02 dezembro 2005

São Brás de Alportel inaugura “escola exemplo”

Infra-estruturas de grande qualidade acolhem crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo.

A primeira dama Maria José Ritta esteve hoje em São Brás de Alportel para presidir à inauguração da Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim-de-Infância e compartilhar com dezenas de crianças a alegria de estar numa nova escola.

Construída em menos de um ano e com um custo de cerca de 1 milhão de euros esta nova infra-estrutura ao serviço da Educação "é um exemplo a seguir" no que toca a infra-estruturas. Está equipada com 9 salas de aulas, divididas em dois pisos, duas salas de actividades, uma sala de expressão, uma sala de professores, uma sala polivalente, uma biblioteca escolar, um refeitório e uma cozinha. A escola acolhe ainda aulas de ensino de inglês, ministrados aos alunos dos 3º e 4º anos do 1º ciclo do ensino básico, projecto que está a ser desenvolvido pela autarquia.

Nos espaços exteriores o verde é dominante, são amplos, com pisos anti-derrapantes, uma zona de recreio, um parque infantil e um campo polidesportivo.

O director Regional de Educação, Libório Correia considerou as instalações "excepcionais", falou da qualidade do parque escolar no Algarve e referiu a valorização e qualificação dos recursos humanos.

O Governador Civil, António Pina sublinhou a ideia do presidente dizendo que "1 milhão de euros é um valor praticamente insignificante quando se investe na Educação". Ligado durante muitos anos ao sector da Educação, António Pina elogiou a qualidade da infra-estrutura e destacou a importância da educação na formação das crianças, onde a completar as matérias escolares devem vir também os valores morais e cívicos.

Após falar sobre o estado da Educação em Portugal e de alguns índices e números menos agradáveis no que concerne ao abandono escolar e à desmotivação dos alunos, Maria José Ritta frisou que a escola deve funcionar como "um mundo intermédio" onde dê gosto aprender e se aprendam a seguir determinadas regras e valores.

Falando da grande sensibilidade do poder local para estas questões, a primeira dama referiu que "este direito à Educação deve ser encarado como uma questão de cidadania e não como uma obrigação governamental".

Falando da escola como primeira instância do saber e de contacto Maria José Ritta falou na importância da ligação das redes sociais, do envolvimento da comunidade e do reforço dos fundos estruturais para a Educação.

Apesar de ter sido inaugurada hoje a escola já está a laborar à mais de uma semana com o pré-escolar. Daqui a algumas semanas os alunos do primeiro ciclo vão passar a ocupar aquele espaço e dar ainda mais colorido a uma escola onde dá gosto ter aulas.

In RegiãoSul - 05/12/2005