28 dezembro 2005

Mais de 10 milhões de euros no orçamento de São Brás


Os 10.816.256 euros, em termos exactos, correspondem "a um valor ligeiramente menos elevado do que o valor orçamentado para 2005", dado ser "elaborado numa fase particularmente delicada da conjuntura comunitária e nacional, em fase final do III Quadro Comunitário de Apoio, cujas verbas se encontram quase esgotadas".

A solidariedade é "a linha de acção prioritária no projecto preconizado pelo executivo de maioria socialista". Para 2006, os investimentos centram-se no objectivo de dotar o município "de mais e melhores respostas sociais": o pleno funcionamento do Centro de Apoio à Comunidade; a adaptação de edifícios para centros comunitários; a aquisição de terrenos e imóveis para habitação social; a concretização de obras de reparação no Bairro Social João Rosa Beatriz; e a construção a custos controlados, são as principais medidas.

No projecto "Novos Desafios", o desporto é a segunda área mais beneficiada, com o propósito de dar início à implementação do Parque Desportivo Municipal, que na sua 1.ª fase contempla a construção das Piscinas Cobertas. Para 2006, outro "investimento importante" nesta área é a construção de um Polidesportivo no Bairro Social João Rosa Beatriz.

A educação "continua a assumir-se como uma área de intervenção prioritária", detendo cerca de 17% das verbas do orçamento, valor que contempla, para além de todos os serviços decorrentes do normal funcionamento do 1º ciclo e pré-escolar, competências do município, o apetrechamento informático da nova escola, a melhoria de equipamentos nos vários estabelecimentos educativos, e uma aposta clara na qualidade de ensino, com a diversificação de áreas de formação, ao dispor das crianças.

Ao nível da saúde, e para além da continuidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, através da Unidade Móvel de Saúde, em 2006 a autarquia pretende incrementar respostas na área da acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, no âmbito do Projecto "Caminhos para todos" e ao nível de edifícios municipais e o arranque de projectos na área da prevenção, desenvolvidos em parcerias, que envolvem a comunidade.

A segurança e ordem pública contam com um acréscimo de investimentos na ordem dos 80%, relativamente ao ano de 2005. Ao nível da protecção civil e da luta contra incêndios, assume relevância a prossecução do Plano de Prevenção Contra Fogos Florestais, numa área que sofre um incremente de investimento de 7,5%.

O ordenamento do território e a renovação urbana assumem a terceira linha de força do orçamento, apostando "na melhoria das vias de comunicação e nas acessibilidades ao município". São o caso das verbas para construir a 2.ª fase da Circular Norte e para desenvolver projectos de renovação das entradas, com a reabilitação da Entrada Norte de São Brás de Alportel, pela EN 2, o arranque da execução do Plano de Pormenor do Terminal Rodoviário, com a renovação da entrada sul, desde a rotunda da Calçada ao Largo S. Sebastião.

O saneamento e abastecimento de água são áreas que assumem especial relevância neste quadro financeiro, com investimentos avultados, como a conclusão da ligação de São Brás ao Sistema Multimunicipal de Saneamento do Algarve.

Entre muitas outras áreas, destaque-se, ao nível do desenvolvimento económico, a "importante obra de modernização do Mercado Municipal e aposta no desenvolvimento da indústria e comércio, mediante a aquisição de terrenos e a elaboração de projectos de execução para loteamentos industriais".

Nota da Redacção:

Sinceramente não acreditamos que António Eusébio consiga realizar tudo o que promete aos São-Brasenses.
... O tempo o dirá.


Sem comentários: