01 fevereiro 2006

Reciclagem e Certificação da Cortiça - 2

Certificação da cortiça do Caldeirão

No decorrer do "Projecto São Brás Solidário", a AIEC, em colaboração com a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, a Associação In Loco, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel e a Associação Nacional de Jovens para a Acção Familiar, vai implementar:

o "Orçamento Participativo no Concelho"; uma "Rede de Voluntariado do Concelho"; uma "Rede de Trocas não-monetarizadas"; e a realização de um programa de rádio semanal, a ser emitido pela Rádio São Brás, onde serão divulgadas junto da população local, todas as informações relativas às actividades do projecto, bem como de cada uma das entidades envolvidas.
No âmbito do Projecto Agris, a AIEC vai estabelecer um "Sistema de Gestão Florestal Sustentável para a Serra do Caldeirão", constituído por um "Modelo de Gestão Florestal Sustentável" e por uma unidade territorial na qual se aplica o Modelo. Vão também preparar os procedimentos necessários para a certificação desse "Modelo de Gestão Florestal Sustentável", certificando todos os produtos obtidos nessas áreas.

A última meta consiste na preparação dos procedimentos necessários para iniciar o processo de certificação da "Cortiça do Caldeirão".

A AIEC integra a Associação Rota da Cortiça, a qual irá, no presente ano, implementar e dinamizar a "Rota da Cortiça", cujo objectivo é contribuir para a afirmação da Serra do Caldeirão, mais concretamente do concelho de São Brás de Alportel, como um destino turístico de referência na temática da cortiça, para segmentos específicos do público nacional e internacional.

Prometem também tentar dinamizar a constituição da "Zona de Intervenção Florestal" na Serra do Caldeirão, objectivo considerado "fundamental".

A AIEC vai continuar, no ano de 2006, o seu esforço de promover o concelho de São Brás de Alportel como a "Capital Histórica da Cortiça". Neste âmbito, vão continuar a incentivar a criação de um "Pólo Industrial Corticeiro", o qual representará "um grande investimento num dos sectores de maior importância histórica e económica do concelho", sublinham.


.