16 março 2008

EN125 vai estar requalificada em 2010



O primeiro-ministro José Sócrates anunciou hoje (16/03) que a requalificação da Estrada Nacional 125 deverá estar concluída em 2010, no âmbito de um projecto que prevê uma intervenção global e inclui, pela primeira vez, preocupações paisagísticas.

"É a primeira vez que se assume a requalificação de uma estrada não como estratégia de tapar buracos ou intervenções pontuais e desgarradas", sublinhou José Sócrates na sessão de lançamento do concurso para a concessão "Algarve Litoral", que vai requalificar toda aquela estrada.

Tendo como pano de fundo a EN125, entre Portimão e Lagos, o governante anunciou que a obra deverá ser adjudicada até ao final de 2008, prevendo-se que nos dois anos seguintes se proceda à construção e execução.

Salientando o facto de se fazer uma "intervenção articulada" ao mesmo tempo no Barlavento e Sotavento, José Sócrates disse que uma das principais motivações da obra é a de salvar vidas.

Por outro lado, frisou, como principal região turística do país, o Algarve não pode ter "padrões rodoviários no limiar inferior ao que exigem hoje os padrões turísticos da região".

Outra das novidades na concessão "Algarve litoral" é o facto de a obra incluir intervenções urbanísticas, havendo uma preocupação paisagística, que incluiu a retirada de anúncios publicitários da via.

O primeiro-ministro concluiu a sua intervenção anunciando que deverá regressar ao Algarve em Abril, para lançar o concurso de construção do novo Hospital Central da região.


2 comentários:

Anónimo disse...

Quando a obra ficar concluida. No discurso de inauguração espero que o primeiro ministro Luís Filipe Menezes não se esqueça de referênciar que foi José Socrates que lançou a obra.

Rui Duarte

Anónimo disse...

Eu estive lá...
Na sessão solene de apresentação da obra de construção da estrada S. Brás - Via do Infante - Faro!
Bonita apresentação!
Gajas boas (algumas)!
Discursos bonitos do Secretário de Estado, do Sr. Presidente da Câmara e de um Sr. das Estradas de Portugal, S. A.
Uns pastelinhos, bolos e sumo de laranja (coisa esquisita, laranja...).
Bonito filme de realidade virtual!
Uma sessão de propaganda!
Só propaganda!
Em tempo de controlo do défice, uma boa demonstração de desperdício de dinheiros públicos.
Ah! Eles não disseram aqui mas o Lino Jamé já disse na Assembleia da República: preparem-se para portagens na Via do Infante! O Lino disse que eram fatais como a morte.