28 janeiro 2006

São Brás é candidata ao certificado de «slow cities»


Lagos, Silves, Tavira e São Brás são candidatas ao certificado de «slow cities»

Uma delegação italiana do movimento «slow cities» (cidades lentas) chega sexta-feira ao Algarve para visitar Lagos, Silves e Tavira e a vila de São Brás de Alportel, candidatas à integração no movimento.

Inspirado no movimento «slow food» (comida lenta), o conceito «slow cities» nasceu há mais de uma década em Itália, onde conta já com 34 cidades aderentes, e estendeu-se depois à Alemanha, Espanha e Croácia, disse à Lusa uma especialista do movimento, Ana Maria Albuquerque.

«É um movimento que pretende combater o estilo McDonalds, da comida rápida, mas num conceito mais alargado, que se estende a um estilo de vida na cidade», explicou.

As cidades aderentes, normalmente de média dimensão, usufruem de uma vida sem stress e pretendem aumentar os níveis de tranquilidade e qualidade de vida dos seus habitantes e visitantes, disse aquela especialista.

«Cada cidade procura as suas próprias maneiras de incrementar esse tipo de vida, pouco massificada», observou, exemplificando com casos práticos como o uso de energias renováveis, a utilização de bicicletas, ou uma forma original de tratamento dos resíduos sólidos urbanos, que passe também pela imposição de uma taxa suplementar para quem fizer mais lixo.

O projecto envolve ainda a promoção do civismo dos habitantes daquelas cidades, com uma aula semanal de educação cívica.

O incentivo do artesanato e a promoção da gastronomia tradicional nos restaurantes são outros exemplos evocados por Ana Maria Albuquerque.

«Há cidades aderentes em que o conceito foi ao ponto de tentar convencer os habitantes a deixar as chaves na porta», exemplifica.

O conceito de «cidade lenta» passa muito pela gestão do trânsito, sustenta a especialista, que observa haver povoações «onde já nada há a fazer».

Não será o caso de Lagos, Silves e Tavira e São Brás de Alportel, que se candidataram ao estatuto de «slow cities» porque «era preciso começar por alguma ponta e o movimento de candidaturas achou que o Algarve era um bom começo», disse Ana Maria Albuquerque.

«Queremos estender isto a todo o País», garante, observando que um futuro certificado de qualidade baseado no modo de vida «slow» poderá trazer turistas às cidades.

A delegação italiana estará sexta-feira em São Brás, sábado em Lagos e Silves e domingo em Tavira e, de novo, em São Brás.

- Agencia Lusa -

Sem comentários: