26 julho 2006

Bombeiros com menos homens

Está livre de perigo o bombeiro ferido com gravidade anteontem na sequência de um despiste com uma viatura de combate a incêndios. O acidente deixou desfalcado o corpo de voluntários de São Brás de Alportel a que pertencia o bombeiro e os outros quatro que também ficaram feridos, embora sem gravidade.

Em plena época de fogos, os cinco «fazem muita falta, até porque são homens muito válidos, da linha da frente», disse, ao JN, o comandante da corporação, João Meira. Os quatro que sofreram ferimentos ligeiros estão de baixa (tinham apenas pequenas escoriações) e desconhece-se quando terá alta o ferido mais grave, de 35 anos. «Está internado na unidade de neurologia e não corre risco de vida», segundo o director clínico do Hospital de Faro, Larguito Claro. Por outro lado, menos uma viatura «faz mossa, mas os bombeiros algarvios estão bem organizados e se precisarmos de ajuda estará disponível um carro de uma outra corporação», acrescentou o comandante.

O despiste ocorreu cerca das 16 horas quando os homens seguiam para um incêndio no concelho vizinho de Tavira. Segundo João Meira, «próximo de uma curva rebentou um pneu e o condutor perdeu o controlo da viatura». Logo após o primeiro embate do veículo na protecção lateral da estrada, três dos bombeiros foram projectados para o exterior. Pedro Dias, 35 anos, chefe da guarnição da viatura, seguia ao lado do condutor. Foi o ferido mais grave por ter sido atingido por um tronco de uma árvore, quebrada com a violência do embate. O veículo tinha sido inspeccionado uma semana antes do acidente.

Marisa Rodrigues in: JN

Sem comentários: