29 julho 2006

“Cházinho do Costume”

Já há algum tempo que a comunicação social não tinha a regalia de assistir aos habituais discursos políticos de António Eusébio no início e/ou no fim de eventos culturais, desportivos ou sociais que decorrem no concelho.

No entanto o presidente da câmara são-brasense não deixou passar a oportunidade que a apresentação da Feira da Serra 2006, que trouxe ao nosso concelho quase meia centena de jornalistas dos mais diversos órgãos da comunicação social nacional, para fazer o seu conhecido discurso das obras feitas e dos projectos para o futuro.

Apesar de ultimamente ser constante no seu discurso alusões às críticas que lhe têm sido feitas, sem nunca especificar, António Eusébio apresentou desta feita um discurso cheio de confiança e segurança, coisa que lhe tem faltado ultimamente. Talvez já suspeitasse que nós, os principais críticos, estivéssemos presentes na conferência de imprensa.

Contudo nenhum dos órgãos imprensa presentes deu qualquer importância às últimas declarações de António Eusébio, muito por culpa destas já começarem a parecer uma “cassete” com “cházinho do costume”.

Aqui fica a intervenção do Presidente da Câmara Municipal na íntegra:

“Quero agradecer a presença de todos os representantes da comunicação social nesta conferência de imprensa, estendendo este agradecimento a toda a colaboração que tem vindo a ser prestada pela imprensa e pela rádio, quer a nível local, como regional e mesmo nacional, de importância determinante para o êxito deste evento.

Depois de uma tão completa abordagem ao certame, depois de mostrarmos quais as novidades desta edição e de vos convidarmos a uma visita guiada à Feira da Serra, que espero que vos tenha aberto o apetite… pouco me resta acrescentar.

Devo dizer, porém, que é para mim, como Presidente desta Câmara Municipal, uma grande satisfação estar aqui hoje a apresentar mais uma edição da Feira da Serra, um evento que é o maior exemplo da estratégia de desenvolvimento que defendemos para São Brás de Alportel: valorizar o património, legado pelos nossos antepassados e com orgulho transmiti-lo às gerações vindouras; apostar na construção de um futuro sustentável.

A Feira da Serra nasceu no início da década de 90, com objectivo de valorizar o que há de melhor no Algarve Interior: as tradições das gentes do barrocal e da serra, as suas danças e cantares, os seus costumes, as actividades ligadas à agricultura, ao artesanato, à produção mais tradicional; promover a gastronomia, a doçaria. Enfim, como gostamos de dizer, um verdadeiro festival de sons, saberes e sabores da Serra do Caldeirão.

Pretende-se promover o interior algarvio e contribuir para o desenvolvimento de um turismo diferente, de qualidade, assente na valorização do património e na defesa do ambiente.

Esta é uma aposta estruturante para São Brás de Alportel, um concelho que cresceu muito na última década e que continua a crescer… E que para acompanhar este crescimento demográfico precisa de responder às necessidades da população.
(pronto! ligou a "cassete" ... são brás cresceu muito e o dinheiro é pouco!...)

Investimos na educação e nas vias de comunicação, com obras estruturantes para o desenvolvimento como a Variante Sul, a 1ª fase da Circular Norte, a Requalificação do Parque Escolar Municipal e a construção da maior escola do concelho.(... e o desenvolvimento económico que obras estruturantes como o Parque de Manobras da Direcção Geral de Viação ou o Centro de Medicina Fisica e de Reabilitação trazem para o concelho?!... mais desenvolvimento e mais empregos?!...)

Apostámos na valorização do património: na valorização das fontes, na construção de miradouros, na recuperação de moinhos, na sinalização de percursos pedestres e de BTT; investimos na melhoria do ambiente. Melhorámos o cartaz cultural e desportivo do concelho. (sem duvida uma das grandes inovações desta câmara, obras feitas com fundos comunitários organizados e pedidos pela associação in-loco nas quais a câmara apresentou-se como parceiro nos projectos e o presidente como corta-fitas, foi lindo!)

Mas agora precisamos continuar.
E continuar a crescer e a desenvolver o concelho é responder aos desafios de futuro:

> A Solidariedade, o sol que ilumina toda a nossa acção;

> O Desporto, que deve ser para todos, porque é sinónimo de melhor qualidade de vida e de melhor saúde.

A grande aposta é a construção das Piscinas Municipais Cobertas, obra que já se encontra a concurso. (... agora confundiu-nos por uns segundos!... a solidariedade é o sol que ilumina a sua acção e a grande aposta é a construção das piscinas aquecidas?!... o.k. !...)

Não posso deixar de referir que em Janeiro de 2007, ao nível de saúde, teremos uma das mais importantes obra a iniciar o seu funcionamento, que é o Centro de Reabilitação Física do Sul.(...importante obra para o concelho?... deve ser porque vai dar emprego ao dr. correia martins!... até prova em contrário a importância está ao mesmo nível do Parque de Manobras)

> As Vias de Comunicação, onde precisamos de continuar com a 2ª fase da Circular Norte e com a aposta importantíssima da Ligação à Via do Infante. (precisamos?... então não é certo que a vai fazer neste mandato, sr presidente?!... precisar, precisar, precisamos de muitas outras coisas também!)

> A qualidade ambiental. Dentro de poucos meses, poderemos dar início à despoluição das nossas ribeiras, com a entrada em funcionamento do Sistema Intermunicipal de Saneamento. (depois de a Algar pôr a funcionar o sistema intermunicipal, a câmara vai ficar sem desculpas para não proceder a despoluição das ribeiras. Promessa essa que foi feita pessoalmente pelo sr. presidente no ano de 2001 quando se apresentou aos são-brasenses pedindo-lhes que confiassem em si!)

Sabemos que as grandes obras são importantes, mas não pudemos deixar de dar atenção às pequenas obras, e à proximidade dos nossos munícipes, para pudermos cada vez mais, e de forma mais célere, responder aos anseios e preocupações dos nossos munícipes. (... os munícipes continuam à espera de uma explicação cabal acerca da demolição do armazém na rua serpa pinto, e o sr. presidente vem com esta conversa?!... os munícipes querem respostas e não conversa fiada!)

Continuando a valorizar o património, os lugares, continuando a aposta na Cultura, na Educação, combatendo a Exclusão Social e tornando esta terra, não só mais bonita, mais acolhedora, com mais emprego, mais segura onde realmente onde viver sabe bem…

Também a pensar nos são-brasenses e para construir com todos um futuro melhor, vamos no próximo ano implementar uma experiência de orçamento participativo. (o orçamento onde a malta amiga pode dar umas dicas para receberem mais uns trocados em troca de projectos sem qualquer utilidade ou eventos sem qualidade!... esperamos estar enganados!)

Uma das grandes mais valias desta edição da Feira consiste em congregar o envolvimento de agentes económicos que diariamente contribuem para o desenvolvimento do concelho, desenvolvimento pleno, não apenas económico, mas também social, gerando emprego e mais riqueza local.(voltamos ao tema: feira da serra, agora gera emprego?!... confessamos que ficamos curiosos?... quantos empregos criou a feira da serra?... para quantos são-brasenses?... por quanto tempo?!...)

Parceiros na realização deste grande invento, onde não posso deixar de destacar o patrocinador oficial – Intermarché, cujo gerente nos honra com a sua presença.

Antes de terminar, gostaria ainda de vos chamar a atenção para o novo Sítio da Cortiça, a justa e tão merecida homenagem ao sector industrial mais representativo do nosso concelho, onde nasce a melhor cortiça do mundo.

Neste espaço poderemos observar a forma tradicional de trabalhar a cortiça, trabalhando a prancha, recortando-a, e procedendo à sua escolha de qualidade, e por outro lado, observando os produtos de inovação deste sector, a aplicação ao mundo da moda, a forma mais actual e inovadora de trabalhar a cortiça na moda nacional e internacional….

É também neste Âmbito que estará patente a exposição sobre Desertificação e Desenvolvimento Rural, que queremos que sensibilize quem nos visita para a problemática da erosão dos solos, do abandono da serra, da problemática dos fogos florestais, da necessidade de invertermos o passado recente e congregarmos esforços para defender a nossa floresta, riqueza de todos nós."

Terminou assim a conferência de impressa e todos aproveitamos e dê-mos mais uma voltinha à mesa dos canapés... sem dúvida o melhor da apresentação!

5 comentários:

Anónimo disse...

hehehehehehe!!!!
o homem tem o texto decorado!!!
o discurso é sempre o mesmo!!!
heheheheheheh!!

Anónimo disse...

porra! vocês do blog são uns criticos do caraças! às vezes parece que nada está bem!

JMC

Anónimo disse...

foi o "Cházinho" das 5 horas?
já deviam estar habituados...
Eusébio tem essa mania desde que constituiu o GIDI.
Cházinho em todas as oportunidades!
he! he! he!

Anónimo disse...

bla! bla! Bla!
Bla! Bla! bla!
bla! bla! bla!
é sempre igual!
mais valia continuar calado!


Sem Espinhas

Anónimo disse...

o jmc ainda não se apercebeu que este blog e para criticos e criticados...vê la se acordas e começas a mandar um comentarios valentes ca p'ra malta

com espinhas