A piscina municipal de São Brás está encerrada, por causa de uma avaria. Câmara diz que deve reabrir hoje ou no domingo e mantém aberta a piscina para crianças e o bar. 
Quem se dirigiu ontem (sexta-feira) às piscinas municipais de São Brás de Alportel, bateu com o nariz na porta. As piscinas foram fechadas de manhã, por causa de uma avaria numa bomba de circulação da água. Com a bomba avariada, a água deixou de ser filtrada correctamente, e a qualidade degradou-se, obrigando a autarquia a intervir.
Contactado, Vítor Guerreiro, o vice-presidente da Câmara, afirmou que já na semana passada a bomba tinha dado sinais de avaria “mas depois voltou a funcionar normalmente”.
Ontem à tarde (sexta-feira), os técnicos de manutenção tentavam solucionar o problema. A autarquia diz que, se tudo correr bem, as piscinas poderão reabrir hoje sábado da parte da tarde.
“Neste momento, os técnicos estão a trabalhar no problema, e esperamos que resolvam o problema ainda hoje. Se assim for, amanhã de manhã damos um tratamento de choque na água, que ficará toda a manhã a filtrar, e poderemos reabrir da parte da tarde, mas ainda não é garantido”, afirmou Vítor Guerreiro.
O autarca acrescentou ainda que já foram realizadas análises bacteriológicas à água, mas que os resultados só deverão estar prontos dentro de uma semana, o que significa que, em princípio, a estrutura deverá ser reaberta antes de a autarquia obter esses resultados. “Nós temos as análises químicas, que nos dão para ver se a água está em condições ou se há algum problema”, referiu.
Entretanto, tanto o bar como a piscina pequena, destinada apenas às crianças, vão permanecer abertas.
Já há 2 anos, por altura da Feira da Serra, as piscinas tinham sido fechadas pelo Delegado de Saúde de São Brás de Alportel, devido à má qualidade das aguas, as necessárias reparações custaram perto de 150 mil euros.
As piscinas existem há quase duas décadas, estão abertas todos os dias entre as 9h30 e as 19h30 (excepto à 2ª feira, abrem às 14h00). O ingresso custa 1,02 euros para adultos, e 51 cêntimos para jovens entre os 8 e os 16 anos e funcionários municipais. Até aos 7 anos a entrada é livre.
.... “depois do tratamento de choque, filtra-se a água durante uma manhã e à tarde a agua está boa para reabrir a piscina”…. Este vereador diz com cada coisa!.. e cá com uma convicção, que torna as mentiras verdades!!!
Segundo as empresas especializadas na manutenção de piscinas, após um tratamento de choque, feito à base de ácidos clorídricos, como o que foi feito nas piscinas municipais, são necessárias entre 48 a 72 horas de filtragens para que a água recupere os parâmetros de qualidade adequados à sua utilização.
Por isso recomenda-se a todos que aguardem os resultados das análises laboratoriais, que se prevê cheguem na sexta-feira, e que certamente serão afixadas à entrada das piscinas municipais.
… ou em alternativa aguardem até que o sr. vereador vá a banhos na piscina, experimentando ele próprio a qualidade da água, se não lhe causar irritações nos olhos e erupções na pele ou alguma gastroenterite é porque as águas estão boas!!!!....
Bons banhos!...