22 maio 2007

Caçadores recolheram 320 toneladas

de lixo dos campos Algarvios

Mais de 320 toneladas de material abandonado na floresta, na sua maioria ferro, metais e alumínios, foram recolhidas pelos caçadores algarvios ao longo da 3ª Jornada Nacional de Limpeza do Ambiente.

Centenas de caçadores desde Vila Real de Santo António a Aljezur, com o apoio de todas as Câmaras Municipais e algumas Juntas de Freguesias do Algarve, recolheram essas largas toneladas de detritos abandonados e atirados para a floresta.

Em comunicado, a Federação de Caçadores do Algarve, que promoveu a iniciativa, salienta que esse lixo, além dos efeitos nefastos na natureza, são também «materiais combustíveis explosivos, que podem ser determinantes para os incêndios da nossa floresta».

A abertura oficial das jornadas, que teve lugar em S. Brás de Alportel, na Zona de Caça Associativa de Vilarinhos, com a presença do Governador Civil, que acompanhando por Vítor Palmilha, presidente da Federação de Caçadores do Algarve e de outros directores da Federação, deram início aos trabalhos.

A campanha prosseguiu pouco depois, ainda no concelho de S. Brás de Alportel, na Zona de Caça Associativa dos Machados.



O encerramento culminou com um almoço-convívio na Fonte Férrea em S. Brás de Alportel oferecido pela Câmara Municipal, com todos os caçadores envolvidos na Jornada de Limpeza e ainda Bombeiros e GNR.




4 comentários:

Anónimo disse...

ESTREIA-DEBATE NO CENTRO CULTURAL ANTÓNIO ALEIXO

O FILME PORTUGUÊS
"WAITING FOR EUROPE" DE CHRISTINE REEH
VAI ESTREAR EM VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO
A 26 DE MAIO,
PELAS 21.30H
COM A PRESENÇA DA REALIZADORA


O filme português “Waiting for Europe”, realizado por Christine Reeh e produzido pela C.R.I.M Produções, vai ser estreado com um debate com a realizadora, em Vila Real de Santo António, no Centro Cultural António Aleixo, dia 26 de Maio, ás 21.30h, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

“Waiting for Europe” (À Espera da Europa”), ganhou o Best International Documentary no Festival "The New York International Independent Film and Video Festival" (apresentação de Los Angeles) e está seleccionado para a competição em Nova Iorque, em Julho, e, também para a competição do European Documentary Film Contest (Huesca).

O filme rodado em Lisboa, Alcalá de Henares, Sofia e Blavoegrado, acompanhou durante dois anos, Vânia, uma imigrante do leste europeu em Portugal e Espanha. Trata-se de um retrato intimista sobre a imigração feminina.

“Waiting for Europe”, rodado em três países, Portugal, Espanha e Bulgária, foi produzido com o apoio do Instituto de Cinema, Audiovisual e Multimedia (ICAM), da RTP, do Ministério da Cultura, dos Médicos do Mundo, da Universidade de Alcalá de Henares , da Universidade Fernando Pessoa, da Câmara Municipal de Blavoegrado, do Instituto de Cinema Búlgaro, da PROFILM (Bulgária) e da Associação Aibebalcan em Espanha.

O ACIME (Alto Comissariado para a imigração e Minorias Étnicas), o Banco BES (www.bes.pt /novos residentes), a Federação Portuguesa dos Cineclubes, Associação Bulgari, e as câmaras municipais, colaboram nas estreias-debate a realizar em Portugal.


As últimas estreias-debate do filme, com a presença da realizadora, Christine Reeh, foram realizadas, no Auditório da Faculdade de Ciências Socias e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Centro de Estudos de Migrações e Minorias Étnicas) a 3 de Maio, em Monção a 27 de Abril. A próxima estreia-debate está prevista para o Cine-teatro de Sesimbra, dia 16 de Junho, pelas 21.00h, em colaboração com a Câmara Municipal de Sesimbra.

O filme foi ainda estreado no Luxemburgo, a 8 de Maio, na Cinemateca de Luxemburgo, numa iniciativa conjunta da ASTI (Association de Soutien aux Travailleurs Immigrés) e da Cidade de Luxemburgo, com o apoio das duas centrais sindicais, da Associação de Amigos do 25 de Abril e ainda de associações de imigrantes portuguesas e búlgaras.


A revista "Cinema" da Federação Portuguesa dos Cineclubes, na sua edição Abril-Junho, nº37, publica um dossier sobre o "Waiting for Europe", que inclui uma entrevista a Christine Reeh, um artigo de André Martins, uma critica de Marta Mikolajczak, filmóloga polaca e um texto crítico de Paulo Duarte Teixeira, Presidente da Associação Jurídica do Porto e Magistrado Judicial. Na capa, Christine Reeh.



C.R.I.M Produções
Telf./Fax.218463284
Tm.918719003
crimproductions@netcabo.pt

Anónimo disse...

MAis uma almoçarada paga pela malta... Espetaculo!!!

Anónimo disse...

ué?? não sabia que agora o nosso presidente também é caçador. Então é esta a sua 4ª profissão????

Anónimo disse...

è caçador de febras lol