Sbras.Blog - O Jornalismo do Cidadão contra a Ditadura do pensamento único............................Publicação esporádica e ocasional que procura levar aos leitores informação sobre assuntos sociais, culturais, religiosos, políticos, desportivos, escolares, de saúde, de segurança, do património, do ambiente e outros, sobre o concelho de S. Brás de Alportel..................................Independente do poder politico e económico, aqui lê-se nos acontecimentos os sinais do tempo e presta-se atenção aos recantos mais ignorados.................................. Aqui ouve-se os anseios, aspirações ou queixas da população para a divulgação de informações e noticias de carácter não especializado........................................ Pseudo-jornalismo de Intervenção, de Proximidade e de Conveniência na defensa do interesse comum e o prestigio e desenvolvimento do concelho........................................Talvez por isso este seja único blog que a Câmara Municipal de S. Brás de Alportel não permite o acesso!...............................................

03 fevereiro 2005

Reciclagem Cortiça

São Brás Alportel lança campanha para reciclar rolhas de cortiça.

Reciclar rolhas de cortiça para as transformar em pavimentos, material de isolamento ou marcadores é o objectivo de uma campanha de sensibilização que arrancará dentro de dias no concelho de São Brás de Alportel, revelou a autarquia.

"Neste momento estamos a recolher rolhas em dez restaurantes do concelho de São Brás e já obtivemos dezenas de sacos", disse o vereador do pelouro do Ambiente, adiantando que o objectivo é alargar a todo o Algarve a colocação de rolhões - recipientes para colocar rolhas de garrafas e garrafões.

Depois de recolhida, a cortiça seguirá para as indústrias transformadoras do Montijo, para a produção de novos produtos à base de casca do sobreiro, como material de isolamento para habitação, bases para copos ou quadros para fixar papéis.

Durante a campanha de divulgação, prevista para arrancar ainda antes do fim do mês, os rolhões, que terão uma dimensão idêntica aos pilhões (pequenos contentores para as pilhas usadas), serão colocados junto aos ecopontos - com recipientes próprios para papel, vidro e embalagens - espalhados pelo concelho.

Contudo, pretende-se que a campanha ecológica de recuperar a cortiça se espalhe por "todo o Algarve e mesmo a todo o país", estando já a preparar-se parcerias com as restantes autarquias da região para participarem na iniciativa.

Preocupado com a quantidade de cortiça produzida na região, que é cada vez menos devido aos inúmeros incêndios e às doenças que atingem e destroem os sobreiros, o vereador do Ambiente explicou que a campanha de reciclagem surge como uma forma de preservar um produto de "imenso valor nacional".

A iniciativa é fruto de sinergias entre a autarquia de São Brás de Alportel, Associação da Rota da Cortiça e a Associação de Industriais e Exportadores de Cortiça.



In: ecosfera.publico.pt - o3/02/2005

Creative Commons License

Estado do Tempo, Gralheira, SB Alportel

E-mail

Firefox 2

Firefox 2

Solidariedade

O nosso Clone?
  • Alma-Algarvia
  • (na versão Câmara Municipal)

  • GDC Machados
  • UDR Sambrasense
  • Grátis

    Grátis

    Depósito do Calvin

    Snoopy

    Tiras do Zero

    Locations of visitors to this page

    Firefox 2

    Get Firefox!

    Alternative Browser Alliance

    StopIE.com - Stop Internet Explorer

    Powered by Blogger

    Local Blogs - Blog Top Sites

    ecoestadistica.com