01 fevereiro 2006

Nutrição nas Escolas

Arrancou em São Brás de Alportel um programa alimentar pioneiro a nível nacional, que promete envolver escolas em todo o Algarve dentro de poucos meses

Ter uma alimentação equilibrada e saborosa nas cantinas das escolas é mais do que possível e sobretudo desejável para a geração mais nova.

Foi esta a mensagem transmitida na Escola EB 2,3 Poeta Bernardo Passos, em São Brás de Alportel, onde foi apresentado, na segunda-feira, o «Programa de Promoção da Qualidade Nutricional das Refeições em Estabelecimentos de Educação» pela coordenadora do Gabinete de Nutrição do Centro Regional de Saúde Pública Teresa Sancho.

Nesta primeira conferência, que se multiplicará pelos 16 concelhos do Algarve como um «instrumento» para melhorar os valores nutricionais das ementas mas «sem fundamentalismos», a composição alimentar das ementas foi avaliada segundo uma metodologia elaborada pela equipa de nutrição do Centro Regional de Saúde Pública do Algarve.

O objectivo do programa é promover estilos de vida saudáveis, passando a mensagem através da escola.

A metodologia consistiu na análise das ementas ou das folhas de consumo diário das escolas, onde se pretendia atingir certos parâmetros, como por exemplo, a sopa com hortaliça e leguminosas deve atingir os 90 por cento (60 por cento hortaliça, 20 por cento leguminosas).

Em relação ao componente proteico, a percentagem de pescado deve ser igual ou superior ao de carne.

No que diz respeito às sobremesas, estas devem ser de fruta fresca da época em 90 por cento dos casos.

A avaliação, que se iniciou já em Maio de 2005, concluiu agora que «falta pouco» para que as escolas EB do 1º ciclo, a Escola EB 2,3 Poeta Bernardo Passos e a Escola Secundária José Belchior Viegas cheguem a atingir os parâmetros estabelecidos no programa.

Tendo a sopa um «papel primordial» nas refeições, segundo Teresa Sancho, o resto da oferta alimentar também precisa de um «arrumo», dando espaço à variedade, à arte de cozinhar, à utilização de ervas aromáticas e de azeite, como gordura de eleição.

A primeira conferência no âmbito do «Programa de Promoção da Qualidade Nutricional das Refeições em Estabelecimentos de Educação» contou com a presença de representantes do agrupamento escolar de São Brás de Alportel, do Centro de Saúde, da autarquia local e da ARS Algarve, tendo sido decidido naquele concelho que a Associação de Pais não deveria comparecer nesta fase.

O Programa de Promoção da Qualidade Nutricional das Refeições em Estabelecimentos de Educação é promovido pela ARS Algarve, com a colaboração da Direcção Regional de Educação do Algarve e das Autarquias, sendo «voluntária» a adesão das escolas ao programa.

A próxima conferência terá lugar em Olhão, no dia 8 de Fevereiro.


- site: ARS Algarve -