08 julho 2006

Voluntariado Jovem para as Florestas

Três centenas jovens podem inscrever-se no Algarve no Programa Voluntariado Jovem para as Florestas. Já existem projectos em marcha para iniciar no Verão.

O Instituto da Juventude de Faro (IPJ) viu triplicar a quota de candidatos a apoiar no Programa Voluntariado Jovem para as Florestas, podendo este ano recrutar cerca de três centenas de jovens, que se integrarão em pelo menos quatro projectos já aprovados no Algarve.

Em Julho, serão três os projectos que vão avançar em Faro (Bombeiros Voluntários), Silves e S. Brás de Alportel (câmaras municipais). Também em Agosto vai iniciar-se um projecto em Lagos sob a orientação da autarquia.

Os jovens interessados deverão ter entre 18 e 30 anos e inscrever-se no IPJ até 31 de Agosto. Depois do preenchimento de um formulário e da sua aceitação os candidatos usufruirão de um seguro de acidentes pessoais, uma bolsa diária de participação e a equipamento.

3 comentários:

Anónimo disse...

Concordo contigo!
Floresta? Prevenção? Temos que apostar na prevenção... A solução não é o combate a incêndios!... é a prevenção!
Dizem alguns inteligentes. O tanas para não dizer outra coisa.

E mais uma vez vamos dar uns subsidiosinhos para que a amalta vá passear para o mato, inscreve-los num programa quarquer de part-time e contribuir para diminuir as estatísticas do desemprego, nem que seja por 15 dias apenas... Bah!

Se há assunto neste país em que eu vejo inoperância é na questão dos incendios.
Aparacem uns gajinhos do ambiente a dizer que o estado não aplica as medidas necessárias... e quando lhes perguntam quais as medidas que sugerem... Eh pá, respondem eles, são umas medidas de desnvolvimento integrado em que se tem que devolver as pessoas ao campo e réuteuteu, por aí a fora e mais uns incentivos e uns apoios comunitários... mas a esses meninos se lhes pedirem para abandonarem os apartamentos e as salas de cinema das cidades, dizem que não podem.

Resumindo a questão para não fugir mais...

Ah! e depois há uns gajos que fazem aí umas festas de solidariedade para a replantação de sobreiros em que vêm as grandes individualidades solidarizar-se com os sobreirinhos. Falta saber é se alguma vez eles foram plantados?

... deixem se de tretas. Um incendio,depois de acender, só tem é que ser apagado e ponto final. Por isso meus amigos, o dinheirinho dos meus impostos tem que servir, entre outras coisas também de grande utilidade, para pôr os bombeiros a funcionar a sério, para a limpeza das estradas e caminhos rurais e não para os meninos de uma cidadezinha qualquer irem passear para o mato e acharem emocionante o facto de verem um gafanhoto.

Uma coisa muito simples e que todos podem fazer é limpar o pasto à roda das suas próprias casas!

Ou para isso também já têm que pedir um subsídio?

Ass. Fiquem bem!

Anónimo disse...

o concelho vai aparecer na televisão na terça-feira... à conta do voluntariado para as florestas...
Uma amiga minha talvez apareça na TV!
Parabéns às coisas boas que se fazem!

Anónimo disse...

porque pensas que aparecer na TV é alguma proeza ? tanta coisa boa que se faz por esse Portugal a fora e não aparece na TV...ja agora a tua amiga não é aquela que se descasca quando hà as noticias na SIC radical ? hé hé hé


com espinhas