Sbras.Blog - O Jornalismo do Cidadão contra a Ditadura do pensamento único............................Publicação esporádica e ocasional que procura levar aos leitores informação sobre assuntos sociais, culturais, religiosos, políticos, desportivos, escolares, de saúde, de segurança, do património, do ambiente e outros, sobre o concelho de S. Brás de Alportel..................................Independente do poder politico e económico, aqui lê-se nos acontecimentos os sinais do tempo e presta-se atenção aos recantos mais ignorados.................................. Aqui ouve-se os anseios, aspirações ou queixas da população para a divulgação de informações e noticias de carácter não especializado........................................ Pseudo-jornalismo de Intervenção, de Proximidade e de Conveniência na defensa do interesse comum e o prestigio e desenvolvimento do concelho........................................Talvez por isso este seja único blog que a Câmara Municipal de S. Brás de Alportel não permite o acesso!...............................................

29 agosto 2007

28 agosto 2007

Concurso de Bandas


Regulamento do Concurso
(aqui)

24 agosto 2007

Orquestra Art Active em São Brás

No próximo sábado, 25 de Agosto, o Programa de Animação de Verão “Gostos d’Agosto” em São Brás traz ao Jardim da Verbena uma noite de música clássica, com um concerto pela Orquestra Art Active, de Munique, a partir das 22:00 horas.

O grupo regressa a São Brás de Alportel para mais um espectáculo dedicado a alguns dos maiores compositores da história, como Mozart, Bach entre muitos outros.

Formada em 1993, pelo maestro Fritz Moscher, a orquestra Art Active de München nasceu com o objectivo de fazer da música uma forma de união dos povos e um veículo de solidariedade.

Fado vai animar São Brás


O som do Fado vai encher o Jardim da Verbena, em São Brás de Alportel, no próximo domingo, 26 de Agosto, a partir das 22 horas.

Patrícia Serra, Peres David, Liliana Mendes, Virgílio Martins, Ana Guerreiro e Victor Alves são os artistas para esta Noite de Fado.

Os cantores serão acompanhados à guitarra por Carlos Oliveira e à viola por Carlos Plácido.

06 agosto 2007

Piscinas Municipais Encerradas


Pelo quarto ano consecutivo a câmara municipal é obrigada a encerrar as piscinas por não cumprirem os parâmetros mínimos de qualidade das águas exigidos para banhos.


No inicio do mês de Agosto a Câmara Municipal de S. Brás de Alportel, mandou encerrar a piscina pequena (das crianças), devido à presença de coliformes fecais em valores superiores aos permitidos por lei. Esta medida antecipa o fecho oficial das piscinas pela Delegação de Saúde como resultado das análises efectuadas por esta instituição.

A contaminação das águas das piscinas municipais terá proveniência, numa avaria nas bombas que fazem a filtragem e limpeza as águas. Avaria essa que parece persistir há já alguns anos.


Recordamos o encerramento das Piscinas Municipais em Agosto de 2004, determinado pela delegação de saúde que encerrou as piscinas de adultos e crianças e levou ao “esvaziamento” das piscinas para limpeza e desinfecção. Na altura a Câmara Municipal justificou estes trabalhos com “uma avaria nas bombas” e aproveitou para fazer a necessária manutenção da piscina (o que não acontecia à uma década).

No ano passado, novamente as analises às águas das piscinas levaram ao encerramento temporário das piscinas. Novamente uma avaria nas bombas elevou a contaminação da água, tornando-a imprópria para banhos. O problema foi resolvido com um tratamento de “choque”, à base de ácido sulfúrico e cloro, tendo às piscinas sido reabertas ao público uns dias depois. (ver aqui)

Anos atrás de ano, os problemas com a qualidade da água das piscinas municipais teimam em prevalecer. Aos banhistas são-brasenses o blog.sbras recomenda: PRAIA!

05 agosto 2007

PROTAL

Publicado no Diário Da República

A Resolução do Conselho de Ministros que aprova a revisão do Plano de Ordenamento do Território do Algarve (revisão) foi publicada com o número 102/2007, no dia 3 de Agosto, no Diário da República, abrangendo os concelhos de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

04 agosto 2007

Linha alta tensão Portimão-Tunes

Faro, 02 Ago (Lusa) - O ministério da Saúde garantiu que as populações abrangidas pelo traçado da linha de muito alta tensão Portimão-Tunes estão protegidas contra eventuais efeitos adversos da exposição a campos electromagnéticos, que já suscitou a preocupação dos moradores.

A instalação da linha entre aquelas duas localidades já motivou a criação de uma Comissão de Moradores, que contesta o traçado escolhido pela Rede Eléctrica Nacional (REN), no corredor Sul e reuniu mais de trezentas assinaturas em abaixo-assinado.

Em resposta a um requerimento enviado à Assembleia da República por um deputado do PCP, o Ministério da Saúde garante que serão observadas as restrições impostas pela Comissão Europeia (CE) neste campo, garantindo uma "protecção eficaz" às populações expostas.

Segundo o gabinete do Ministério, face às incertezas e ao facto de não haver respostas conclusivas a "inúmeros" estudos epidemiológicos realizados, a CE emitiu uma recomendação que estabelece um quadro de restrições básicas e níveis de referência.

O Ministério reconhece uma grande preocupação pública relativa a possíveis efeitos nocivos da exposição crónica a campos electromagnéticos e esclarece que estes se referem não só às linhas de alta tensão como a sistemas de comunicações móveis.

A linha dupla Tunes-Portimão, com uma potência de 400/150 kilowatts, insere-se na rede de alta tensão Tunes-Estoi, que atravessa os concelhos de Silves, Albufeira, Loulé e São Brás de Alportel e cujo traçado está envolto em polémica há mais de dez anos.

A população de Vale Fuzeiros, Silves, tem sido das mais activas na contestação pública à linha e defende o traçado Norte como solução alternativa, por apresentar menos inconvenientes.

Segundo a Associação de Moradores de Vale Fuzeiros, que dirigiu ao grupo parlamentar do PCP uma exposição sobre o caso, o traçado Sul está muito próximo de habitações, afecta projectos turísticos, coloca em risco património arqueológico, explorações agrícolas biológicas e limita o recurso a meios aéreos no combate a incêndios.

MAD.


03 agosto 2007

Feira da Serra - 2007


Mais de 25 Mil visitantes A Câmara Municipal já fez saber os números da edição deste ano da Feira da Serra. Foram mais 25 mil visitantes que, segundo a autarquia, terão rumado até S. Brás para assistir a mais uma edição da Feira da Serra.

"O crescimento projectado foi alcançado" terá referido a Comissão Organizadora, acrescentando "manteve-se o mesmo numero de visitantes dos ultimos anos".

Números recolhidos junto dos pontos de vendas de bilhetes, apontam para cerca de 19.000 visitantes ao certame. Se a estes números acrescentar-mos cerca de 3000 convidados e mais dois mil entradas para expositores e outros trabalhadores temos um total de 24 mil entradas. Um numero muito próximo dos avançados pela edilidade são-brasense.

Aos que visitaram o certame/feira foi óbvio o aumento no numero de visitantes em relação ao ano passado, apesar de , segundo a autarquia, nesse ano também ter havido 25 mil visitas.

Números Feira da Serra 2006 (aqui e aqui)

Opinião - Feira da Serra

Certames ou “feiras de vaidades” subsidiadas?

Já aqui referi em tempos a necessidade de ser criada uma agenda reguladora de eventos na região, de forma a que não se assista a uma desnecessária acumulação de eventos na mesma data. Bem sabemos que a organização de qualquer iniciativa, desportiva, cultural, ou outra, o que pretende é alcançar o sucesso e apresentar um saldo final positivo para poder prosseguir com a realização das edições futuras.

Contudo, há eventos que pela sua concepção e missão, poderiam colher melhores resultados e tornarem-se marcantes. E há mesmo exemplos dessas realizações temáticas que são marcantes e por mais sobreposições que se registem não serão afectados. Refiro-me, por exemplo, à Feira da Caça e Pesca no Parque das Cidades, à Feira da Serra de S. Brás de Alportel, ao Concurso Arte Doce de Lagos, ao Festival do Marisco em Olhão, à Fatacil em Lagoa, e a outros. Como é óbvio não vou aqui referi-los a todos. Estes são apenas indicados a título exemplificativo. Isto para dizer que há eventos que estão a sobrepor-se uns aos outros e que nada beneficiam por se realizarem em Julho ou Agosto.

Poderiam mesmo ser deslocados para Junho ou para Setembro. Que adianta ao expositor ter milhares de olhos em cima do seu stand e dos seus produtos se quase ninguém os compra?! Apenas olham para eles, por curiosidade, pelo que a arte subjacente lhes desperta, ou por um motivo concorrencial. Nada mais que isso... e lá vão comentando: “Muita giro, não achas!...” - e o outro responde. “Sim, sim...”... Melhor, seria serem apenas algumas centenas de olhares interessados e desses sobressaírem alguns compradores. Ganhavam os expositores, ganharia certamente a organização do evento e ganhava a região tradicional, porque os produtos conquistavam também o seu próprio interesse no plano cultural e no espaço económico.

A coordenação dessa tal agenda de eventos poderia ser efectuada pela RTA e/ou pela AMAL, em colaboração com os diversos municípios e outros subsidiadores.

Não vejo porque motivo se não faz essa coordenação e ao invés são reforçadas as verbas dos apoios (para colmatar prejuízos!?...) Por sua vez os expositores reclamam espaço grátis... e com razão!... porque estão a transformar os certames em “feiras de vaidades” em que os ganhos, a existirem, serão meramente políticos. Além disso, os que mereceriam ser devidamente apoiados, dada a dispersão de apoios existente, acabam por não o ser e também perdem.

Creative Commons License

Estado do Tempo, Gralheira, SB Alportel

E-mail

Firefox 2

Firefox 2

Solidariedade

O nosso Clone?
  • Alma-Algarvia
  • (na versão Câmara Municipal)

  • GDC Machados
  • UDR Sambrasense
  • Grátis

    Grátis

    Depósito do Calvin

    Snoopy

    Tiras do Zero

    Locations of visitors to this page

    Firefox 2

    Get Firefox!

    Alternative Browser Alliance

    StopIE.com - Stop Internet Explorer

    Powered by Blogger

    Local Blogs - Blog Top Sites

    ecoestadistica.com