19 abril 2008

Dias de Abril para celebrar a Liberdade



O município de São Brás de Alportel comemora o 34º aniversário da Revolução dos Cravos com um conjunto de actividades destinadas a relembrar a conquista da Liberdade em Portugal, em 25 de Abril de 1974.


Neste âmbito, o programa comemorativo “Dias de Abril” integra várias actividades e iniciativas, nomeadamente encontros convívio, palestras e sessões de contos que pretendem trazer ao presente as histórias do passado, para fazer de todos os dias, Dias de Abril.



O Festival de Narração Oral “Contos da Liberdade” volta a marcar presença em São Brás de Alportel, com três dias dedicados à reflexão sobre a Revolução do 25 de Abril, bem como ao significado que a palavra liberdade assume nos dias de hoje. A 6ª edição deste Festival de Contos dá a conhecer um vasto reportório de contos, narrados por contadores algarvios e espanhóis que levam um pouco por todo a região o poder da palavra, como forma viva de intervenção. A Palavra, que é instrumento de liberdade e de partilha ganha neste festival uma dimensão mais ampla, como veículo de educação e transmissão de valores de cidadania, defesa do ambiente, respeito pela diferença intercultural e espírito critico em relação ao mundo que nos rodeia.


Uma iniciativa da ARCA – Associação Recreativa e Cultural do Algarve -, que conta com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel que trouxe à Biblioteca Municipal sessões de contos nos dias 16, 18 e 19 de Abril.


Neste âmbito, no passado dia 16, pelas 11h00, Francisco Brazão deu voz ao “Galo Inácio”, um conto de expressão musical que levou as crianças a descobrir a música, ao mesmo tempo que partilharam a sua capacidade de fruição musical.


No dia 19, Luís Ene apresentou a “Oficina de MicroContos sobre a Liberdade”, uma sessão que pretende utilizar técnicas de escrita criativa e interagir com os participantes na criação de novos contos. Esta oficina convidou pais e filhos a brincarem em conjunto com as palavras e a reflectirem sobre a liberdade, dando origem a pequenos contos, de forma a poderem ser apelidados de microcontos.




Na manhã de dia 25 de Abril, São Brás de Alportel acorda aos sons da Liberdade pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel que acompanha a Cerimónia de Hastear da Bandeira, pelas 10h00, junto ao edifício Paços do Município.


Após este momento solene, segue-se o tradicional convívio do Grupo Desportivo e Cultural de Machados que festeja o aniversário da Revolução de 25 de Abril com mais uma edição do tradicional jogo de futebol entre solteiros e casados, a que se segue o almoço convívio, pelas 13h00, na sede do grupo.



O momento mais aguardado das comemorações tem lugar, pelas 16h00, no Museu do Trajo de São Brás de Alportel, com uma sessão que abre as portas da história com poemas, músicas e contos sobre a revolução de 1974.


A palestra “A Revolução dos Cravos de 1974” dá a conhecer histórias reais, contadas em alemão e português, no sentido de envolver cidadãos de várias nacionalidades, em torno desta revolução que marcou o início de uma nova era em Portugal. Trata-se de uma iniciativa do grupo de Amigos do Museu, em colaboração com a Câmara Municipal de São Brás de Alportel que conta com a apresentação de músicas e poemas de liberdade pelos Grupos “Veredas da Memória” e “Searas do Monte” e a participação especial de Maria Belchior.

Sem comentários: