30 junho 2008

Aumentos na água, esgotos e lixo

Preço sobe 25 por cento

As tarifas de abastecimento de água, saneamento, conservação de redes e resíduos sólidos urbanos vão aumentar cerca de 25 por cento em São Brás de Alportel. Os novos preços entram em vigor no dia 1 de Julho. Mesmo assim, a autarquia diz que continuará a ter prejuízo.

O tarifário já havia sido actualizado no início do ano mas, na altura, "não existia ainda uma percepção dos custos que representariam a ligação das águas residuais ao sistema multimunicipal", explica o presidente da Câmara. Segundo António Eusébio, "o concelho ganhou muito em termos ambientais, nomeadamente com a despoluição das ribeiras, mas isso tem custos". O estudo realizado revelou que o valor cobrado não chegava para cobrir um quarto dos custos.

O autarca defende que a Câmara procurou encontrar "a solução mais equilibrada possível", pelo que, mesmo com o aumento, "continuará a suportar mais de 30 % dos custos .

No que se refere ao abastecimentode água, cada escalão corresponderá a um preço, sendo penalizados os consumidores que gastam mais. A edilidade tem vindo, por outro lado, a fazer obras de conservação nas redes para reduzir as perdas.

PORMENORES

Lixo

O valor aplicados aos clientes domésticos está indexado ao volume de água consumida. O primeiro escalão é 3,50 euros o metro cúbico, o segundo de 5 euros e o terceiro de 7 euros.

Água

O primeiro escalão de consumo de água prevê 50 cêntimos por metro cúbico, o segundo escalão 85 cêntimos/m3, o terceiro 1,35 euros e o quarto 2,20 euros.

Conservação

As tarifas de conservação são de 30 cêntimos por metro cúbico nos locais com apenas rede de água e 50 cêntimos onde existe água e esgotos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Não percebo como esta noticia está escrita, se a receita da água só dá para 25 % das despesas como é que o Sº Presidente diz que tem que que pagar ainda 30%.
Se fizerem bem as contas a água nalguns casos teve um aumento superior a 40%

Anónimo disse...

então este blog esta morto ,então rapaz anda tanta porcaria nesta terra que deve ser divulgada ,
Como os bombeiros anda tanta porcaria dentro dos bombeiros a comer á conta de muitos

Anónimo disse...

Considero vergonhosas as exigências para receber a caução da água: papaeis e mais pappeis para fazer prova disto e daquilo...

Deveria ser muito simples: depositar na conta bancária de onde fazem a tranferência todos os meses para nós pagarmos a despesa!!!

Anónimo disse...

Parem de mentir ! A água subiu mais mais de 40%

Anónimo disse...

ola!
O que é feito do antigo professor da escola primária de são brás de alportel chamado, se não estou em erro, Renato ou Roberto? Ele foi meu professor entre 1976/79. Ainda na antiga escola que se não me engano passou a creche.
Tenho algumas fotos de turma mas passaram tantos anos, tantos locais por onde passei que hoje não me lembro se quer dos nomes dos meus ex-colegas!
Carlos