Planos de Ordenamento de S. Brás em revisão após o PROTAL.
O Município de São Brás de Alportel encontra-se neste momento a preparar a revisão dos planos de ordenamento do território, que arrancará logo após o fecho da revisão do PROTAL (a concluir no final deste ano), dando continuidade ao encontro sobre o tema “Desenvolvimento urbanístico”, realizado no dia 31 de Janeiro, no âmbito da 2ª Presidência Aberta de António Eusébio.
De acordo com a autarquia, “o planeamento e o ordenamento do território são preocupações centrais”. Neste sentido, o município foi o primeiro a fazer chegar à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDRAlgarve) as suas propostas de revisão deste plano, no passado mês de Outubro de 2003.
Neste momento, São Brás tem em curso um processo de desenvolvimento ao nível das suas acessibilidades e da imagem urbana. O concelho apresenta um percurso singular de desenvolvimento que lhe valeu o 2º maior crescimento demográfico da região, “conquistando um espaço no designado quadrilátero ‘Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel’, situação que dá ao concelho as condições necessárias para receber projectos regionais estruturantes e para fazer uma aposta num tipo de turismo alternativo e complementar àquele que se pratica na zona litoral algarvia”.
Neste sentido, António Eusébio pretende propôr o início dos trabalhos de revisão do PDM (Plano Director Municipal), em vigor desde 1995, “que não responde já há alguns anos às necessidades que resultam das transformações sociais e económicas ocorridas no município e na sua envolvente”. A Divisão de Planeamento e Urbanismo prepara a cartografia a disponibilizar aos intervenientes no processo, num formato mais actualizado.