensafrim), Loulé (Alte, Ameixial, Benafim, Boliqueime, Querença, Salir, S.Clemente, S.Sebastião, Tôr), Silves (Alcantarilha, Algoz, São Bartolomeu de Messines, São Marcos da Serra, Silves, Tunes), Tavira (Cachopo, Stª Catarina da Fonte do Bispo, Santo Estevão) e as freguesias dos Concelhos de Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Monchique, S.Brás de Alportel, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

As inscrições podem ser realizadas na Associação Vicentina (Rua Direita nº 13 8600-069 Bensafrim, telef. 282 680 120, fax. 282 680 129, site www.antemare.org ou www.vicentina.org), até dia 3 de Setembro.

Creative Commons License

Estado do Tempo, Gralheira, SB Alportel

E-mail

Firefox 2

Firefox 2

Solidariedade

O nosso Clone?
  • Alma-Algarvia
  • (na versão Câmara Municipal)

  • GDC Machados
  • UDR Sambrasense
  • Grátis

    Grátis

    Depósito do Calvin

    Snoopy

    Tiras do Zero

    Locations of visitors to this page

    Firefox 2

    Get Firefox!

    Alternative Browser Alliance

    StopIE.com - Stop Internet Explorer

    Powered by Blogger

    Local Blogs - Blog Top Sites

    ecoestadistica.com