06 agosto 2007

Piscinas Municipais Encerradas


Pelo quarto ano consecutivo a câmara municipal é obrigada a encerrar as piscinas por não cumprirem os parâmetros mínimos de qualidade das águas exigidos para banhos.


No inicio do mês de Agosto a Câmara Municipal de S. Brás de Alportel, mandou encerrar a piscina pequena (das crianças), devido à presença de coliformes fecais em valores superiores aos permitidos por lei. Esta medida antecipa o fecho oficial das piscinas pela Delegação de Saúde como resultado das análises efectuadas por esta instituição.

A contaminação das águas das piscinas municipais terá proveniência, numa avaria nas bombas que fazem a filtragem e limpeza as águas. Avaria essa que parece persistir há já alguns anos.


Recordamos o encerramento das Piscinas Municipais em Agosto de 2004, determinado pela delegação de saúde que encerrou as piscinas de adultos e crianças e levou ao “esvaziamento” das piscinas para limpeza e desinfecção. Na altura a Câmara Municipal justificou estes trabalhos com “uma avaria nas bombas” e aproveitou para fazer a necessária manutenção da piscina (o que não acontecia à uma década).

No ano passado, novamente as analises às águas das piscinas levaram ao encerramento temporário das piscinas. Novamente uma avaria nas bombas elevou a contaminação da água, tornando-a imprópria para banhos. O problema foi resolvido com um tratamento de “choque”, à base de ácido sulfúrico e cloro, tendo às piscinas sido reabertas ao público uns dias depois. (ver aqui)

Anos atrás de ano, os problemas com a qualidade da água das piscinas municipais teimam em prevalecer. Aos banhistas são-brasenses o blog.sbras recomenda: PRAIA!

7 comentários:

Anónimo disse...

toda a àgua potavel està igual?

Anónimo disse...

A nossa câmara é incompetente para manter equipamentos básicos que qualquer câmara explora.
Tem sido com a piscina há vários anos, foram os ratos nos esgotos aqui há uns anos.....enfim.....no further comments......

Mikas disse...

E com o calor bem que fazem falta...

Anónimo disse...

Já perderam o pio, ou foram dentro??

Anónimo disse...

As piscinas hoje pareceram-me bem abertas ... assim como me têm parecido nos últimos dias ... se anunciam o fecho podiam anunciar a re-abertura também ...

Anónimo disse...

realmente é pena as pessoas nao saberem o que dizem.pois so sabem criticar.O certo e que as piscinas de ano para ano tem vindo a ter mais clientes e se tem mais clientes é porque as gostam.se calhar sem critica esta la caido todos os dias.NAO COMENTEM O QUE NAO SABEM...........

Anónimo disse...

Ainda não fui a banhos na Piscina este ano, nem espero ir, não por causa dos tais Califormes fecais, que pelo nome mais parece qualquer coisa que sai pelo recto, mas porque não gosto de piscinas, mas gosto de lá ir, beber uma cervejinha, por isso vou lá todos os dias.
Tratando-se da Piscinas de crianças penso que é normal acontecer estas situações, afinal de contas são crianças.
O que me está a estranhar é este blog ter passado para o lado dos Politicos, será medo?, e explico porquê: Incompetentes seriam, esses senhores da Câmara se perante uma analise fora do normal mantivessem aberta a Piscina. Por isso este blog está a enaltecer o trabalho desses Senhores da Câmara, pois só mostraram competencia ao fecharem a piscina, fazerem o tal tratamento de choque e cuidar da saúde das nossas crianças, assim fico mais descançado de ver as crianças na Piscina pois sei que se está aberta é porque está boa.

Agora em relação ao Blog, sejam fieis aos vossos principios, - Pseudo-jornalismo de Intervenção, de Proximidade e de Conveniência na defensa do interesse comum e o prestigio e desenvolvimento do concelho - Com verdades me cativas com mentiras me afastas, e porquem porque para se fazer jornalismo, ou pseudo-jornalismo é preciso ter conhecimento dos factos e os factos devem ser publicados com a maxima exactidão.

Uma década sem manutenção!!
O que eu tenho assistido é obras todos os anos, há 3, 4 anos consecutivos que há obras nas piscinas.

Uma coisa é certa todos os anos as piscinas estão à cunha, até dá impressão ver tanta gente dentro de agua, por isso percebo as dificuldades que é manter a agua em bom estado. Continuem a fechar as piscinas sempre que a qualidade baixar só assim as pessoas se sentirão seguras,