18 fevereiro 2006

Freguesia de Alportel (a saga continua)


A Câmara Municipal de São Brás de Alportel aprovou, por unanimidade, a proposta apresentada, em reunião ordinária de 14 de Fevereiro, pelo presidente, António Eusébio, com vista a iniciar o processo conducente à eventual criação de uma nova freguesia no concelho, com sede no sítio de Alportel. (isto é que é rapidez!...)

A proposta tem em consideração a existência de condições para cumprimento dos requisitos previstos na Lei número 8/93, de 5 de Março, onde se estabelece o Regime Jurídico de Criação de Freguesias. (não me digam que cumpre-se todos os requisitos para a criação de uma nova freguesia?!.... então porque não tomou esta posição mais cedo?... mais de vinte anos de conversa/promessas, agora em 3 dias... já está?!...)

De acordo com a autarquia, a criação da freguesia, além de satisfazer uma "antiga aspiração são-brasense", pretende dividir a única freguesia actualmente existente, com mais de 11 mil habitantes, "de modo a melhorar os serviços prestados à população, incrementar uma estratégia de proximidade aos cidadãos e garantir o desenvolvimento equilibrado e sustentado do concelho, em termos político-administrativos, (da avenida para cima passam para a freguesia do alportel e da avenida para baixo ficam na de são brás?!.... o sr. presidente parece que se esquece que 7 mil residem na vila e os restantes 3 mil estão dispersos pelo vasto concelho... a divisão não será pacifica, certamente!...) dando resposta ao elevado crescimento demográfico registado na última década (na ordem dos 33%, valor muito acima da média da região algarvia - 15,8% - e do continente, onde não ultrapassou os 5%). (porra... não se cansa de repetir isto... tá certo crescemos muito!... e mal...)

A proposta seguiu para a Assembleia Municipal, Junta de Freguesia de São Brás de Alportel e para os deputados eleitos pelo Círculo Eleitoral de Faro, tendo sido dado conhecimento do facto ao primeiro-ministro, ao ministro da Administração Interna, ao secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, ao governador Civil de Faro, à Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional (CCDR), à Associação Nacional de Municípios (ANMP), à Junta Metropolitana do Algarve (AMAL), à Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) e ao respectivo delegado regional.

Recorde-se, no passado dia 11 de Fevereiro, o Jornal Diário de Notícias publicou uma notícia sob o título "Governo prepara extinção de freguesias"(sbras.blog ajudou a sua divulgação... lol), na qual foram veiculadas declarações do secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, Eduardo Cabrita, admitindo a possibilidade de extinguir as freguesias cuja circunscrição corresponde à do município, entre as quais se encontra São Brás de Alportel.

Segundo a António Eusébio, "esta notícia causou enorme inquietação junto da população (inquietação?!... não sr., a noticia trouxe foi visibilidade à freguesia... muitos são-brasenses como nós nem sequer sabiam se ela existia verdadeiramente!... Estava tornada num verdadeiro mito urbano... como o pilhão, está lá mais ninguém o vê!) e dos órgãos autárquicos de São Brás de Alportel (a estes sim, acreditamos que tenham ficado inquietos, especialmente a malta da Freguesia com a possibilidade de ficar sem "funções"...) e dada a gravidade da situação em causa a Câmara Municipal deliberou também solicitar esclarecimentos e manifestar junto do primeiro-ministro a total reprovação do conteúdo de tais declarações, insuficientemente fundamentadas e contra os interesses dos munícipes, bem como a forma pela qual foram informados de tais intenções". (... e não se esquecam de chamar a TV, e os jornais!... há que não perder esta oportunidade de vir "defender" os interesses de São Brás... especialmente depois de ter andado a dormir este tempo todo...)

------------------------------------

Certamente os mais atentos notaram que esta é mais uma noticia extraida dos comunicados do GIDI da Câmara Municipal - Marlene Guerreiro, com os nossos comentários.

.

1 comentário:

Anónimo disse...

O será que se vai criar um novo cemitério?