Sbras.Blog - O Jornalismo do Cidadão contra a Ditadura do pensamento único............................Publicação esporádica e ocasional que procura levar aos leitores informação sobre assuntos sociais, culturais, religiosos, políticos, desportivos, escolares, de saúde, de segurança, do património, do ambiente e outros, sobre o concelho de S. Brás de Alportel..................................Independente do poder politico e económico, aqui lê-se nos acontecimentos os sinais do tempo e presta-se atenção aos recantos mais ignorados.................................. Aqui ouve-se os anseios, aspirações ou queixas da população para a divulgação de informações e noticias de carácter não especializado........................................ Pseudo-jornalismo de Intervenção, de Proximidade e de Conveniência na defensa do interesse comum e o prestigio e desenvolvimento do concelho........................................Talvez por isso este seja único blog que a Câmara Municipal de S. Brás de Alportel não permite o acesso!...............................................

31 março 2008


São Brás em obras

Reabilitação da entrada sul

Os trabalhos, que arrancam hoje, incidem nas Ruas João Rosa Beatriz e Luiz Bívar, na renovação e ampliação dos passeios existentes, bem como a construção de novos passeios e a instalação de mobiliário urbano.

A melhoria da iluminação pública, a ampliação dos espaços de estacionamento, com a criação de 30 novos lugares e o melhor ordenamento do trânsito são os principais objectivos deste projecto. O trânsito passará a fazer-se num só sentido (norte) desde o cruzamento da Rua João Rosa Beatriz, com a Rua João Louro, até ao Largo de São Sebastião.

A obra agora adjudicada tem um custo global de 208.028,29 euros, com um prazo de execução de 4 meses.

29 março 2008

Relógios adiantam 1 hora

na madrugada do próximo Domingo

Os ponteiros dos relógios serão adiantados uma hora na madrugada do próximo domingo em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, passando a vigorar a hora legal de Verão.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, quando for 1:00 de Domingo (30 de Março), os relógios serão adiantados 60 minutos, passando para as 2:00 horas da manhã. Na Região Autónoma dos Açores a mudança será feita à 00:00 de Domingo, adiantando o relógio uma hora, passando para a 01:00 da manhã.

27 março 2008

Abre o «Espaço Internet»


A Câmara Municipal de São Brás de Alportel, no Dia Mundial da Juventude, 28 de Março, pelas 18:00 horas, inaugura o «Espaço Internet».

Este novo ponto público de acesso à Internet anunciado desde os finais do ano de 2006, esteve com inauguração agendada para Abril de 2007. Com um ano de atraso finalmente abre portas.

O Espaço Internet funciona num espaço da autarquia, localizado na Avenida da Liberdade, numa zona nobre e central da Vila de São Brás de Alportel, e conta com 14 computadores com acesso à Internet e possibilidade de impressão de documentos. De referir que como as acessibilidades constituíram uma prioridade deste projecto, todas as barreiras arquitectónicas do espaço foram eliminadas e um dos pontos de acesso à Internet está equipado para permitir a utilização a pessoas com necessidades especiais.

A concepção do espaço foi pensada de forma a possibilitar a realização de acções de formação de curta duração para aquisição de competências básicas em Tecnologias de Informação e Comunicação.

25 março 2008

O Museu do Trajo de S. Brás de Alportel…

Teresa Ferrer Passos *


Tem sido lesivo da dignidade portuguesa, e mais directamente algarvia, uma senhora de nacionalidade inglesa, Linn Booker, e seu marido Peter Booker, com outros elementos de uma pequena comunidade estrangeira inglesa, holandesa e alemã, escolherem, por sua única iniciativa, programas musicais, teatrais, danças e outras diversificadas actividades do Museu do Trajo de S. Brás de Alportel. Se a sua intervenção fosse apenas de carácter consultivo, perante a Direcção portuguesa do Museu, ainda seria tolerável.

No entanto, a senhora Linn Booker chegou a escrever longos comunicados por via internética sobre as suas muitas iniciativas no Museu e, sobretudo o saber que ofereceu gratuitamente, ao longo de alguns anos, a este Museu. Ora, tudo o que pôs em execução foi aceite, como se os portugueses nada tivessem a dizer, como se a ignorância campeasse na sociedade da região do Algarve. Como se não houvesse formação universitária que pudesse fornecer quadros directivos do Museu aqui bem perto, na universidade do Algarve. Tudo o que decidiu teve aprovação com carácter de indiscutibilidade! Com que legitimidade exerceu as ditas funções? Com a legitimidade de ser estrangeira? Com a legitimidade de ser, especialmente, de nacionalidade inglesa? Se fosse da Ucrânia, da Eslovénia ou da Rússia, ter-lhe-iam sido dados os mesmos poderes de efectiva direcção do Museu?

Tal senhora não recebeu qualquer cargo oficialmente reconhecido como legítimo, de acordo com a legislação portuguesa, designadamente no que se refere à gestão das actividades de um museu português. Qualquer pessoa (mesmo não português) pode ajudar a fazer novos programas, novas actividades, apresentar sugestões, mas com que direito chefia um museu português? Ou os órgãos culturais das vilas do Algarve já foram comprados pelos cidadãos ingleses, que sempre que podem criticam Portugal?

Agora, parece que só falta virem os militares de um país que dá pelo nome de Reino Unido, para concluir a “conquista”? Se até a Polícia Judiciária de Investigação Criminal de Portimão não tem competentes investigadores para tratarem do caso de um presumível rapto de uma criança de três anos, como se escreveu na imprensa de nacionalidade inglesa (caso Madeleine McCann)!

A senhora Linn Booker tomou praticamente conta de um Museu português, conforme ela própria escreveu em comunicado internético, ufanando-se das suas tão importantes medidas, da sua tão importante acção naquela instituição em S. Brás de Alportel. Esta senhora inglesa chegou ao ponto de se rodear de outros cidadãos estrangeiros como Cliff Newton, Penny Newton, Inge Varrow, etc., para realizar ao seu gosto, a “grande obra”. Provavelmente, convenceu-se que em Portugal não havia pessoas com competência para o fazer. Para ela, Portugal era um país muito atrasado! Este Museu era um exemplo magnífico desse atraso civilizacional. Como faltava, no Museu do Trajo, a diversidade de actividades à boa maneira do Reino Unido! Era preciso ensinar os portugueses a fazerem deste Museu um Centro de actividades culturais para os estrangeiros residentes nas redondezas, onde adquiriram belas quintas por baixo preço.

O facto de tudo isto ter sido permitido pelo senhor Emanuel Sancho, denominando-se Director do Museu, mas na verdade sendo antes um virtual Director do Museu, revelou uma grande falta de capacidade para defrontar essa situação. Não é o Director, de todo e qualquer museu do mundo, que delibera, decide, toma iniciativas com o apoio de pessoas especializadas nas áreas que não domina? Esta direcção do Museu deixou que a senhora Booker não respeitasse a nossa nacionalidade e muito menos a da região em que se insere. O que fez, afinal, a senhora Booker? Transformou o Museu do Trajo num Centro de Diversões e Encontros Culturais (por exemplo, projecção de cinema hindu com legendas em inglês) para os estrangeiros radicados na área da autarquia de S. Brás de Alportel. Vejam-se os programas colocados online mensalmente, o número de espectáculos, as aulas com actividades só ao gosto dos estrangeiros colaboradores, etc.… Tudo isto está a tornar o Algarve menos Algarve e, por isso, menos português. Para Linn Booker, neste Museu, basta aos portugueses verem o Trajo Regional Algarvio.

Mas todas estas liberdades (arbitrariedades) dos estrangeiros em Portugal serão só em S. Brás de Alportel, uma vila a caminho do interior algarvio?!....

Teresa Ferrer Passos *
* Escritora

22:54 terça-feira, 25 março 2008 in Região Sul

23 março 2008

Ressuscitou como disse!...


19 março 2008

Concelhia PS/SBA do mantêm liderança

As Comissões Políticas Concelhias do PS/Algarve foram a votos.

Os dias 14 e 15 de Março foram reservados para eleger as Concelhias do PS/Algarve na região Algarvia.

Em Albufeira foi eleito presidente David Martins, com a moção “Preparar o Futuro”. Em Aljezur, a presidência ficou a cargo de José Manuel Amarelinho, sob o lema “Novo Desafio”.

Miguel Sengo da Costa foi eleito pelo capital Algarvia, com a moção “Faro Vale a Pena”.

Em Lagoa, Hugo Silva aposta em “Ganhar 2009”, à frente daquela concelhia, e, em Lagos, Paulo Morgado defende “Um Partido Aberto e Unido”.

Hugo Nunes, eleito por Loulé, segue o lema “Preparar a Mudança” e António Miguel Pina, eleito por Olhão, apresentou a moção “Inovar, Perservando a Identidade”.

Em Portimão, Manuel da Luz pretende “Manter o Rumo” e, em São Brás de Alportel, António Eusébio quer “Consolidar o Futuro”.

Em Silves, Lisete Romão venceu a presidência da concelhia com a moção “Para Um PS Unido e Ganhador” e Jorge Botelho, em Tavira, assume o cargo com “Novo Rumo – Tavira 2009”.

Adelino Soares é o eleito por Vila do Bispo, com a moção “Responsabilidades Para Vencer” e, por fim, em Vila Real de Santo António, Jovita Ladeira é a nova presidente da concelhia, com a moção “Unir para Vencer”.

De fora destas eleições ficaram as concelhias de Alcoutim, Castro Marim e Monchique, que irão a votos numa data futuramente agendada pelo Secretariado da Federação do PS Algarve.

* in "Observatório do Algarve"

18 março 2008

Procissão da Aleluia em Promoção Turística

Páscoa em S. Brás com a Soltrópico

O operador turístico Soltrópico lançou cinco promoções para a Páscoa no Algarve. A primeira promoção, e a que nos interessa, tem com destino ao Tivoli Marinotel em Albufeira, de 20 a 23 de Março por 425 euros inclui:

Três noites de alojamento com pequenos-almoços buffet; serviço VIP no quarto; ponche de Boas Vindas; programa de animação para adultos e crianças; tarde de Páscoa em família no Sábado, jantar de gala no sábado; visita à Procissão de Páscoa em S. Brás de Alportel; almoço buffet de Páscoa; Shows Nocturnos e torneio de ténis da Páscoa.

17 março 2008

Lusitano Marca passo em S. Brás

Persistência do Sambrasense acabou premiada
Justiça chega no fim no Jogo

O Lusitano ficou mais longe do título e vive a pior fase do campeonato – apenas uma vitória nas últimas seis jornadas –, deixando o caminho aberto para o Farense. Em S. Brás de Alportel os raianos estiveram em vantagem por duas vezes mas a turma da casa, persistente, acabou por ter no empate final um prémio merecido.

O equilíbrio constituiu a nota dominante do primeiro tempo: o Lusitano abriu o marcador num bom movimento de Tiago Simão (cruzamento) e Justo (remate), mas o Sambrasense respondeu (Fabinho evitou o empate sobre a linha) e, durante uns bons 20 minutos, sucederam-se as ocasiões, para os dois lados. O ritmo acabaria por cair, com os locais a assumirem o comando das operações, embora sem arte no último terço do terreno, e os forasteiros a explorarem o contra-ataque.

No segundo tempo o domínio territorial acentuou-se e Teixeira evitou sobre a linha um remate de Cissé, antes deste mesmo jogador ganhar nas alturas ao guarda-redes João Azul, na sequência de um livre, e empatar.

O Lusitano tentou responder e, num momento de felicidade, conseguiu voltar à vantagem: uma falha clamorosa de Grosso foi bem aproveitada por Tiago Simão. Jogava-se o último minuto da partida e tudo parecia decidido.

Puro engano: o Sambrasense teve um último assomo de determinação e carregou sobre a área contrária. João Azul defendeu para a frente e Paulo Ribeiro marcou. A bola foi a meio-campo e o jogo acabou...

Num duelo intenso, a arbitragem esteve em plano razoável.

Armando Alves in Correio da Manhã
Foto: Nuno Eugénio

16 março 2008

EN125 vai estar requalificada em 2010



O primeiro-ministro José Sócrates anunciou hoje (16/03) que a requalificação da Estrada Nacional 125 deverá estar concluída em 2010, no âmbito de um projecto que prevê uma intervenção global e inclui, pela primeira vez, preocupações paisagísticas.

"É a primeira vez que se assume a requalificação de uma estrada não como estratégia de tapar buracos ou intervenções pontuais e desgarradas", sublinhou José Sócrates na sessão de lançamento do concurso para a concessão "Algarve Litoral", que vai requalificar toda aquela estrada.

Tendo como pano de fundo a EN125, entre Portimão e Lagos, o governante anunciou que a obra deverá ser adjudicada até ao final de 2008, prevendo-se que nos dois anos seguintes se proceda à construção e execução.

Salientando o facto de se fazer uma "intervenção articulada" ao mesmo tempo no Barlavento e Sotavento, José Sócrates disse que uma das principais motivações da obra é a de salvar vidas.

Por outro lado, frisou, como principal região turística do país, o Algarve não pode ter "padrões rodoviários no limiar inferior ao que exigem hoje os padrões turísticos da região".

Outra das novidades na concessão "Algarve litoral" é o facto de a obra incluir intervenções urbanísticas, havendo uma preocupação paisagística, que incluiu a retirada de anúncios publicitários da via.

O primeiro-ministro concluiu a sua intervenção anunciando que deverá regressar ao Algarve em Abril, para lançar o concurso de construção do novo Hospital Central da região.


13 março 2008

Feira do Livro


Feira do Livro, de 12 a 14 de Março,

na Escola Secundária José Belchior Viegas.

Aparece e... entrega-te aos livros!!!

Eleições socialistas no Algarve

três concelhias sem consenso
Duas listas só em Lagoa

As estruturas concelhias do PS no Algarve vão a votos este fim-de-semana. Oito presidentes serão reconduzidos no cargo, quatro dão lugar a nova cara, um vai ter de disputar a presidência, e três vão esperar pelo menos mais uma semana por não haver listas candidatas.

As concelhias de Monchique, Alcoutim e Castro Marim não encontraram consenso para formar lista e não vão a votos. As listas podem ser apresentadas até 48 horas antes das eleições, ou seja, até quinta-feira às 20:00 horas. Mas fonte do PS disse ao Jornal Região Sul que estas três eleições deverão ter lugar uma semana mais tarde.

A concelhia de Lagoa é a única a ser disputada. Uma das listas é encabeçada pelo actual presidente, Hugo Silva, e a lista opositora por Carla Antunes, que se eventualmente vencer fará aumentar para três a presidências femininas socialistas. Isto porque em Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo não se recandidata deixando o lugar para a deputada à Assembleia da República, Jovita Ladeira. E em Silves Lisete Romão será reconduzida no cargo.

Em Albufeira é David Martins quem vai assumir a presidência, até agora da responsabilidade de Vítor Clemente que não se recandidata. Quem também deixa o lugar é o actual presidente socialista em Faro, Falcão Marques. Miguel Costa será o novo nome socialista na capital algarvia. E a quarta estrutura PS que também altera presidência em lista única é a de Vila do Bispo, onde José Marreiro Marques deixa o lugar para Adelino Soares.

Para além de Lisete Romão em Silves, António Pina em Olhão, António Eusébio em São Brás de Alportel, Jorge Botelho em Tavira, Hugo Nunes em Loulé, Paulo Morgado em Lagos, José Amarelinho em Aljezur e Manuel da Luz em Portimão são os actuais e futuros presidentes socialistas nas respectivas concelhias.

10 março 2008

Taça de Portugal de Downhill

Robin Wallner vence em São Brás de Alportel

O jovem piloto Robin Wallner, campeão sueco de apenas 19 anos, venceu a 1ª etapa da edição 2008 da Taça de Portugal de Downhill em São Brás de Alportel.

Numa pista recheada de saltos e releves, com a organização a merecer lugar de destaque e com muitos atetas internacionais, o atleta sueco foi mais forte que Cláudio Loureiro (2º), Renato Ventura (3º) e companhia. No 4º posto posicionou-se Hugo "Dudu" Martins e em 5º o actual campeão nacional Emanuel Pombo.

Em Júniores, José Borges impôs a sua superioridade, registando o lugar mais alto da categoria. Tim Hammar, outro sueco, ficou com o 2º posto e no 3º posicionou-se Pedro Rodrigues.

Em Cadetes, Frederico Pereira venceu, deixando Leonel Henrique em 2º e José Silva em 3º.

Nas Femininas, Áurea Agostinho registou o 2º lugar, obtendo uma excelente prestação face à francesa Sophie Borderes que venceu a categoria.

Em Master 30, José Sousa - antigo campeão nacional - levou a melhor sobre Luis Sousa (2º) e Adolfo Silva (3º) e, por último, em Master 40 o atleta da região João Estevão não só venceu como deixou José Salgueiro a 16s.

Festa das Tochas Floridas

Concurso de Jogos Florais

A Festa das Tochas Floridas é também sinónimo de flores, de renovação e do ressuscitador de novos sentimentos. Esta Festa reúne todos os anos muitos São-brasenses que voltam à sua Terra Natal para se reunirem em festa e continuarem esta tradição secular.

Este ano a Câmara Municipal organiza a festa mantendo a colaboração da Paróquia de S. Brás de Alportel e da Associação Cultural Sambrasense. Associação Cultural Sambrasense em conjunto com a Biblioteca Municipal lançam, mais uma vez, o desafio a todos os que gostam de escrever e têm sensibilidade para as letras, a participarem em mais um Concurso dos Jogos Florais 2008.

Para os interessados em conhecer o regulamento do Concurso e outras informações, são disponíbilizados os telefones 969 682 672/ 694 ou 289 840 360.

09 março 2008

Reciclar Cortiça

Em S. Brás de Alportel está em curso um projecto que visa “dar uma nova vida às rolhas de cortiça”, através da reciclagem.

O projecto resulta de uma parceria entre o Município de São Brás de Alportel e a Delegação do Algarve e Baixo Alentejo da Associação de Industriais e Exportadores de Cortiça, contando para o efeito com o apoio de fundos comunitários.

Entretanto, os objectivos são: "Sensibilizar a população para a importância da reciclagem e reutilização de materiais; Proteger o meio ambiente, mediante a reciclagem de um recurso natural; Desenvolver um processo que permita aproveitar as rolhas de cortiça após a sua extracção das garrafas ou garrafões; Obter produtos com diversas finalidades; Dar uma nova vida a um recurso precioso".

A autarquia são-brasense recorda em comunicado que a indústria corticeira é a mais representativa do concelho e à sua expansão no final do séc. XIX ficou a dever-se o crescimento económico que permitiu à então freguesia de São Brás de Alportel conquistar a sua autonomia do concelho de Faro, em 1 de Junho de 1914. Entretanto, ameaçada pelos fogos, pelo abandono progressivo da terra e pela doença do sobreiro, a autarquia são-brasense recorda que “a cortiça é uma matéria-prima preciosa, que merece ser respeitada e valorizada”, apelando aos munícipes para que colaborem na recolha das rolhas naturais e rolhas aglomeradas mistas que depois de seguirem o processo de transformação, regressarão sob a forma de pavimentos, quadros de afixação, marcadores, bases para copos, juntas de culatra, material de isolamento, etc.

Como ajudar a reciclar

Todos os restaurantes e estabelecimentos comerciais de um modo geral podem aderir a esta iniciativa, recolhendo as rolhas que encontrarem. Os serviços municipais efectuam a recolha de rolhas nos estabelecimentos. A Câmara Municipal de S. Brás recomenda que todos os munícipes ajudem a reciclar a cortiça, guardando as rolhas depois de utilizadas e colocando-as nos novos rolhões – recipientes de recolha de rolhas, colocados junto de alguns ecopontos, em São Brás de Alportel.

JMM / RS

08 março 2008

07 março 2008

Concerto a quatro mãos

no Museu do Trajo As gémeas Amrei e Deborah Selbach vão actuar no Museu do Trajo em São Brás de Alportel, no dia 7 de Março, às 20 horas.

O programa inclui peças de Mozart, Schubert, Brahms, Ligeti e Rachmaninoff. As jovens pianistas realizaram os seus estudos em Munster na Alemanha e em Londres, com o professor Peter Feuchtwanger.

Têm tocado a solo em orquestras e também a quatro mãos. Gravaram o seu primeiro CD em 2003 e actuaram pela primeira vez em Portugal, Lagoa, em 2007. As reservas podem ser realizadas através do endereço electrónico admin@amigos-museu-sbras.org ou do contacto telefónico 289 840 100.

06 março 2008

Taça Portugal DonwHill


A Emoção está de volta
ao Jardim da Pedra -
Cerro Botelho

Começa no próximo dia 9 de Março mais uma época da Prova Rainha do BTT. Assim sendo S.Brás de Alportel abre pelo 2º ano consecutivo as “hostilidades” da Taça de Portugal de Downhill.

Com algumas mudanças em termos de figurino (entenda-se Regulamentos) esta pista (também ela renovada), apresta-se para receber a comitiva do downhill nacional com o regresso dos consagrados e também com algumas caras novas.

Ao nível das equipas e dos atletas houve também algumas mudanças que se esperam para bem do Downhill. Este será o palco da estreia de novos equipamentos, novas bikes, e também de novas esperanças.

05 março 2008

"Luís dos Frangos”

o maior sucesso de restauração no concelho de S.Brás de Alportel

Luis Manuel Correia nasceu em Silves no ano de 1940, no seio de uma família de mais três irmãos, curiosamente todos eles hoje emigrantes. Naquela cidade frequentou a escola primária até à quarta classe, tendo longo ingressado na industria da cortiça tendo-se especializado como quadrador, para não ingressar na Marinha resolveu viajar até S. Brás de Alportel onde também existiam fábricas de cortiça, ficando a viver na casa do seu amigo João Manuel e a trabalhar como quadrador, profissão que exerceu em várias fábricas, tendo-se entretanto apaixonado pela hoje sua Rosa Maria, Luis Manuel Correia acaba ainda muito novo por casar e construir o seu lar mesmo antes de ir para o serviço militar rumando por pouco tempo até Alhos Vedros onde o seu pai já idoso era um pequeno fabricante de cortiça, mais tarde acabaria com a fabriqueta e transformaria a velha industria numa camarata para alugar quartos aos então muitos sambrasenses que rumavam até aquelas paragens para trabalhar na industria corticeira.

Regressado da tropa e com o serviço militar cumprido volta á quadração, mas esta não era grande fonte de rendimento e emigra para França, Stº Eteinne ali exerce a profissão de pedreiro e ali começa a fazer algumas horas e a aproveitar os fins de semana para ajudar num restaurante a assar carne fazendo ele próprio os molhos que eram apreciados por todos, mantendo-se assim por lá cerca de nove anos, mas as saudades e o apelo ao regresso foi mais forte e volta agora já para a construção civil, não deixando no entanto de ser solicitado para banquetes, festas e casamentos tornando-se um assador exímio sempre por causa dos molhos apreciados por todos. Sempre ambicionando progredir na vida, Luis compra uma camioneta e começa a fazer fretes, mas por casualidade e um pouco por brincadeira e vendo que tinha um certo jeito para assador faz o desafio ao amigo Luis Cristina e monta uma Churrasqueira que obteve logo de inicio grande sucesso, o amigo vende-lhe a parte e Luis fica sozinho com o negócio que aos pouco foi progredindo mercê do célebre molho que é hoje ex libriz da Churrasqueira Paraíso nascida há mais de trinta anos, e que como todos sabem é conhecida além fronteiras e procurada anualmente por nacionais e estrangeiros.

Entretanto Luis Manuel Correia pelo Carnaval começa a fazer umas brincadeiras com amigos de tal forma veio a ter sucesso que hoje se pode dizer que o Luís dos Frangos foi o pai do Carnaval Sambrasense e o seu principal animador durante largos anos.

Foi também Bombeiro Voluntário como muitos jovens da sua geração sendo pois em S. Brás de Alportel para onde um dia veio fazer quadros de cortiça que Luis Manuel Correia construiu a sua vida, que mercê dos seus frangos assados e do seu molho especial (que só ele sabe o segredo) é um dos casos de maior sucesso comercial na área da restauração do nosso concelho.

------------------------

O Luís e os Figos

Esta história contada por um amigo e confirmada pelo Luís passou-se quando o Luís era quadrador por cima o seu patrão tinha uma seira de figos, que guardava religiosamente fechada, e que deitavam um cheiro apetitoso e irresistível, naquele tempo o Luís ainda moço arranjou um estratagema que consistia em abrir no fundo da seira uma buraco por onde ia tirando figo a figo voltando a tapar o buraco de tal modo que quando o patrão foi abrir a seira ficou estupefacto de ela nunca ter sido aberta e não conter figo algum nem ser visível qualquer buraco, pudera já todos tinha sido comidos.

in Notícias de S. Braz, - dê sua opinião

04 março 2008

Bodas de Diamante


A Sociedade Recreativa 1º de Janeiro assinalou no passado dia 12 de Janeiro o seu 75º Aniversário num jantar que reuniu mais de duas centenas de convivas no Armazém da D. Catarina na Mesquita.

Atletas, familiares, treinadores e dirigentes bem como convidados abrilhantaram a festa dos 75 anos de uma das mais antigas colectividades do concelho que continua a formar jovens futebolistas numa tarefa deveras louvável.

Domingos Jacinto o Presidente da Direcção e dirigente à cerca de dez anos da colectividade foi o primeiro orador da noite e para além de saudar a presença de tantos Domingos Jacinto afirmaria que às vezes tem vontade de abandonar, mas, “com cada vez mais atletas e mais colaboradores novos sinto a obrigação de continuar e tentar fazer sempre melhor para os nossos atletas, já que estamos a trabalhar para esta terra e a formar os homens de amanhã já que somos muitas vezes nós os dirigentes os segundos pais”, disse.

João Leal em representação da Governadora Civil saudou a colectividade e enalteceu o trabalho dos seus dirigentes na formação de jovens futebolistas não esquecendo o apoio das mães dos jovens e mulheres dos dirigentes terminando com a entrega de uma placa evocativa do Governo Civil pelos 75 anos da colectividade.

O Padre Cunha Duarte foi o orador seguinte e mostrou-se surpreendido pela moldura humana do jantar comemorativo que reuniu tantos convivas.

Em representação do Grupo D C Machados falou o vice Presidente Manuel Faria cujo filho iniciou a sua carreira na 1º de Janeiro e se encontra hoje no escalão maior do futebol nacional na União de Leiria.

Pela Associação de Futebol do Algarve falou António Matos que manifestou a sua satisfação pela longevidade da colectividade enalteceu o trabalho meritório dos seus abnegados dirigentes.

David Gonçalves Presidente da Junta de Freguesia começou por reunir os empregados que serviam á mesa todos eles se iniciaram no futebol na 1º de Janeiro, o que quer dizer que para além de formar futebolistas a 1º de Janeiro forma homens sendo exemplo disso os empregados presentes, enalteceu o trabalho dos dirigentes e formadores de cuja equipa fez parte durante 12 anos ensinando e formando jovens.

João José Presidente da Casa do Benfica e que foi durante 14 anos Presidente da 1º de Janeiro saudou os actuais dirigentes e mostrou-se sempre disponível para ajudar a colectividade mesmo não sendo dirigente, já que uma ligação tão forte não se esquece.

Em último falou o Presidente da Autarquia Eng. António Eusébio que saudou os 75 anos da 1º de Janeiro recordou os primeiros anos da colectividade enalteceu os seus fundadores e realçou o trabalho dos actuais dirigentes, jovens atletas e familiares não deixando de manifestar o seu apoio sempre que necessário para que a colectividade prossiga os seus objectivos já que não é fácil manter os 7 escalões em actividade com resultados a todos os títulos louvável.

Foi pois num ambiente de festa que foram assinalados estes 75 anos da colectividade que nos últimos 25 vem apostando no futebol jovem colmatando uma lacuna existente no concelho que muitos invejam e que outros tentam minimizar, mas cujos dirigentes, atletas e familiares se orgulham.

Depois de cantados os parabéns e partido o bolo de aniversário em ambiente de festa e convívio encerrou este aniversário de uma das mais antigas colectividades do concelho.

in Notícias de S. Braz, - dê sua opinião

Vaga de assaltos violentos

Começou o julgamento de um grupo de romenos, acusados de 11 assaltos muito violentos a residências de estrangeiros nos arredores de Faro.

Têm entre os 21 e os 32 anos. Há cerca de um ano que aguardam julgamento em prisão preventiva nos estabelecimentos prisionais de Silves, Faro, Beja e Lisboa. São acusados de roubo agravado, sequestro, coação grave e burla informática.

Durante oito meses terão espalhado o terror entre a comunidade estrangeira residente nas zonas rurais de Faro, Olhão e São Brás de Alportel. Escolhiam para os assaltos, casas com moradores para lá dos 50 anos.

Ao todo, o grupo terá assaltado de forma muito violenta 11 casas, entre Maio de 2006 e Janeiro de 2007. As vítimas eram deixadas amarradas e quase sempre feridas

O núcleo de investigação criminal da GNR de Faro acabou por deter o grupo, no final de Janeiro do ano passado, quando os arguidos se encontravam num restaurante nos arredores de Faro.

Alguns dos objectos roubados foram encontrados na residência partilhada pelos suspeitos. O caso está a ser julgado com um tribunal de júri, além dos três juízes do colectivo, quatro jurados vão ajudar a ditar a sentença.

01 março 2008

"Maravilhas Naturais"



"Maravilhas Naturais" é o nome da nova exposição da autoria de Manuel Teodoro e Arnold Clayman que inaugura na Galeria do Museu do Trajo, em São Brás de Alportel, no próximo dia 8 de Março às18:30 horas.

Manuel Teodoro nasceu em 1927 em Mealhas, São Brás de Alportel. Começou a desenhar antes de iniciar a escola primária. Trabalhou como sapateiro até 1959, depois emigrou com a sua família para o Canadá. Fez várias formações em arte chegando a frequentar a Universidade de Artes Visuais em Ontário (Canadá).

Arnold Clayman é natural de Londres. Enquanto estudante ganhou vários prémios. Deixou a arte e dedicou-se a uma carreira profissional ligada à contabilidade e mais tarde como presidente de um grupo de hotéis. Quando descobriu o Algarve, em 1984, rendeu-se às paisagens da área de Silves e voltou a pintar. Desde então participou em várias exposições. Algumas das suas pinturas estão em colecções privadas em várias partes do mundo.

A exposição vai estar patente até dia 8 de Maio. A Galeria está aberta das 10:00 até às 13:00 e das 14:00 até às 17:00 horas de segunda a sexta-feira, e das 14:00 às 17:00 horas aos sábados, domingos e feriados

Creative Commons License

Estado do Tempo, Gralheira, SB Alportel

E-mail

Firefox 2

Firefox 2

Solidariedade

O nosso Clone?
  • Alma-Algarvia
  • (na versão Câmara Municipal)

  • GDC Machados
  • UDR Sambrasense
  • Grátis

    Grátis

    Depósito do Calvin

    Snoopy

    Tiras do Zero

    Locations of visitors to this page

    Firefox 2

    Get Firefox!

    Alternative Browser Alliance

    StopIE.com - Stop Internet Explorer

    Powered by Blogger

    Local Blogs - Blog Top Sites

    ecoestadistica.com