31 dezembro 2005

As Utopias de António Eusébio

Em entrevista ao Jornal Região-Sul, António Eusébio fala sobre as "grandes obras" do Concelho.

RS - Quando se prevê estar concluído o Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul? Como obra transversal e de âmbito regional, que benefícios pode trazer para São Brás de Alportel?

AE - Pelas informações de que a Câmara Municipal dispõe, o projecto continua a avançar a ritmo normal. A previsão será de que a obra estará concluída no início do segundo semestre de 2006.
Trata-se de um projecto estruturante para o concelho são-brasense e para o Algarve. É um centro que, mesmo para a região sul do País, vai dar resposta a uma necessidade que não existe. De alguma forma, pode contribuir para a dinamização e desenvolvimento económico de São Brás, porque garantirá emprego a mais de 200 pessoas. Essas pessoas vão gerar e acarretar outra dinâmica.

SBABLOG - Sendo esta uma obra onde a Câmara Municipal não teve ou virá a ter participação não vemos como poderá o Sr. Presidente prever a sua conclusão!... Está é uma pergunta que deveria ser feita ao Ex. Sr. Presidente do C.A. da Administração Regional de Saúde do Algarve. (Clique Aqui)
Quanto a contribuição que esta obra poderá trazer para a dinamização e desenvolvimento económico do Concelho certamenta será parecida, senão igual, à instalação em S. Brás do Parque de Manobras da DGV, ou seja NENHUMA (pelo menos até agora, varios anos depois).
Empregos só para pessoal qualificado. O numero de postos de trabalho criados e que possam ser ocupados por São-Brasenses não vai superar a dezena.

RS - Em relação à ligação de São Brás à Via do Infante, em que passo segue esse projecto?

AE -
Está na fase de execução. O estudo-base já foi aprovado. Neste momento, encontra-se a decorrer a caracterização dos solos, para que a equipa técnica tenha dados para proceder à execução das pontes e viadutos necessários.

Segundo o Instituto de Estradas de Portugal, até final do ano de 2006, deverá estar pronto o lançamento do concurso.

SBABLOG - Até a data António Eusébio tem se esquecido de dizer que este Projecto é da Câmara Municipal de Faro, principal interessado nesta obra e dinamizador do Projecto.
(Estudo de Impacto Ambiental aqui) (Ministro anuncia obra, aqui)
Como vem sendo hábito, ultimamente, António Eusébio apenas diz o que lhe interessa e vai fazendo campanha com as obras dos outros!... Esperavamos mais de si, Sr. Presidente.

RS - Faro, Loulé e Olhão têm estado envolvido em projectos inter-municipais. Qual o papel de São Brás nesta zona central do Algarve.

AE -
Actualmente, São Brás já começa a fazer parte do quadrilátero central da região algarvia. Há projectos estruturantes, que fazem parte dos vários concelhos, nomeadamente o saneamento básico.

Neste município, o projecto está em execução, devendo ficar concluído a meio de 2006. A nível ambiental, é um dos mais importantes feitos no concelho.

O abastecimento de água já tinha sido outro exemplo desse envolvimento, tal como o tratamento dos resíduos sólidos.

Por isso, para aproveitarmos melhor os fundos comunitários que vêm do IV Quadro Comunitário de Apoio, poderão vir a surgir outras estruturas que aproximem os quatro concelhos

SBABLOG - O verdadeiro papel de S.Brás nestes projectos é o de parceiro espectador e silencioso, aproveitando tudo o que lhe apresentam. O que já é muito bom!
Não dá trabalho e apresenta Obra, o que serve perfeitamente os interesses do Executivo São-Brasense. (Leia aqui)

In "Região Sul" excepto os nossos comentários.