23 agosto 2006

“São Brás precisa de investimento e emprego local”

ENTREVISTA A ANTÓNIO EUSÉBIO – PARTE 3
In: Região Sul

“São Brás precisa de investimento e emprego local”

Continuamos a transcrever a ultima “grande entrevista” do edil António Eusébio. E se dúvidas houvessem acerca da “encomenda” desta entrevista por parte da edilidade para responder ao “Cházinho do Costume” dado por um tal “bloco” auto-intitulado são-brasense, depressa se dissiparam.


São Brás tem sofrido profundas melhorias na malha urbana, mas continua a não atrair o investimento comercial e a consequente criação de emprego, mantendo o rótulo de terra “dormitório”. Porquê? E qual é a estratégia para modificar a situação?

AE – A estratégia para contrariar a situação não é nada fácil. Mas de alguma forma têm vindo a ser aplicadas algumas medidas, e penso que farão com que São Brás continue a ser uma terra interessante para viver não só como dormitório. (… isto é novidade!... é a primeira vez que vê-mos António Eusébio admitir que S. Brás está tornada uma Vila dormitório!... Muito bem, admitir é o primeiro passo para a cura!).

Uma delas passa por motivar o sector industrial, comércio e serviços a se implementarem no concelho. E para isso temos tentado cativar investimento da Administração Central para que empresas regionais sejam aqui localizadas, e dessa forma poder também motivar os locais a investirem na zona industrial existente. (Desculpe!... está a dizer-nos que captou a vinda da Central de Resíduos Verdes por forma a motivar os são-brasenses a investirem na zona industrial?... Estávamos nós a pensar que a culpa na questão da zona industrial existente era dos presidentes que pela câmara passaram, ou seja sua e dos seus camaradas, somos mesmo mauzinhos!... Afinal os srs. Até sabem o que estão a fazer!)

Eu penso que neste momento, São Brás precisa de investimento e emprego local, (e pensa muito bem!...) e o PROT pode ser uma boa alternativa a esta situação. (Como?... dando a possibilidade dos construtores construírem serra a cima, com as habituais permutas e concessões para amigos e conhecidos?... Mais construção, mais moldavos nas obras, menos desemprego. Mais Construção, mais permutas, mais apartamentos para a câmara, tá certo! Concordamos consigo, venha também uma incineradora para a gente queimar os resíduos tóxicos recolhidos no Algarve, é preciso empregos!...)

Poderemos depois, com a alteração do PDM, tentar encontrar novos espaços perto das actuais zonas industriais, e que nos permitam evitar a especulação, ajudando a quem se quer implementar, ganhando dessa forma dois grandes objectivos: garantir a implementação de empresas locais, e conseguir ordenar melhor as zonas urbanas onde existem pequenas oficinas, carpintarias, serralharias, que devem sair para outras zonas mais periféricas, dando lugar ao comércio.(…Projecto bonito!... bonito e ambicioso…)

Isso é um projecto de muitos anos.

AE – Leva alguns anos. Mas neste momento já temos o Parque de Manobras cá implementado, ( a onde?... dão empregos?... dinamizam o comércio?... Nãaa!!!) vamos ter o Centro de Reabilitação Física do Sul a iniciar em Janeiro, e se Deus quiser, para 2007/2008 vamos conseguir implementar outro tipo de indústria nas zonas industriais. (Deus queira que o Centro de Reabilitação dê empregos, isso sim!… sem contar com o do Correia Martins, claro!... Quando ao Centro de Resíduos Verdes, só depende da Algar, Lda e dos Fundos do Governo!... vamos esperar!)

Qual é o ponto da situação e quão importante poderá vir a ser a ligação de São Brás à Via do Infante?

AE – É uma ligação fundamental, porque São Brás tem crescido muito nos últimos anos, e continua a crescer entre 3,5 e 3,9% ao ano. ( ALTO!!!!... Paga Zé!... tens que pagar o jantar a toda a gerência, nós avisamos que António Eusébio era incapaz de dar uma entrevista sem falar nos 3,5% de crescimento… é o “cházinho do costume!" )

E essa ligação poderá ser vista como o transformar São Brás ainda mais num dormitório porque facilita a entrada e saída de veículos. No entanto eu estou convencido que atendendo à capacidade de resposta que São Brás poderá ter, essa ligação pode ser uma mais valia, não só como saída mas como entrada para que mais pessoas queiram cá investir. (A capacidade de resposta que São Brás poderá ter é que é preocupante!...)

De resto, quanto ao ponto da situação, se tudo correr como está previsto, a obra será lançada no último trimestre deste ano, certamente para se iniciar em 2007. (…Se correr como previsto?... então será verdade que nem tudo estará acertado?.. o traçado talvez? expropriações, não? Provavelmente ainda não há a certeza se há dinheiro, querem lá ver!?).

Como está a questão do fim da freguesia. Desaparece ou vai existir uma outra?

AE – Das reuniões que tive com Sr. Secretário de Estado Eduardo Cabrita, o que está agora em cima da mesa é uma alteração da legislação que contempla a criação, extinção e junção de freguesias. Neste âmbito estou a aguardar que o diploma saia para depois podermos propor a criação de mais uma freguesia e dessa forma continuarmos a manter a existente. (…Isso!... vamos aguardar que seja extinta a freguesia, depois propomos a criação de uma nova para ficarmos com a existente!... é um golpe de génio, não tem como falhar! S. Brás vai mesmo ter 2 freguesias?!. Será?...)

Qual é o próximo grande investimento para São Brás?

AE – Estamos neste momento empenhados a levar adiante umas piscinas municipais cobertas. É um investimento que todos os são-brazenses anseiam, dado que procuram noutros concelhos. (…Muitos mais são os são-brasenses que procuram fora do concelho um emprego e não vemos maneira de se resolver a questão da Zona Industrial!!!! O que os são-brasenses anseiam é que sejam cumpridas TODAS as promessas e a piscina é uma delas!… não são certamente o investimento que todos anseiam, talvez o que o PS mais anseia que seja feito, isso sim!.)

É muito importante embora se trate de um investimento muito avultado. ( avultado?!... 2.500 Mil para começar, o suficiente para construir por exemplo: 1 Lar 3.a Idade com capacidade para 80 camas e um bérçario social com capacidade para 30 crianças e segundo projectos do GAT ainda sobrava dinheiro… Mas prioridades são prioridades e como a solidariedade é o sol que ilumina a sua acção vamos construir umas piscinas!...); Esse é o próximo passo, dando respostas não só ao nível do desporto, mas que contrariam também a exclusão social. (... Ora aqui está a confirmação! as piscinas serão do tipo escolar com o nome de municipal, à semelhança do pavilhão coberto!... falta agora esperar a saída de Eusébio da edilidade para se lhe atribuir o nome às piscinas: "PISCINAS MUNICIPAIS ANTÓNIO EUSÉBIO"... fica bem, não fica?... e contraria a exclusão social!) O projecto está acabado. O concurso está a decorrer. A candidatura deverá estar aprovada até ao final do ano, para iniciar a obra em Março de 2007 e conclui-la em Abril de 2008


Não há dúvidas, este executivo já dúvida de si próprio, longe vão os dias em que dar entrevistas era uma constante, não havia fonte que não merecesse discurso. Agora a fonte dos fundos secou, entrevistas só de encomenda e ainda por cima para são criticadas por tudo e por nada!

Vida de presidente não é facil, não admira que este já pondere não continuar!

11 comentários:

Anónimo disse...

Optima entrevista. Extremamente lucida e coerente com a actual realidade.
Parabens ao Sr.Presidente pela forma como abordou os problemas.
Quanto aos comentários do analista que pobreza......

Anónimo disse...

é, parece que agora o sr. presidente está mais mansinho, já não canta de galo, faz-se o que se pode e mais não há!

JJ

Anónimo disse...

Oi PPL

Acho que os comentários à entrevista vão deixar muita gente chateada! he! he! he!

ass: Crómio

Anónimo disse...

"Vida de presidente não é facil, não admira que este já pondere não continuar!"


Estão a brincar?

Anónimo disse...

:o)

Não há-de ser uma entrevista lucida e coerente com a actual realidade, não!
Ultimamente as mentiras e as omissões tem sido expostas na praça publica, agora tem que falar de outra maneira!!!

Quando foi para pedir votos, a conversa não era esta não!... agora é se deus quiser, se tudo correr normalmente, se for possivel, se, se, é só se's!!!!!!

Tem feito bem a certas instituições a critica! andam mais certinhos! desorientados mas certinhos!! he! he! he!

Ass: Social(ISTA) Democrata

Anónimo disse...

ALERTA! ALERTA!
Xuxalista Ofendido! no primeiro Post!

(Che)

Anónimo disse...

“Qual é o ponto da situação e quão importante poderá vir a ser a ligação de São Brás à Via do Infante?
AE – É uma ligação fundamental, porque São Brás tem crescido muito nos últimos anos, e continua a crescer entre 3,5 e 3,9% ao ano.”
(...)
“De resto, quanto ao ponto da situação, se tudo correr como está previsto, a obra será lançada no último trimestre deste ano, certamente para se iniciar em 2007. (…Se correr como previsto?... então será verdade que nem tudo estará acertado?.. o traçado talvez? expropriações, não? Provavelmente ainda não há a certeza se há dinheiro, querem lá ver!?).”

Ora aqui está o sinal mágico que eu estava à espera! Muito obrigado ao Sbrás.blogspot, agora sim vai começar a guerra!

Meu “amigalhaço” Sr. Presidente António Eusébio, folgo muito em transcrever aqui as palavras que o hão de galvanizar ao alcatrão da sua alma politica.

Ora então “se tudo correr como está previsto, a obra será lançada no último trimestre deste ano” .... Mas espere! Então afinal o que o seu lacaio lá foi dizer à minha porta não é verdade?! Não o percebo, afinal mandou comunicar que só daqui a 10 anos é que esse projecto ia avante e que o traçado final ainda ia sofrer alterações. Não me diga que o seu arquitecto o interpretou mal e lá foi bater à minha porta comunicando informação equivocada!!!!
Fico a aguardar a sua missiva formal a comunicar que a minha casa tem de vir abaixo por causa dessa sua grandiosa obra, ou não me diga que vai fazer o mesmo que fez com a D.ª Lídia machado?! Primeiro deita abaixo e depois é que age com a formalidade devida... veja lá, eu não tenho uma caixinha com jóias para depois ser resgatada dos escombros, eu tenho algo de valor incalculável... E se você já conseguiu provocar um AVC a alguém que você conhece muiiiiito bem, não se atreva a fazer ainda pior!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Enfim, isto deve ser histerismo meu, afinal de certeza que o Sr. Presidente não tem 2 tipos de discurso, e é tão amigo e verdadeiro para com os seus munícipes que de certeza vai iniciar a obra no 3.º trimestre deste ano sacrificando altruisticamente as terrinhas, casinhas e interesses €€€€€€€€ dos seus familiares mantendo assim o seu discurso detentor de uma só verdade, sem versões para a comunicação social e versões em privado para munícipes.

e viva a “A Solidariedade, o sol que ilumina toda a nossa acção” HIP HIP HURRRAHHHHHHH!

Anónimo disse...

ao xuxa do primeiro post:

tens que manter a mente aberta ó xuxa... o teu presidente não é só sorrisos e disponibilidade... também tem os seus interesses pessoais e politicos que se sobrepõem muitas vezes a coerencia e à verdade...

infelizmente é assim, o tó paulo continua a dever favores a quem o levou para o poder... e pelo meio vai defendendo os interesses dos familiares e amigos!!

Quem teve a sorte de privar com ele sabe que ele é bom moço, mas não está na politica por amor a terra!!!!

discursos há muitos e o tó paulo dá ao povo o que o povo quer ouvir...

Anónimo disse...

quem disse que nao ha dinheiro na c.m.s.a.??????

està enganado?

no proximo ano os IMPOSTOSSS...VâO SUBIR,,, DEPOIS HAVERA DINHEIRO A DAR COM O PAU.

Paga Zé Povinho.

Haverà dinheiro para tudo???

Anónimo disse...

entretanto não dava para fazer uma segunda faixa para lentos na subida entre os machados e s bras
não dava para orientar familiares e amigos mas resolvia o problema

Anónimo disse...

Mais conversa fiada do Eng.º
Ontem é branco,
Hoje Cinza,
e amanhã negro!

Musica ao pessoal sabe ele dar!
mas eu tou como s. tomé...
ver para querer!!!

-->judas<--

já me enganas-te uma vez
não me enganas outra não!