28 dezembro 2007

Orçamento Municipal 2008


... com plateia pouco sugestiva
por: Manuel Cantas Lopes, in: Noticias de S. Braz


Quinta-feira, oito de Novembro, pouco depois das vinte e uma horas(...). O sitio dos Machados recebia na sede do Grupo Desportivo e Cultural, os presidentes da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, alguns vereadores e vários residentes, daquela e de outras localidades, onde decorreu uma sessão alusiva ao Orçamento Participativo (OP) 2008 para S. Brás de Alportel.

Confesso que já não tenho muita apetência para sair de casa depois da refeição da noite, mas desta vez fiz um esforço para me deslocar aos Machados (...) porque ainda não tinha observado este novo programa do OP, apesar de se tratar de um plano iniciado no ano transacto (...) e porque ainda tenho uma costela no sitio dos machados (...).

Não seria obviamente estranho admitir que o OP com mais de uma centena de rubricas, distribuidas por uma meia dúzia de porta-fólios, devia trazer para o sitio dos Machados alguma fatia do bolo, pelo menos para restaurar os velhos caminhos de acesso às propriedades, tal como acontece do outro lado da fronteira, um excelente trabalho levado a cabo pela Junta de Freguesia de Estoi, onde os munícipes sambrasenses, nem tão pouco votam naquela freguesia da Capital.

Considerando tudo o que foi dito na mesa de conferencias, face ao OP 2008 e tendo eu observado a Proposta de Plano Plurianual de Investimentos 2006 - 2009 entendi desnecessário, tal como a maioria dos presentes, intervir numa matéria que me pareceu à partida consumada, ficando até com a sensação de se tratar de um Orçamento Informativo e não Participativo como foi anunciado. (...) o verbo participar significa anunciar, avisar, comunicar, informar, etc., aliás o que não deixa de ser interessante para todos os munícipes.

Outra grande questão, não menos importante que também me causou algum pasmo, é a quantidade de obras pretendidas para S. Brás de Alportel, quando o Governo nos vai reduzindo cada vez mais o poder de compra dizendo que não pode baixar os impostos enquanto não estabilizar a divida astronómica do país (...).

Mais estranho ainda, é o facto de eu ter solicitado por várias vezes, desde há mais de uma década, a restauração de um pequeno caminho camarário no sitio dos Machados, pedido esse que ainda não foi satisfeito, ao que parece não por falta de verba.

Por estes e muitos outros motivos, continuamos a admitir haver ainda muitos filhos bastardos em S. Brás de Alportel, que embora sendo europeus, são muito subservientes, razão porque entendemos segundo as escrituras,...

...que algo vai mal nesta democracia.

Sem comentários: