08 fevereiro 2006

Qualidade da Água

A Câmara Municipal efectua o controlo de qualidade da água de abastecimento público, de acordo com o Decreto-Lei n.º 243/2001 de 5 de Setembro, segundo o qual o município é dividido em várias zonas de abastecimento:

> Zona de Abastecimento mais abrangente - Serve a Vila e os Sítios próximos – Área com água de origem superficial, fornecida pela empresa Águas do Algarve;

> Zonas de Abastecimento menos abrangentes – Servem os pequenos aglomerados na área serrana do concelho: Zona de abastecimento do Arimbo, Cova da Muda, Javali, Cerro da Ursa e Cabeça do Velho – Área, com água de origem subterrânea, servida por furos de captação de água, com tratamento de desinfecção.

Como revela o Relatório da Qualidade da Água, referente ao ano 2004, emitido pela Entidade Reguladora de Água e Resíduos (IRAR), as análises realizadas no concelho (em número superior ao obrigatório), comprovam a excelente qualidade da água de consumo, não se registando qualquer incumprimento no cumprimento dos parâmetros. Regista-se apenas, em zonas da serra, numa área não servida pelas Águas do Algarve, um incumprimento, no que se refere ao parâmetro do Ferro e Turvação, não comportando, no entanto, qualquer risco para a saúde pública.

O controlo da qualidade da água é realizado por empresas da especialidade. Para o ano de 2006, a Câmara Municipal adjudicou à empresa Aqualab, lda a prestação de serviços para determinação dos parâmetros de qualidade das águas subterrâneas, destinadas ao consumo humano, águas residuais e águas de recreio, pelo valor anual de 9.139,72 euros + IVA.

Apesar de não ser exigido por lei, a autarquia efectua também análises microbiológicas a algumas fontes do concelho e aos produtos alimentares, das cantinas escolares.

Todas as análises efectuadas à rede de distribuição, bem como a fontes e fontanários encontram-se disponíveis para consulta, no Serviço de Águas da Câmara Municipal.


GIDI - CM SBA