18 julho 2006

Opinião Leitores - Freguesias?


DEIXA A TUA OPINIÃO NOS

37 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia meus senhores.

Acho que faz todo o sentido que juntas de freguesia como a de S. Brás de Alportel em que as únicas funções específicas conhecidas e visiveis são a gestão do cemitério, a emissão do cartão de eleitor e a inscrição dos idosos nas excursões da câmara simplesmente desapareçam.

Não fazem falta nenhuma! Só servem para gastar dinheiro.

Num concelho como o de S. Brás de Alportel a câmara já tem gente de mais a não fazer nada por isso acho completamente desnecessário haver uma junta de freguesia.
E ainda querem mais uma ou duas????

Bah! Vão mas é pastar os cágados

Ass: Fiquem Bem! ...

Anónimo disse...

está tudo dito, para quê mais!!!!!

Anónimo disse...

há muitas maneiras de ver a questão, esta é apenas uma delas!

Do ponto de vista meramente economicista de um país que tem dificuldades financeiras juntas de freguesia como a de São Brás são meramente uma fonte de despesa. Há que extinguir

Devido a sua particularidade a junta carece de suporte que apoie a sua existência, as actividades desenvolvidas passam essencialmente pela emissão de variados tipos de atestados, registos canídeos (e agora aves), apoio ao associativo sem esquecer o seu único projecto que desenvolve em parceria com a câmara, “seniores em movimento”, e particularmente à gestão do cemitério.

Ora muito provavelmente estas actividades não justificam os gastos com a freguesia. Não sei muito bem, mas o Fundo de Financiamentos para as Freguesias é capaz de mandar mais de 40 mil contos/ano para as freguesias do tamanho de São Brás e certamente mais 50% desse dinheiro é para despesas de funcionamento (pagamentos aos funcionários, rendas, agua, luz e ordenados dos eleitos, presidente, vogais, senhas de presença etc. etc.), em S. Brás são usados 30 a 40% do FFF para subsidiar os clubes desportivos e o que sobra é depositado no banco.

Perante este cenário, não vejo como manter uma junta deste género a funcionar, especialmente porque não resolve os anseios, nem trás nada de novo para a população, que sempre que necessitam de resolver qualquer questão recorrem à câmara e os super-vereadores*.

Fechem a Junta, transfiram os serviços prestados e funcionários para a câmara e se com isto for possível a câmara receber do estado o que corresponde à JF, ninguém notará que a Junta fechou!!!

Cá para mim isto é o que a câmara pretende realmente (fechar a junta e receber o dinheiro) !... podem dizer o que quiserem, falar que não querem fechar, prometer mais freguesias, mas a verdade é única: Até hoje nunca a câmara se preocupou com a freguesia, nunca lhe deu novas competências ou permitiu que a junta trabalhasse noutras coisas senão o cemitério, chegando ao cumulo de usurpar as fontes (que são propriedade da junta) para proceder a projectos a fundos comunitarios para a reabilitação urbana (da responsabilidade da in-loco) sem o conhecimento da Junta ou a sua prévia autorização.

As fontes ficaram bonitas sem duvida, mas mais uma vez a câmara passou um atestado de incompetencia à Junta de Freguesia.

A pergunta agora é:
Para quê manter Juntas destas a funcionar?
Tá tudo dito....

-->judas<--

Anónimo disse...

privatizem a junta que eu subscrevo as acções...
a dar 2 mil contos de lucro por ano entre 2001 a 2005 também eu quero ser accionista...

Anónimo disse...

controlando a subsidio dependencia pode chegar aos 10 mil contos por ano.
A privatização é sem duvida uma opção, não deixem o belmiro de azevedo saber disto!!!

Anónimo disse...

antes de continuar esta discussão, se calhar era bom sabermos o que é necessário para a criação de uma nova freguesia! quais são as infrastruturas que são necessárias? escolas? serviços publicos? etc. etc. existem requisitos que tem que ser cumpridos?!?

era importante sabermos mais qualquer coisinha!

Anónimo disse...

irá haver alguem que defenda a criação?

ou justifique a manutenção?

bahhh! não acredito.

Anónimo disse...

deve ser criada a freguesia do alportel. por razões historicas e pelos anseios da população. é promessa antiga. tem que ser cumprida.

Anónimo disse...

saudações pessoal,

antes de pensar em criar novas freguesias devia-se repensar a actividade da freguesia existente, não faz sentido falar em criar freguesias quando a população apenas dá conta que ela existe quando tem que enterrar algum familiar.
Não pode ser assim, há que dar condições para a freguesia fazer mais, ter mais responsabilidades e participar mais na vida da população do concelho, particularmente a população rural.

Uma nova maneira de estar e trabalhar da junta de freguesia pode levar à necessidade de se criar mais uma, sempre que seja para defender os interesses da população.

assim como estão as coisas, não faz sentido uma nova freguesia.

JJ

Anónimo disse...

alguém sabe qual a lei que regulamenta a criação/extinção de novas freguesias, s.f.f.?

Anónimo disse...

Ó pá querem acabar com a junta e depois para onde é que o pessoal vai lamber o tacho só se for para a camara onde estão os outros.......

Anónimo disse...

A FREGUESIA DE SÃO BRÁS SERVE PARA DAR TACHO AOS POUCACHINHO DO PS!!!!!!!
COMO NÂO TEEM ESTALECA PARA A CAMARA OU A ASSEMBLEIA MUNICIPAL, NEM SÂO DOUTORES VÃO PARA AS LISTAS DO REFUGO - FREGUESIA.

NÃO FAZEM MAIS PORQUE NÃO SABEM E NINGUÉM QUER SABER DELES.

Anónimo disse...

FECHEM A JUNTA
E VÃO TODOS DAR BAILE AOS VELHOS,
NÃO SERVEM PARA MAIS NADA
NÃO SABEM FAZER MAIS NADA

Anónimo disse...

.fechada ou aberta, uma ou duas,
vai tudo dar no mesmo a junta não serve para nada mesmo.

Anónimo disse...

quando se candida-tao na veem as letras minusculas, so vao atras de promessas e do ordenado e sabe-se la mais o que. depois so teem que obedecer a cupula e nao batem o pe.tchau

Anónimo disse...

o desenho é altamente um careca com duas sombras se uma representa o cemiterio a outra os subsidios faz mesmo lembrar a junta de freguesia da vila.

Eu sou a favor de construir um cemitério em s.romão, façam lá outra junta para tomar conta do cemitério!

pode ser com concorrencia os preços baixam

Anónimo disse...

O que é isso Juntas de Freguesias??????

Anónimo disse...

...é aquela loja junto ao mercado onde a malta vai registar os cães para a caça.
Mudem mazé isso para a camara dá mais jeito.

Anónimo disse...

eu dizia umas coisas mas não posso diseram que a gnr sabe quem escreve aqui depois vão todos presos não há direito. eu nao estou a falar mal de ninguem.

Anónimo disse...

à porra mas que mal a junta de freguesia vos fez ?
dà mesmo p'ra ver que são os frustrados dos sociais democratas a transpirar a inveja ... uma vez que se atacaram à camara e pelos vistos so fizeram cosegas ao presidente...agora atacam-se a junta...mas não se esqueçam que o David não esta sozinho...simples informação p'ros estrumfes ignorantes...


Ass: O Coiso

Anónimo disse...

Sr. lecas se vossemece nao sabe o que é uma junta de freguesia entao eu aconselhava-o seriamente a perguntar à sua mãe quem é o seu pai...és mesmo ganda cromo...és de S.bras ao menos ou vens do coiro da burra?

Ass : O Coiso

Anónimo disse...

O galego fala de barriga cheia mas quando precisas-te de subsidios andavas de orelhas caidas...tens memoria curta e lingua comprida...se gostas do desenho leva-o p'ra casa e mete-o no teu quarto ao lado do quadro do PSD...




com espinhas

Anónimo disse...

porra! esta malta do PS é terrivel, como não arranja uma unica justificação para manter a junta aberta e como não querem perder o tachito, entram logo a partir!!!
frustados; estrumfes ignorantes, ganda cromo, mas opinião sobre a freguesia nem se ouve... não tem opinião!!! é como os gajos do PS na Junta de Freguesia não opinam, seguem ordens!! tá fixe...

Anónimo disse...

epá não digam mal da junta.
o david é gente amiga e tem amigos na câmara!
Vamos lá pessoal da junta, vamos lá fazer centro de estagios com 4 campos da bola para pôr s. brás no mapa e de uma vez por todas calar a boca à oposição.
vamos lá pessoal.

AAJ
(associação dos amigos da junta)

ps- ó pessoal amanhã passo aí para ver se a gente acerta aquela história do subsidiozinho para a associação, tá?
Um abraço

Anónimo disse...

Nem sequer é bom pensar em fechar a junta. como já disseram pela história e pelo serviço que presta (ou poderá vir a prestar) à população especialmente da zona rural. há muito para fazer, a junta tem muitas competencias e mesmo que nos ultimos 15 ou 20 anos em que esta sob a alçada do PS a junta ter perdido a sua identidade, não quer dizer que com outra gestão seja fundamental para a população.

não se trata de manter, criar ou extinguir, trata-se de um problema de afirmação e gestão.

Que se mantenha a Junta.
Que se mude a habitual gestão caseirinha e submissa perante a camara.

Anónimo disse...

tantos politicos a comentar e não há nenhuma alminha que me arranje o n.º da lei?
Se calhar também não sabem!
Ajudem lá.
qual a lei que regulamenta a criação/extinção de novas freguesias?

Anónimo disse...

não existe tal lei!!!
chico-esperto

Anónimo disse...

existe sim senhor
chico burro

Anónimo disse...

porra pá vocês são lixados!!!!
Pepedocas, xuxalistas, e comunas!
falam falam falam, mas não os vejos fazer nada!!!

Atão e a porcaria do n.º da lei???
não há uma alma caridosa que diga?
gerencia por favor??

Anónimo disse...

O diploma legal que regula a criação de novas freguesias é a Lei 8/93 de 5 de Março.
UGQq

Anónimo disse...

Lei 8/93 de 5 de Março.

Anónimo disse...

Isto é que é uma gerência...da respostas ao povo quando hà perguntas...então chico esperto não hà lei ? um ganda abraço do chico burro p'ra gerencia...

Anónimo disse...

Não é a nós que devem agradecer...
Apesar de não ter mos reparado o amigo UGQq já tinha ajudado o leitor anónimo.

Anónimo disse...

se fecha ninguem sente a diferença
pode acabar

Anónimo disse...

se não sentes a diferença é porque deves ser um lambão que andar a viver às custas da camara...ou se não deves ter uma lingua comprida p'ra lember as botas da malta...


Ass: O curioso

Anónimo disse...

o assunto é freguesia!!!!!!1
e a criação de uma no alportel é sonho!
podem sonhar á vontade nunca vai acontecer

figo

Anónimo disse...

no outro dia não cheguei a agradecer!
Obrigadinha pelo n.º da lei pessoal!
tava dificil para ajudarem
mas voçês conseguiram
Obrigado ao UGQq e à gerência!
tchau aí