Sbras.Blog - O Jornalismo do Cidadão contra a Ditadura do pensamento único............................Publicação esporádica e ocasional que procura levar aos leitores informação sobre assuntos sociais, culturais, religiosos, políticos, desportivos, escolares, de saúde, de segurança, do património, do ambiente e outros, sobre o concelho de S. Brás de Alportel..................................Independente do poder politico e económico, aqui lê-se nos acontecimentos os sinais do tempo e presta-se atenção aos recantos mais ignorados.................................. Aqui ouve-se os anseios, aspirações ou queixas da população para a divulgação de informações e noticias de carácter não especializado........................................ Pseudo-jornalismo de Intervenção, de Proximidade e de Conveniência na defensa do interesse comum e o prestigio e desenvolvimento do concelho........................................Talvez por isso este seja único blog que a Câmara Municipal de S. Brás de Alportel não permite o acesso!...............................................

15 março 2005

Moinho do Bengado voltar a girar


São Brás de Alportel vai dar vida ao Moinho do Bengado.
A requalificação deste espaço histórico está a ser desenvolvida ao abrigo do projecto de valorização dos vários moinhos na área do município e é financiada pelo Programa Comunitário INTERREG IIIA, Projecto ITUR - Integração de Itinerários Turísticos Transfronteiriços.

Para desenvolver este projecto a autarquia procedeu à aquisição do moinho por um valor de cerca de 7 mil euros. Os trabalhos de requalificação orçam num valor que ronda os 53 mil euros.

01 março 2005

Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul

António Eusébio preocupado com a conclusão da maior obra no sector da saúde em curso no Algarve

Neste momento decorrem as obras de construção do Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul, no Município de São Brás de Alportel, obra estruturante para o desenvolvimento do concelho e do Algarve, que certamente recolocará este concelho algarvio no mapa da saúde do país. Projectada e lançada pelo anterior Governo, a obra está a ser erguida no antigo Sanatório Vasconcellos Porto.

Para o Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, a entrada em funcionamento deste Centro representa uma mais valia para o concelho, não apenas do ponto de vista da oferta de serviços de saúde, mas também ao nível do desenvolvimento económico, sendo sinónimo de um acréscimo de actividade económica e de emprego ao nível local, e nesse sentido entende necessário tomar algumas medidas para que a sua concretização vá ao encontro das legítimas expectativas dos são-brasenses.

O dono da obra - Hospital Distrital de Faro - não deu conhecimento até ao momento à Câmara Municipal do projecto em curso, desconhecendo a edilidade alguns pormenores relevantes que preocupam o autarca. Com o propósito de obter resposta a algumas questões que considera pertinentes, António Eusébio expôs ao Conselho de Administração do Hospital Distrital de Faro as suas preocupações, no dia 26 de Fevereiro, em ofício do qual deu conhecimento à Assembleia Municipal (na sua sessão ordinária de 26 de Fevereiro), aguardando os necessários esclarecimentos.

Os acessos, o emprego e o ambiente são preocupações expressas pelo autarca
Sendo a criação de emprego um objectivo central da autarquia, a preocupação principal de António Eusébio prende-se com a necessidade de garantir que a entrada em funcionamento do Centro signifique criação de emprego a nível local e que, mediante programas de formação profissional ou outro método, se promova a reconversão e inserção profissional de muitos activos no Município, combatendo o desemprego e a desocupação.

Uma outra preocupação está relacionada com os acessos, circulação interna e estacionamento de apoio ao Centro, condições que o edil considera necessárias para garantir que o previsível aumento de tráfego automóvel provoque as mínimas disfunções ao nível da circulação e segurança rodoviária de São Brás de Alportel, área na qual a autarquia tem investido avultados montantes na melhoria das acessibilidades.

É certo que ao acréscimo de actividade corresponderá um acréscimo de circulação e de estacionamento automóvel, prevendo-se uma circulação diária que deve rondar algumas centenas de veículos, na sua maioria veículos ligeiros, mas também alguns pesados, o que leva o autarca a prever que poderá ser necessária a implementação de um parque de estacionamento na proximidade do Centro, assim como garantir que a fluência de tráfego seja feita em condições de normal fluência e segurança, uma vez que o actual corredor de acesso da estrada municipal ao Centro é de reduzida largura e está ladeado de arvoredo de uma riqueza natural que interessa preservar.

As dúvidas relacionadas com o volume, tratamento e destino das águas residuais do futuro Centro foram também manifestadas pelo autarca, numa altura em que, devido à demora do projecto regional de criação do Sistema Intermunicipal de Tratamento de Águas residuais, as estações de tratamento do concelho atingem níveis muito próximos dos seus limites.

António Eusébio quer prevenir situações menos confortáveis para os seus munícipes e garantir que a construção do Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul seja integrada com as necessidades de emprego e desenvolvimento local e mostra-se disponível para colaborar com os Serviços do Hospital de Faro na prossecução destes objectivos..

By:
Marlene Guerreiro - CM/S. Brás de Alportel - 2004-03-05 22:40:38
In: Jornal A Voz de Quarteira

Creative Commons License

Estado do Tempo, Gralheira, SB Alportel

E-mail

Firefox 2

Firefox 2

Solidariedade

O nosso Clone?
  • Alma-Algarvia
  • (na versão Câmara Municipal)

  • GDC Machados
  • UDR Sambrasense
  • Grátis

    Grátis

    Depósito do Calvin

    Snoopy

    Tiras do Zero

    Locations of visitors to this page

    Firefox 2

    Get Firefox!

    Alternative Browser Alliance

    StopIE.com - Stop Internet Explorer

    Powered by Blogger

    Local Blogs - Blog Top Sites

    ecoestadistica.com