19 junho 2007

Aquecimento Global

discute-se em São Brás de Alportel

Na Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel tem lugar no dia 21 de Junho, pelas 21:30 horas, a sessão temática intitulada “O Aquecimento Global”, orientada pelo astrofísico Dário Passos.

Distinguido recentemente com o prémio Gulbenkian de Estimulo à Investigação - Categoria Ciências da Terra e do Espaço, Dário Passos, é investigador do Centro Multidisciplinar de Astrofísica do Instituto Superior Técnico, onde desenvolve o seu doutoramento sobre influência do sol no clima terrestre. Estará em São Brás de Alportel para partilhar com os são-brasenses os seus estudos mais recentes sobre as alterações climáticas.

Este jovem investigador, natural de São Brás de Alportel é licenciado em engenharia física, pela Universidade do Algarve. Ainda enquanto estudante colaborou com o Centro de Ciência Viva do Algarve, como monitor de Astronomia e Física, passando posteriormente pelo Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas. Em 2003, estagiou no Laboratório de Física de Estado Sólido pertencente ao CERN – Vonseil Européem pour la Recherche Nucléaire, na Suiça, ano em que se especializou na área de Física Médica e Óptica Avançada. De modo a prosseguir os seus estudos na área da astrofísica, Dário Passos inscreveu-se em 2005 num estágio científico na Universidade de Évora, onde desenvolveu conhecimentos na área da Paleoclimatologia e Física Solar.

Sem comentários: