06 outubro 2006

«Uma Cama para 7»

A comédia «Uma Cama Para 7» vai subir ao palco do Cine-Teatro de São Brás de Alportel, sábado e domingo, 7 e 8 de Outubro.


O espectáculo conta com a encenação de Luís Zagalho e com a participação especial do actor Tozé Martinho, num elenco de luxo que promete muitas gargalhadas.

«Uma Cama Para 7» conta uma história recheada de peripécias, encontros e desencontros. Carlos está apaixonado por Elsa e, com a ajuda do seu amigo Maurício, arranja um estratagema para se infiltrar na casa dela, com o objectivo de a conquistar.

Ao contrário do que se possa imaginar, Carlos é recebido de braços abertos pelo marido de Elsa, Gastão, que inesperadamente recebe a visita da sua amante, Clara.

Como se já não bastasse, Elsa recebe a visita da sua amiga Helena e o cenário fica completo com a chegada da tia Amélia.

No meio de toda esta confusão, sete pessoas vão encontrar o seu destino e a sua paixão, numa sequência de situações hilariantes, que promete levar ao riso o Cine-Teatro de São Brás.

04 outubro 2006

Socialistas em Festa

XXIV Festa dos Socialistas de São Brás de Alportel


A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de São Brás de Alportel realiza, amanhã, dia 5 de Outubro, a tradicional “Festa Socialista”, na qual se reúnem os militantes, os simpatizantes e os amigos da “família socialista” de São Brás de Alportel, desde há já 24 anos.



A comemoração inicia-se às 12:00 horas, no Cemitério Municipal, com uma romagem em homenagem ao fundador do concelho, João Rosa Beatriz, bem como a um conjunto de socialistas, nomeadamente Álvaro Botinas, fundador da concelhia do partido em São Brás de Alportel e José de Sousa Pires, que outrora assumiu o cargo de presidente da Comissão Política Concelhia e presidente da Câmara Municipal, entre outros nomes ligados ao partido.

Depois da romagem, tem lugar um almoço convívio, às 13:00 horas, no restaurante Rocha da Gralheira, seguindo-se uma animação musical a cargo do músico Vitor Alves, bem como a intervenção de dirigentes locais, regionais e nacionais.

As intervenções vão assentar em diversos assuntos, com destaque para “o balanço do primeiro ano do novo mandato de António Eusébio na Câmara Municipal de São Brás de Alportel, os novos desafios que se impõe ao desenvolvimento do concelho e a difícil conjuntura nacional, para as autarquias locais”

Fernando Medina, dirigente nacional do Partido Socialista, e actual secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional será uma das presenças marcantes deste evento.


Isto agora é festas todos os meses!... Vamos lá socialistas, não faltem!... não podem deixar que esta festa seja um fiasco igual à anterior!... he! he! he!

Autarcas algarvios não convencem Governo

Lei das Finanças Locais chegará ao Parlamento sem mudanças. Estado pede "solidariedade nacional"

"Uma mão cheia de coisa nenhuma." O melhor resumo encontrado por um autarca algarvio para definir a reunião com o secretário de Estado da Administração Local, Eduardo Cabrita, sobre a Lei das Finanças Locais (LFL). O Governo justifica a quebra de receitas com a "solidariedade nacional".

No final do encontro, que durou três horas, realizado sábado no Governo Civil de Faro, o desânimo de Macário Correia, líder da Grande Área Metropolitana do Algarve (AMAL), era evidente. O presidente da Câmara de Tavira falava já em "factos consumados".

"A esperança de que pode haver alterações é muito pequena", disse o autarca, adiantando que o governante negou quaisquer mudanças na lei até dia 11, data em que o Governo apresentará o projecto à Assembleia da República. "Esperamos que nessa fase, quer na generalidade quer na especialidade, a lei possa ser alterada."

"Todavia", acrescentou Macário, "parece que o grupo parlamentar com base maioritária no Parlamento está de acordo com o documento - ou seja, aparentemente, estamos perante factos consumados."

Segundo os autarcas, todas as autarquias algarvias vão perder com esta proposta - "umas mais, outras menos". Mas, no global, a região perde, até 2009, cerca de 20 milhões de euros de transferências directas do Orçamento de Estado.

"O Algarve perde. E perde bastante, como perdem outras zonas do interior do País: as zonas deprimidas, as zonas pobres, das serras, de um modo geral, são penalizadas por esta proposta. Ganham as zonas mais urbanas, mais populosas, mais metropolitanas, mas o vasto conjunto rural do País e o interior perdem com esta lei", refere o líder da AMAL.

O secretário de Estado da Administração Local, Eduardo Cabrita, apelou à "solidariedade nacional e coesão territorial" por parte dos municípios, num "esforço nacional de consolidação das finanças públicas", para o qual o Estado já contribui, com "a redução de despesas correntes na generalidade dos ministérios".

No caso específico do Algarve, o governante enumerou alguns aspectos. "Na contabilização do elemento população, são valoradas as dormidas registadas", disse, pedindo uma "efectiva contabilização dessas dormidas".

Eduardo Cabrita recordou que os municípios que têm mais de 50% do seu território qualificado como Rede Natura ou área protegida (Alcoutim, Aljezur, São Brás de Alportel e Monchique) "têm uma majoração na sua área e a garantia de estabilidade das suas receitas, até ao final da legislatura (2009)".

Receitas de IMI sobem 18% no Algarve

O secretário de Estado acentuou ainda que nos municípios em que se regista quebra de receitas há também uma "maior capitação de receitas fiscais de impostos próprios", provenientes do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

De acordo com o responsável, a média nacional de receitas de impostos locais é de 184 euros por habitante, "mas oscila entre os 31 euros de Cinfães e os 790 euros em Loulé".

"Essa é a realidade que temos de enfrentar: no Algarve, este ano, as receitas de IMI estão a crescer 18%. Aquilo que se exige a alguns municípios numa lógica de coesão territorial e solidariedade nacional é que suportem uma redução nas suas transferências de Orçamento de Estado equivalente àquela que acontece na generalidade dos ministérios e departamentos da Administração Central", rematou Eduardo Cabrita.


Em São Brás de Alportel foi aprovada recentente a taxa máxima prevista na lei para 0 IMI, com os votos favoráveis do PS e PSD, tendo a CDU votado contra. A edilidade justificou o aumento para a taxa máxima prevista na lei com a diminuição em cerca de 30% das receitas provenientes do estado para o concelho de São Brás de Alportel. Segundo numeros (não confirmados) a média de receitas de impostos locais para o concelho é de cerca de 395 euros por habitante ficando muito acima da média nacional (184 euros), mas a baixo dos 790 euros em impostos locais arrecadados pelo municio de Loulé.

Obikwelu vem a São Brás hoje

"operação de charme" para os jovens algarvios



Atleta português vai 'voar' entre cinco escolas e jardins-de-infância da região. Francis Obikwelu, medalha de prata dos 100 metros nos Jogos Olímpicos, vem a algumas escolas no concelho de Faro, São Brás de Alportel e Loulé, para participar em acções de promoção da modalidade.

Vai ser uma autêntica correria para o atleta, que durante a manhã e a tarde da próxima quarta-feira vai visitar cinco escolas e jardins-de-infância.

A partida é em Faro às 10h00 na Escola Secundária João de Deus, passado uma hora apresenta-se no Jardim Escola João de Deus, acabando a sua visita à capital algarvia às 11h30 onde estará presente na Escola Secundária Pinheiro e Rosa.

Às 12h15 dirige-se à Escola E.B 2 3 de São Brás de Alportel com a meta prevista às 15h00 na Escola E.B 2 de Quarteira.

03 outubro 2006

Sambrazense entrou com o pé direito

In: Algarve Desporto

Avelino Condinho satisfeito

A vitória em Alvor por 2-0 permitiu ao Sambrazense entrar com o pé direito na temporada 2006/2007 no campeonato distrital da 1ª Divisão, vitória que deixou o treinador Avelino Condinho bastante satisfeito. “Foi uma boa entrada da minha equipa perante um adversário forte, bem organizado, que dificultou ao máximo a nossa tarefa”.A experiência de Avelino Condinho no regional algarvio permite-lhe traçar uma orientação para o campeonato apostando numa campanha vitoriosa, apesar de não revelar se o primeiro lugar faz parte do compromisso. “A nossa ambição é jogar em qualquer campo com o pensamento sempre na vitória e sem rodeios, jogar com os olhos postos na baliza adversária. O comportamento da equipa no jogo de abertura deixou-me não só satisfeito como confiante numa campanha positiva”.

Hugo faz a diferença

Os reforços não foram muitos mas os que entraram vieram, na opinião do treinador, dar um cunho mais homogéneo, sobressaindo o experiente Hugo, ele que durante muitos anos jogou na 1ª Divisão nacional, nomeadamente ao serviço do Farense e da União de Leiria. “O Sambrazense não fez muitas aquisições, mas as que fez, quatro ou cinco, foram boas e os jogadores que reforçaram o conjunto já estão perfeitamente integrados. O Hugo é um jogador com uma humildade enorme e depois de vários anos na 1ª Divisão aceitou jogar no distrital. Todos reconhecem que é um jogador de classe e capaz de fazer a diferença”.

Em termos de classificação, Avelino Condinho refere que os cinco primeiros lugares estão ao alcance da sua equipa. “Estamos apostados em andar nos lugares cimeiros e fazer parte dos cinco da frente é o nosso objectivo. Porém, estamos num campeonato bastante exigente e vamos aguardar para ver o que o tempo nos reserva”.



Aventura regressou a São Brás de Alportel em pleno

No calendário da adrenalina, o dia 1 de Outubro foi assinalado, com a Maratona Extreme BTT São Brás de Alportel.

Pelo quinto ano consecutivo, o município de São Brás de Alportel acolheu uma das mais fantásticas provas de BTT do país, a Maratona Extreme, em 80km de pura aventura, em plena Serra do Caldeirão.

Um dia inesquecível para os admiradores da bicicleta de todo o terreno, onde não faltou a emoção, a beleza natural e o divertido convívio, entre aqueles que partilham o mesmo amor pela natureza e pela aventura ao ar livre.

Mais do que uma prova, a Maratona Extreme de São Brás de Alportel é um teste à resistência física e à determinação. O trajecto, em plena Serra do Caldeirão, esteve dividido em 3 diferentes distâncias, para se adequar às idades e às capacidades físicas de todos os atletas que nela participaram. Se no total, o percurso perfez 80km, os participantes puderam optar por duas distâncias menores: de 50 ou mesmo de 25 km. Porque participar, mais do que vencer, foi o objectivo da iniciativa.

A partida foi dada às 09:00, no Pavilhão Desportivo Municipal Dr. José de Sousa Pires e aos participantes foi reservado um dia pleno de emoções. No final da prova, foram entregues prémios aos finalistas que conseguiram superar o desafio de percorrer o circuito escolhido, o resto do dia foi dedicado ao convivo entre atletas que partilham o gosto pelo BTT.

A iniciativa coube uma vez mais ao Bike Clube São Brás, que pretendeu trazer a São Brás de Alportel, cerca de 400 adeptos, à semelhança das edições anteriores. Para além do desenvolvimento da modalidade, a associação procura, através deste evento, promover algumas das potencialidades do município, nomeadamente as suas excelentes condições para a prática de desportos de aventura, num município que distando poucos quilómetros do mar, respira a Serra do Caldeirão em dois terços do seu território.

02 outubro 2006

Futebol Regional

Taça do Algarve incompleta

A primeira eliminatória da Taça do Algarve ficou incompleta, isto porque o jogo entre Padernense e Sambrazense B foi adiado para o dia 11 de Outubro e o Vila do Bispo não compareceu em Tavira, onde deveria defrontar o Ginásio.

A tendência foi favorável às equipas visitantes. O Moncarapachense que ganhou ao Monchiquense B (4-0), o Farense que venceu em Estombar (3-0), o Quarteira que foi vencer ao reduto do Machados (2-0) e os 11 Esperanças que ganharam em Odeceixe (1-0).

O factor casa só favoreceu o Ferreiras B que ganhou tangencialmente ao Safol Olhanense por 4-3, e o Santaluziense que derrotou a Académica do Algarve por 4-2. O Vila do Bispo não compareceu em Tavira e o jogo Padernense-Sambrazense B foi adiado, por acordo entre os clubes, para o dia 11 de Outubro.

A segunda eliminatória está marcada para o dia 1 de Novembro e na mesma já participam as equipas da 1ª Divisão Distrital. A data do sorteio ainda não é conhecida.



II Distrital começa dia 7 de Outubro

O campeonato distrital da II Divisão começa no dia 7 de Outubro. Ao todo são dezoito equipas incluídas numa só Série, ao contrário do que vinha sendo habitual, duas séries, Barlavento e Sotavento. Como determinam os regulamentos, sobem à I Divisão os três primeiros classificados.

O Sporting Farense apresenta-se como o principal candidato ao título e consequente ascensão, assim foi assumido pelos responsáveis do emblema da capital algarvia no dia da apresentação do plantel. O Machados, pela experiência de duas temporadas consecutivas no principal campeonato da região não deixará de piscar o olho à subida, o mesmo acontecendo com Padernense, Quarteira, Santaluziense e Odeáxere, também interessados na promoção. De resto e importa perguntar, num campeonato em que ninguém desce quem é que não está interessado na subida?

São novidades esta temporada, Internacional de Almancil, que tem vindo nos seus sete anos de existência a dedicar-se aos escalões de formação mas que esta época apresenta equipa sénior e ainda Sambrazense e Monchiquense que apostam nas equipas B em vez dos juniores.

O campeonato é longo, composto por 34 jornadas, só terminando no dia 9 de Junho. Porque jogam todos contra todos, as equipas das pontas (Vila do Bispo, Odeceixense e Santaluziense) e as do interior (Moncarapachense, Machados, Sambrazense B e Monchiquense B) estão sujeitas a um maior desgaste, quer financeiro, quer físico. Sempre são mais de oito meses a competir sob a exigência da regularidade.

II Distrital – 1ª Jornada 7 de Outubro às 15H00

Monchiquense B – Académica do Algarve
Ferreiras B – Odeáxere
Padernense – Ginásio de Tavira
Odeceixense – Estombarense
Quarteira – Sambrazense B
Internacional de Almancil – Farense
Santaluziense – Vila do Bispo
11 Esperanças – Safol Olhanense
Machados – Moncarapachense

Centro de Interpretação e Educação Ambiental

A obra para o “futuro núcleo das acções de educação ambiental do município" está concluída. A “Quinta” vai manter-se fechada.


Quatro anos depois, e algumas peripécias à mistura as obras na “Quinta do Peral”, nome atribuído ao Centro de Interpretação e Educação Ambiental, estão concluídas. A reconversão do espaço da (desactivada) Escola Primária do Peral em quinta pedagógica custou aos são-brasenses 213 mil euros acrescidos de IVA e o afastamento da mais carismática vereadora para a educação, que o concelho alguma vez teve, por eventuais suspeitas de práticas de peculato.

A “Quinta do Peral” conta com os habituais espaços numa Quinta como a horta, o pomar, os estábulos, as capoeiras, o tanque e está tudo preparado para receber os cavalos, vacas, cabras, patos, galinhas que ajudarão nas futuras acções de educação ambiental a promover por este Centro que conta ainda com outro conjunto de espaços, nomeadamente ecoteca, biblioteca e um espaço para pequenas palestras.

Neste momento, O Centro não se encontra em funcionamento, e a autarquia não sabe se abrirá durante o ano 2007. Segundo fonte ligada à autarquia “neste momento não vai ser possível pôr a funcionar o Centro, nem sabemos quando isso será possível. Tudo depende do Governo que proibiu, com a Lei 17, que a autarquia aumente o valor das despesas com pessoal em 2006, independente de estar em causa o funcionamento de novos espaços ou serviços à população”.

Aproveitando a boa vontade da nossa fonte anónima quisemos saber se esta proibição poderia afectar equipamentos como as futuras Piscinas Cobertas?... “Não pá!... acerca disso não quero falar, apenas te garanto que neste momento e enquanto vigorar a limitação orçamental para gastos com o pessoal não vai ser possível pôr em funcionamento qualquer novo espaço ou equipamento que necessite de pessoal para o manter aberto.”


... É mais uma "grande" obra do Eng.º Eusébio que fica encerrada!... pobre homem não tem tido sorte com a Escola do Peral... Obras para escola dão em nada, obras para centro educativo em nada dão... o Governo não está a ajudar em nada, às vezes parece que tá contra o engenheiro!?... ou será que é o Sr. Eng.º que está contra o Governo?!!... Uma coisa é certa, quem paga é o povo!

01 outubro 2006

Persianas de Alumínio?...

Bairro Social João Rosa Beatriz - Acção Social

Para melhorar as condições de habitabilidade e conforto dos moradores no Bairro Social João Rosa Beatriz, a Câmara Municipal adjudicou à empresa “Transforsul, Lda” o fornecimento e montagem de persianas de alumínio no valor de 14.411, 12 euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor.

GIDI - CMSBA.


... É solidariedade, o sol que ilumina a nossa acção!... he! he! he!

Grandes Superfícies apostam em São Brás

Pingo Doce e PLUS em S. Brás de Alportel

As superfícies comerciais implementadas em São Brás de Alportel, LIDL e Intermaché vão ter concorrência.

Após o parecer favorável, da Câmara Municipal, para a instalação de uma superfície comercial do Grupo “Pingo Doce” em São Brás de Alportel, agora foi a vez da congénere “PLUS, Discount Supermercados, Lda” obter aprovação para localização de um supermercado com uma área de vendas superior a 800 metros quadrados, no concelho.

Assim até ao final do ano de 2007, estarão fixadas no concelho 4 grandes superfícies (Intermaché, Lidl, Pingo Doce e Plus) a par das médias superfícies (Talhos Algarve, Marrachinho e Mini Preço) e dos tradicionais pequenos supermercados que ainda subsistem no concelho.

30 setembro 2006

Atentado por raiva (1996)

Assassinou os sogros com bomba no carro
In:Correio da Manhã 16/09/2006

O que podia esperar da Justiça o homem que matou os sogros à bomba? Jorge Mendonça esperava compaixão e acreditou, até ao último dia do julgamento, na bondade do tribunal. Justificou o crime com os anos de humilhação a que os sogros, ricos e impiedosos, o sujeitaram durante anos a fio – mas os juízes condenaram-no sem contemplações à pena máxima, 25 anos de cadeia.



Na manhã de 3 de Setembro de 1996 Joaquim Galego, próspero empresário corticeiro, viajava de carro com a mulher, Odete. O casal partira de Quarteira, no Algarve, onde tinham passado uns dias de férias, e dirigia-se para casa, no Montijo. Era uma terça-feira. Ao fim de quase três horas de viagem tranquila, já perto de Águas de Moura, o Honda Concerto explodiu numa nuvem de destroços.

Uma bomba, colocada nas costas do banco do condutor, estava preparada para rebentar duas horas e 45 minutos após o início da viagem. O engenho, de fabrico artesanal mas com dedo competente, funcionou como o assassino previu. A brutal explosão deixou o carro em chapa retorcida: o tejadilho e os bancos foram projectados a considerável distância e o que restava da carroçaria agarrada às rodas foi parar ao outro lado da estrada.

A bomba de gelamonite era um prodígio da técnica: tinha sido accionada por um engenhoso temporizador, que estava ligado à ignição do carro e servia para marcar a hora da explosão.

Naquela manhã de Setembro, quando pôs o motor do automóvel a trabalhar à porta da sua casa de Quarteira, Joaquim Galego assinou a sentença de morte – a sua e a da mulher. Iniciou a viagem cerca das 07h30. A bomba estava programada para deflagrar daí a duas horas e 45 minutos – e rebentou à hora marcada, precisamente às 10h15. A explosão foi testemunhada por um camionista.

Uma brigada da Direcção Central de Combate ao Banditismo, o departamento da Polícia Judiciária dedicado à criminalidade violenta, começou a investigar o crime.

O genro das vítimas, Jorge da Encarnação Mendonça, era especialista em electrónica. Vivia com a mulher, Ana Maria, e um filho pequeno, em São Brás de Alportel, no Algarve. Nas traseiras da casa explorava uma oficina de reparação de televisores – onde uma bomba como aquela podia muito bem ter sido fabricada.

O genro comovido com a morte violenta dos sogros passou a ser encarado como o principal suspeito do crime. A brigada da Polícia Judiciária, nas horas seguintes, descobriu o ódio que Jorge, ao longo dos anos, foi destilando pelo sogro. Seria essa raiva suficiente para o levar a matar? Os investigadores da Polícia Judiciária estavam convencidos de que sim. Mas faltava à PJ provas seguras de que fora ele o autor do atentado.

Joaquim Galego, que amealhara fortuna com o negócio da cortiça, lastimava alto e bom som que o genro, acomodado na pequena oficina de electrónica, fosse homem para se contentar com vida remediada. A sogra, Odete, ajudava à festa. Jorge era desconsiderado sem piedade – e custavam-lhe ainda mais os enxovalhos que recebia à frente do filho.

Nos últimos tempos, para mal dos seus pecados, o sogro abrandara nos negócios e passava mais tempo no Algarve. Era dono de um apartamento em Quarteira e da moradia de São Brás de Alportel onde o genro, a filha e o neto viviam de favor.

Quando o sogro lhe aparecia em casa, cada vez com mais frequência, refugiava-se na oficina. Joaquim não se cansava de lhe atirar à cara os 1500 contos que lhe emprestara para equipar o estabelecimento.

Jorge Mendonça amadureceu o plano para matar os sogros – à bomba. Só precisava de dois cartuchos de gelamonite. O resto seria construído no segredo da oficina de electrónica.

Em meados de Julho de 1996 a bomba já estava pronta. Jorge colocou-a então no carro dos sogros – mas faltou-lhe a coragem para a accionar. Ficou a remoer o assunto. Joaquim Galego andou quase dois meses com a bomba no carro.

Dia 1 de Setembro, um domingo, os sogros apareceram-lhe em casa, manhã cedo: iam à praia e queriam levar o neto. O menino lá foi com o os avós. No regresso da praia, à porta de casa, Joaquim Galego obrigou o neto a limpar-lhe a areia dos pés. Jorge contou este episódio em tribunal – e garantiu aos juízes que nessa altura, indignado com tamanha humilhação, resolveu accionar a bomba que poria ponto final às desconsiderações.

Sabia que os sogros planeavam partir na terça-feira de manhã para o Montijo. Livrava-se deles e, com a herança, nunca mais passava por apertos financeiros. Nessa madrugada conseguiu programar a bomba para explodir duas horas e 45 minutos depois de Joaquim ligar a ignição. E a bomba funcionou.

CONFISSÃO

Jorge da Encarnação Mendonça, de 50 anos, ainda resistiu a confessar o crime. A Polícia Judiciária tinha a convicção de que ele era o autor do atentado – mas não havia uma única prova inabalável contra o suspeito. Os investigadores da PJ estavam desde o início apostados em obter uma confissão. Jorge negava tudo. Foi detido. A brigada da Polícia Judiciária utilizou uma táctica habitual: vencê-lo pelo cansaço. No espaço de 48 horas forçaram-no sob detenção a várias viagens de automóvel entre o Algarve e Lisboa – e até o levaram ao funeral dos sogros. Jorge, finalmente, baqueou: foi-se abaixo e confessou tudo. Recordou, com raiva incontida, o inferno insuportável em que o sogro lhe transformara a vida.

JULGAMENTO

- Jorge Mendonça aguardou julgamento em prisão preventiva na cadeia de Setúbal

- Começou a ser julgado no Tribunal de Santiago de Cacém em Abril de 1999. O julgamento prolongou-se por um mês

- O advogado de defesa apresentou como atenuantes o historial de maus tratos e enxovalhos a que o arguido foi submetido pelos sogros

- Os juízes, no acórdão que o condenou a 25 anos de cadeia, chamaram-lhe cobarde – porque “nunca teve coragem para dizer ao sogro o que pensava e queria para a sua vida de casado”


Manuel Catarino

«São Brás de Alportel à Mesa»

Rede Europeia de Escolas Promotoras de Saúde destaca o projecto «São Brás de Alportel à Mesa, uma Alimentação Saudável» como boa prática europeia

A Revista Networks da European Network of Health Promoting Schools (Rede Europeia de Escolas Promotoras de Saúde), onde são divulgadas as boas práticas desenvolvidas nos 43 países que constituem a rede, destaca no seu número 9, o Projecto «São Brás de Alportel à Mesa, uma Alimentação Saudável» como uma das boas práticas europeias no domínio da alimentação saudável

Num artigo de duas páginas, é divulgado o trabalho de parceria das Escolas de São Brás de Alportel, Agrupamento Escolar 1º Ciclo, Escola EB 2,3, Poeta Bernardo de Passos, Escola Secundária José Belchior Viegas, com o Centro de Saúde de São Brás de Alportel e a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com vista a promover nos refeitórios das Escolas uma alimentação saudável, com base em receitas recolhidas e trabalhadas pelos alunos e professores das Escolas de São Brás de Alportel, elaboradas com o apoio do Gabinete de Nutrição da ARS Algarve e divulgadas num livro editado pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

Nesse livro ilustrado por alunos das Escolas divulgam-se receitas da gastronomia tradicional, património de gerações milenares tendo por base a Alimentação Mediterrânica, adaptadas nutricionalmente.

29 setembro 2006

Viagem Passeio aos Açores (Actualizada)

Melhores alunos de São Brás vão aos Açores
GIDI CMSBA -in: RegiãoSul

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel levou os melhores alunos do concelho, finalistas dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, numa viagem até aos Açores, de 9 a 12 de Setembro, como reconhecimento pelo seu mérito e dedicação ao estudo.

A Ilha de São Miguel foi o destino escolhido para a Viagem de Melhores Alunos do Concelho 2006, depois de um conjunto de outros destinos europeus, visitados em edições anteriores.

Nesta edição, foram 7 os alunos vencedores deste prémio: 2 finalistas do 2º ciclo do ensino básico: Francisca Patrícia Gonçalves e Catarina Isabel Gonçalves Veríssimo, alunas do 6º A da Escola EB 2 3 Poeta Bernardo Passos; 2 finalistas do 3º ciclo do ensino básico: Rita Domingues Viegas e Henrique Miguel Bravo Gouveia, alunos do 9º C, da mesma escola; e 3 finalistas do ensino secundário, avaliados segundo o quadro de honra da Escola Secundária José Belchior Viegas: Marisa Cátia Ramos Belchior, Laura Domingues Viegas e Vitor André Silvestre Teixeira, alunos do 12.º ano

Esta viagem foi adquirida à agência de viagens “Halcon” pelo valor de 4.500 euros e comportava viagem, visitas guiadas (incluído a observação de baleias e golfinhos) e alojamento em regime de pensão completa. A acompanhar os 7 alunos foram os professores, Ana Soares e Rui Beijoca.

A verba disponibilizada para a viagem (4.500 euros) foi aprovada pela câmara municipal ao abrigo da alínea b) do n.º4 do art. 64º da Lei 169/99, (a mesma alínea da lei que dá cobertura à transferência de verbas para as associações do concelho)

28 setembro 2006

Dia Mundial da Música

Associação Cultural Sambrasense comemora o Dia Mundial da Música, no próximo dia 1 de Outubro, com Concertos de apresentação do CD do Grupo de Acordeonistas de São Brás de Alportel, e da Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve.



V Maratona Extreme BTT

A Aventura regressa a São Brás de Alportel com a V Maratona Extreme BTT, que decorre no dia 1 de Outubro. Pelo quinto ano consecutivo, o município de São Brás de Alportel acolhe uma das mais fantásticas provas de BTT do país, a Maratona Extreme, em 80km de pura aventura, em plena Serra do Caldeirão. A prova é um verdadeiro teste à resistência física e à determinação.


O trajecto, em plena Serra do Caldeirão, está dividido em 3 diferentes distâncias, 80, 50 ou 25 km. As inscrições para a prova incluem a oferta de uma sweat-shirt de participação, senha de almoço, refeições de abastecimento ao longo do percurso e outros brindes. A partida está marcada para as 09h00, no Pavilhão Desportivo Municipal Dr. José de Sousa Pires. A iniciativa é promovida pelo Bike Clube São Brás.

27 setembro 2006

Admissão Pessoal - Motorista

A Câmara Municipal publicou no passado dia 19 de Setembro Aviso para a contratação de:

1 Motorista de Transportes Colectivos
(CLICA AQUI PARA VER AVISO)

O contrato com a duração de 6 meses com garantia de renovação para mais seis meses e a renumeração é de 563,30 € mensais (com a eventual possibilidade de fazer mais uns cobres extra, sem recibo e sem descontos, à pala das deslocações com as associações do concelho) candidaturas devem ser apresentadas até segunda feira dia 2 de Outubro



26 setembro 2006

Camião obrigado a despiste no Besouro

Cerca das 13:00 horas de hoje, um camião pesado foi forçado a sair da estrada para evitar uma colisão frontal com uma viatura ligeira que lhe surgiu em contra-mão, à sua frente, nas proximidades de Faro, com dois passageiros a bordo (uma senhora e uma criança).

A viatura ligeira (Honda CRX) conduzida por uma senhora que transportava uma criança, ter-se-á distraído com a criança e passou a transitar em contra-mão, na EN-2, sítio do Besouro. Só a perícia e a destreza do condutor do camião evitaram o pior, já que o motorista ao aperceber-se do automóvel à sua frente, não encontrou outra alternativa senão desviar o semi-reboque que conduzia para fora da estrada, ficando algum tempo imobilizado em terreno de difícil remoção.

Os ocupantes do camião, propriedade da empresa "A. Salgadinho & Cª, Lda", com sede em S. Brás de Alportel, apenas sofreram ferimentos ligeiros, mas há alguns prejuízos na viatura, causados pela saída forçada da estrada.

Concurso "o Património...somos Nós"

O concurso de fotografia "O Património...somos Nós" promovido pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, no âmbito das Jornadas do Património 2006, teve 18 participantes e mais de uma centena de imagens em concurso. A sessão de entrega dos prémios aos vencedores realiza-se no próximo sábado, dia 30 de Setembro, às 15:30 horas, na Biblioteca Municipal Dr. Francisco do Estanco Louro.

O 1º Prémio foi atribuído à fotografia intitulada “Tochas 3”, apresentada sob o pseudónimo “Parsifal” e de autoria de Luís Filipe Palma B. Pinheiro da Silva, residente na cidade de Beja. Em 2º lugar, classificou-se a fotografia intitulada “Museu”, apresentada sob pseudónimo “Calcanhar” e de autoria do são-brasense Aquiles Marreiros. “Barbas de Molho”, o sugestivo título apresentado pelo pseudónimo “Obi-Wan” arrecadou o 3º prémio, num trabalho de autoria de Fernando Leonel Santos Conceição Soares, de Vila Real de Santo António.

O júri entendeu ainda atribuir duas Menções Honrosas: à fotografia sob o título “Calçadinha”, de autoria de Agostinho Manuel Soromenho Gomes, de Vila Real de Santo António, apresentada sob o pseudónimo “Caso Bengado”, e ao trabalho “Carroça”, de autoria de Aquiles Marreiros, residente em São Brás de Alportel, apresentando-se sob o pseudónimo “calcanhar”.

Até dia 14 de Outubro, um grupo de fotografias seleccionadas pelo júri, pode ser visto numa exposição patente ao público, na Biblioteca Municipal Dr. Francisco do Estanco Louro.