Reciclar rolhas de cortiça para as transformar em pavimentos, material de isolamento ou marcadores é o objectivo de uma campanha de sensibilização que arrancará dentro de dias no concelho de São Brás de Alportel, revelou a autarquia.
"Neste momento estamos a recolher rolhas em dez restaurantes do concelho de São Brás e já obtivemos dezenas de sacos", disse o vereador do pelouro do Ambiente, adiantando que o objectivo é alargar a todo o Algarve a colocação de rolhões - recipientes para colocar rolhas de garrafas e garrafões.
Depois de recolhida, a cortiça seguirá para as indústrias transformadoras do Montijo, para a produção de novos produtos à base de casca do sobreiro, como material de isolamento para habitação, bases para copos ou quadros para fixar papéis.
Durante a campanha de divulgação, prevista para arrancar ainda antes do fim do mês, os rolhões, que terão uma dimensão idêntica aos pilhões (pequenos contentores para as pilhas usadas), serão colocados junto aos ecopontos - com recipientes próprios para papel, vidro e embalagens - espalhados pelo concelho.
Contudo, pretende-se que a campanha ecológica de recuperar a cortiça se espalhe por "todo o Algarve e mesmo a todo o país", estando já a preparar-se parcerias com as restantes autarquias da região para participarem na iniciativa.
Preocupado com a quantidade de cortiça produzida na região, que é cada vez menos devido aos inúmeros incêndios e às doenças que atingem e destroem os sobreiros, o vereador do Ambiente explicou que a campanha de reciclagem surge como uma forma de preservar um produto de "imenso valor nacional".
A iniciativa é fruto de sinergias entre a autarquia de São Brás de Alportel, Associação da Rota da Cortiça e a Associação de Industriais e Exportadores de Cortiça.
In: ecosfera.publico.pt - o3/02/2005