09 março 2008

Reciclar Cortiça

Em S. Brás de Alportel está em curso um projecto que visa “dar uma nova vida às rolhas de cortiça”, através da reciclagem.

O projecto resulta de uma parceria entre o Município de São Brás de Alportel e a Delegação do Algarve e Baixo Alentejo da Associação de Industriais e Exportadores de Cortiça, contando para o efeito com o apoio de fundos comunitários.

Entretanto, os objectivos são: "Sensibilizar a população para a importância da reciclagem e reutilização de materiais; Proteger o meio ambiente, mediante a reciclagem de um recurso natural; Desenvolver um processo que permita aproveitar as rolhas de cortiça após a sua extracção das garrafas ou garrafões; Obter produtos com diversas finalidades; Dar uma nova vida a um recurso precioso".

A autarquia são-brasense recorda em comunicado que a indústria corticeira é a mais representativa do concelho e à sua expansão no final do séc. XIX ficou a dever-se o crescimento económico que permitiu à então freguesia de São Brás de Alportel conquistar a sua autonomia do concelho de Faro, em 1 de Junho de 1914. Entretanto, ameaçada pelos fogos, pelo abandono progressivo da terra e pela doença do sobreiro, a autarquia são-brasense recorda que “a cortiça é uma matéria-prima preciosa, que merece ser respeitada e valorizada”, apelando aos munícipes para que colaborem na recolha das rolhas naturais e rolhas aglomeradas mistas que depois de seguirem o processo de transformação, regressarão sob a forma de pavimentos, quadros de afixação, marcadores, bases para copos, juntas de culatra, material de isolamento, etc.

Como ajudar a reciclar

Todos os restaurantes e estabelecimentos comerciais de um modo geral podem aderir a esta iniciativa, recolhendo as rolhas que encontrarem. Os serviços municipais efectuam a recolha de rolhas nos estabelecimentos. A Câmara Municipal de S. Brás recomenda que todos os munícipes ajudem a reciclar a cortiça, guardando as rolhas depois de utilizadas e colocando-as nos novos rolhões – recipientes de recolha de rolhas, colocados junto de alguns ecopontos, em São Brás de Alportel.

JMM / RS

Sem comentários: