07 julho 2006

O Negócio do B.E.S.

No início deste ano a edilidade são-brasense “desviou” os movimentos que tinha com a Caixa Geral de Depósito para a agência do Banco Espírito Santo. O facto de esta mudança ter sido efectuada na mesma altura em que Rui Eusébio, irmão do presidente António Eusébio, assumiu a gerência do balcão de São Brás de Alportel do B.E.S. motivou alguns rumores acerca do oportunismo deste negócio. O sbras.blog foi investigar.


Segundo conseguimos apurar e segundo a autarquia são-brasense, o “desvio” dos serviços bancários da anteriormente privilegiada C.G.D. para o B.E.S, decorreu de acordo com todos os procedimentos legais previstos para estas situações. A negociação entre a Câmara Municipal e o B.E.S. remontam ao final de 2005, pelo que é dificil confirmar se terá haver com chegada de Rui Eusébio à gerência do balcão de São Brás de Alportel dessa instituição.

O sbras.blog sabe que inserido numa acção de angariação de clientes, o Director Regional do Sotavento Algarvio do BES, apresentou à Câmara Municipal de São Brás de Alportel uma proposta de adesão aos serviços bancários do BES. A Proposta foi aprovada por unanimidade pelo executivo camarário em reunião de Câmara no passado dia 14/02/2006, após presente informação prestada pela Divisão Administrativa e Financeira da Câmara Municipal que concluiu o seguinte:

"…atendendo aos documentos apresentados pelas instituições bancárias em causa, elaborou-se o seguinte mapa:"

(clica no mapa para ampliar)

"…do mapa supra, verifica-se o seguinte:

1. Entende-se vantajosa a substituição do TPA instalado na Tesouraria Municipal pela CGD, tendo em conta a diferença mensal oferecida pelas duas instituições.

2. A diferença dos custos dos cheques é significativa, tendo em conta que são requisitados pelo menos quinze (15) livros de cheques anualmente o BES é sem duvida a melhor escolha.

3. Apesar de raramente se recorrer ao pedido de extractos de conta ao balcão, no BES estes são disponibilizados on-line e gratuitos.

4. Atendendo a que as contas à ordem ascendem normalmente a mais de um milhão de euros, a diferença de juros, para mais, praticada pelo BES, dará um benefício à autarquia “significativo” (2.2% ao ano).

5. As opões dos pagamentos de vencimentos e da adesão aos serviços on-line de ambas instituições são meramente politicas, em virtude dos dois balcões em analise não imporem quaisquer custos para esses serviços."

A análise a Divisão Administrativa e Financeira da Câmara Municipal faz ainda reparos ao relacionamento entre a CGD de São Brás e a Autarquia, salientando a deterioração do relacionamento, pois a instituição bancária à muito que não satisfaz as necessidades reais da autarquia, obrigando a que um funcionário municipal esteja diariamente naquele estabelecimento cerca de 2 horas para fazer os depósitos e demais movimentos diários e “obrigando” a autarquia a solicitar por escrito as informações necessárias a ilustrar a informação agora prestada. E termina concluindo que “não existe inconveniência prática em “desviar” os habituais movimentos bancários com a CGD para o BES."

Mediante estas informações, e sob proposta do presidente da câmara, foi deliberado por unanimidade, iniciar procedimentos com vista à intensificação das relações entre a Câmara e o BES, canalizar as verbas dos fundos de coesão e de base municipal transferidos mensalmente pelo governo para uma conta no balcão do BES em São Brás de Alportel, autorizar a abertura de mais duas novas contas destinadas a “operações orçamentais” e “operações de tesouraria” e transferir o terminal de Pagamento Automático (TPA) e o pagamento dos salários para o BES.

Um mês depois!

Um mês após esta deliberação que mereceu o apoio do vereador Dr. Joaquim Mendonza (PSD), este vem declarar que não sabia que o irmão do Sr. Presidente da Câmara Municipal era o gerente do balcão do BES em São Brás de Alportel quando foi deliberada a mudança dos serviços que câmara tinha até então com a CGD para o BES uma vez que o assunto foi apresentado em reunião de câmara por informação da Chefe da Divisão Administrativa e Financeira ao que o sr. presidente da câmara respondeu que quando foi posta à consideração da Câmara Municipal a mudança, ainda o seu irmão não estava no balcão de São Brás de Alportel e a informação foi baseada nas condições dadas pela CGD e as oferecidas pelo BES. Acrescentou que depois da vinda de seu irmão para o BES este banco já conseguiu oferecer condições de financiamento de obras a fundos comunitários, razão pelo que os últimos empréstimos foram contratados a essa instituição bancária. O presidente acrescentou ainda que "além das condições serem melhores, é sabido por todos os são-brasenses a fraquíssima qualidade de atendimento que o balcão da CGD presta a todos os seus clientes e a Câmara Municipal não foi, de modo nenhum, excepção."

13 comentários:

Anónimo disse...

Mas essa história é verídica? É que mais parecem redes clientelares delineadas de imenso abuso de poder e de lucros à custa disso. Acho isso de uma enorme gravidade.

Anónimo disse...

tachos para os militantes do partido,
empregos para os amigos,
viagens de turismo para a maltinha,
melhor salário/emprego para a ex-mulher,
acumulação de ordenados para si
e jeitinhos para os familiares,

sim senhora, já não falta nada para
o António Eusébio ser um bom politico!
Afinal são mesmo todos iguais...
Isto vai mal a pior!
Já só falta mesmo o convite para fazer parte do governo do sócrates! he he he!

ass: Social(ISTA) Democrata

Anónimo disse...

Nm democracia ng deve ter medo de dar a cara seja por akilo k for...

é por isso estranho, nem a gerencia nem os pseudo comentadores... não darem a cara e escrever sob o anonimato!

Mais um anónimo

Anónimo disse...

nós vivemos numa pseudo-democracia... infelizmente!

Anónimo disse...

Uma coisa é certa. O atendimento da CGD é uma vergonha.
É raro estar-se lá menos de uma hora.
Como em quase tudo, de resto, mais vale ir a Loulé ou a Tavira

Anónimo disse...

Fico muito satisfeito com a mudança pois realmente a agência da C.G.D em S.Brás de Alportel deixa muito a desejar quanto á qualidade de atendimento.
Por outro lado se as condições de gestão da Conta Camarária são melhores no BES, como os documentos atestam, não há motivo nenhum para continuarmos a trabalhar com a CGG. Temos ainda o facto de a Agencia do B.E.S ser gerida pelo Sr.Rui Eusébio o que é para nós mais um motivo de confiança dado o elevado grau de profissionalismo e confiança que podemos depositar na pessoa em causa.
Sendo assim só se pode dizer que foi uma medida acertada e que só peca por tardia...

Anónimo disse...

olha... parece que o negocio foi vantajoso para a autarquia!...

Nota positiva para a c^mara por ter aproveitado a negócio!


-->judas<--

Anónimo disse...

Se é vantajoso para a Camara, como os documentos parecem atestar, é uma medida bastante positiva.
ALO CRISTINA sabes quantos kms vais fazer a menos por ano?
Serão aproximadamente 22 kms, considerando mais ou menos 50 mts a distancia entre os 2 bancos temos 100 mts por dia. Considerando 20 dias por mês temos 2 kms mensais, como trabalhas 11 meses temos 22 kms, nada mau pois não?

Anónimo disse...

porque será que os jornais da terra não tem noticias como as do blog?...
Porque somos obrigados a engolir a palha que a camara nos quer dar atraves do sambrasenses e do noticias?
Será possivel que ninguem nestes jornais tenha a coragem de nos dar a ler/saber o que realmente nos interessa?

Srs. Directores dos jornais, eu sei que vocês vem ler o blog por isso vejam lá se aprendem a fazer jornalismo! deixem-se de lamber o traseiro à camara e pensem no povo. Exprimentem vão ver que até conseguem vender mais uns quantos jornalecos!

Anónimo disse...

com aquela cara de anjinho bem me enganou...

um job para cada boy
todos contentes assim não ha oposição
so espero que a gerência resista
já devem ter um job para vos calar

Anónimo disse...

tudo isto pode ser legal!!! mas...
porque apenas se compara com o BES ?
a nomeação do Rui têm alguma relação com esta opção ?

começa a ser muita coisa legal mas mal explicada

Anónimo disse...

so faltou agarrar na proposta de adesão do bES e submetela a uma comparação com os outros bancos de são bras (Millenium, etc, etc.)

secalhar arranjariam melhor! quem sabe?

Anónimo disse...

Este assunto ainda vai dar que falar,isto é o que se chama furo
As substituições de gerentes do bes não ficam por s bras e já estam a ser investigadas, esperem para ver