01 novembro 2005

Acabou-se o dinheirinho... ai agora!...

Os números do orçamento concelho a concelho

O distrito de Faro vai ter menos 90 milhões de euros no próximo ano. Uma descida justificada pela crise que deixa de parte alguns investimentos de topo para o Algarve. Entre os oito milhões e os 25 mil euros, conheça os valores atribuídos no Orçamento de Estado de 2006 e os maiores investimentos previstos para a região.

A capital de distrito recebe a maior fatia do orçamento de estado para o Algarve, 8.488.536 euros. As obras da Universidade, o programa Pro-Algarve e a CCDR-Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional recebem mais de metade dos valores previstos para Faro, segundo o PIDDAC-Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central

Loulé é o concelho que se segue com quase sete milhões de euros, destinados maioritariamente às acessibilidades e à conclusão da variante junto às quatro estradas.

Conhecidos os parâmetros do OE, constata-se que o hospital central e a faculdade de medicina foram adiados.

Albufeira conseguiu 3.776.039 euros para investir, sobretudo, na área educacional. A criação de instalações de ensino é prioridade neste concelho com um investimento superior a dois milhões de euros.

Portimão é o quarto concelho do Algarve em termos de valores orçamentais para 2006 com 3.305.715 euros. O porto da cidade destaca-se por ser o valor mais expressivo deste concelho no PIDDAC.
Mais de metade do que é atribuído a Olhão vai para a construção de unidades terapêuticas de toxicodependência, um problema grave do concelho que merece uma atenção especial, num orçamento com cerca de 3 milhões de euros.

O Polis e as acessibilidades absorvem grande parte dos valores concedidos a Silves. Dos cerca de 3 milhões de euros estabelecidos para o município, 1.202.103 destinam-se à componente quatro do POLIS e cerca de um milhão aos acessos.

A navegabilidade do rio Guadiana e a intervenção nos portos do sul são os grandes investimentos em Vila Real de Santo António que vai receber 2.357.120 euros. Tavira segue-se no OE2006 com 1.722.998 euros, destacando-se o quartel da GNR por receber o valor mais alto do concelho.




São Brás de Alportel passa para a casa dos milhares com 481 mil euros destinados, maioritariamente, à EB2,3 Poeta Bernardo Passos. Lagoa foi contemplada com pouco mais de 255 mil euros e Monchique não chegou aos 150 mil.


Castro Marim vai receber 97.500 euros para o próximo ano e Aljezur cerca de 96 mil euros, grande parte será aplicada na ampliação da escola básica. A Vila do Bispo foram atribuídos 62.500 euros e Alcoutim aparece no fim da lista com 25 mil euros que terá de gerir ao longo de 2006.

"in Observatório do Algarve"


Confirma-se assim que este ano não há dinheirinho para grandes obras...
A capacidade de gestão é fundamental para manter o ritmo de desenvolvimento, é nestas alturas que se evidenciam os grandes autarcas, ou não...

5 comentários:

Anónimo disse...

É uma boa oportunidade para o nosso presidente mostrar o que vale, não é?

Anónimo disse...

Eu votei nele, confiante que vai fazer o que prometeu, é verdade...
Mas também é verdade que sem dinheiro, não há obras.
Vamos ver!...

Anónimo disse...

Eu cá votei nele porque ele é um PÃO

Anónimo disse...

E tu REPORTER, em quem votas-te?

A Gerencia disse...

COMO É OBVIO MEUS AMIGOS EU...

NÃO FUI VOTAR