06 dezembro 2007

Centro Explicativo da "Calçadinha" Romana

Depois de cinco anos e dois Empreiteiros
O Centro finalmente abre portas


Da reabilitação do antigo edifício do Matadouro Municipal, no Centro Histórico da Vila de São Brás de Alportel, nasceu o novo Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, que abre portas ao público já esta sexta-feira, 7 de Dezembro.

O centro surge no âmbito de um vasto projecto de valorização do património do concelho, tendo como ponto de partida o conhecimento e a preservação da antiga via de origem romana conhecida por “Calçadinha”, e que de há uns anos a esta parte constitui o ex-libris do património arqueológico do município.

Com um atraso de vários anos devido a outros tantos problemas, nomeadamente os incumprimentos da primeira firma que teve a obra a seu cargo e que ditou uma paragem nos trabalhos e consequente abertura de novo concurso de obras, o Centro vai abrir portas.

O espaço vai estar aberto de terça-feira a sábado, das 09:30 às 13:00 e das 14:00 às 17:30 horas .

Com um orçamento global de 229 mil e 904 euros (+ ou – 46 mil contos) o projecto de construção do centro contou com um financiamento comunitário, através do PROALGARVE, tendo a obra acabado por ficar a cargo da empresa António Poucochinho

A cerimónia de inauguração decorre na próxima sexta-feira, 7 de Dezembro, pelas 17:30 horas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parece-me que o "Centro da Calçadinha" é sobretudo uma fraude cultural.

O que é que interessa quem foi o pato bravo que fez a obra?
O que interessa quem foram os arquitectos do projecto?
Se calhar é porque o conteúdo e a qualidade da exposição são uma grande trampa!
Um terço é dedicado à "caracterização do meio" e a outras diarreias de ignorante pretencioso, que tem de ocupar espaço e não sabe o que há-de dizer.
Quase nada se diz nem sobre a história de São Brás nem sobre a história e os usos da "Calçadinha" em cada época.
Para quê fazer paineis com fotografias de cacos minúsculos que ninguém percebe para que serviam nem o que são nem donde vieram?
Para quê usar letras pequenas sobre fundos quase impossíveis de ler? A Multióptica financia os cartazes?
É mais um centro caríssimo, feito por semi-analfabetos a pensar nos parolos locais. Querem atrair turistas? Então mandem-nos ao Museu do Traje, um dos melhores museus do Sul do país, a que ninguém liga, excepto os estrangeiros e os poucos portugueses cultos que vivem nesta terra.