04 fevereiro 2006

Eco- Municipios

Associação Bandeira Azul premeia ambiente em Municipios

Almada foi distinguida como um dos municípios portugueses com melhor desempenho ambiental, no âmbito do Projecto ECO XXI: um compromisso pela sustentabilidade, promovido pela Fundação para a Educação Ambiental em Portugal - Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

(Indicadores Projecto ECO XXI, clique aqui)

O município recebeu a pontuação mais alta entre os 38 concelhos candidatos, alcançando 75 por cento no resultado final da avaliação. Almada acolherá ainda, a convite dos organizadores do projecto, a cerimónia de entrega dos diplomas ECOXXI. O evento teve lugar no passado dia 16 de Dezembro, no auditório Fernando Lopes Graça do Fórum Municipal Romeu Correia.

No ano experimental do projecto (2005), destacaram-se vários municípios pontuados acima dos 55 por cento, como é o caso de Pombal, Angra do Heroísmo, São Brás de Alportel, Matosinhos, Setúbal, Viana do Castelo, Santarém, Alcobaça, Lagos, Loulé, Coimbra, Tavira, Ponta Delgada, Vila Nova de Gaia, Sintra, Cascais e Torres Vedras.

Mas o mais importante de tudo «é o facto de terem sido lançadas as pistas, para que estes e outros municípios possam desenvolver medidas necessárias para trilhar o caminho da sustentabilidade.

O ECO XXI visa contribuir para o fortalecimento de acções continuadas em prol do desenvolvimento sustentável, através do reconhecimento dos compromissos assumidos por cada município relativamente à educação e qualidade ambientais no seu concelho.

Sem comentários: