18 novembro 2007

1,6 milhões em luzes de Natal

Câmaras da região iluminam principais artérias

As câmaras do Algarve vão gastar cerca de 1,6 milhões de euros com a iluminação de Natal que vai animar as principais artérias dos seus concelhos, um valor semelhante ao do ano passado, com o objectivo de atrair visitantes e de dinamizar o comércio local.

Faro, que este ano inova com uma rampa de neve na praça da Pontinha, a partir de dia 24, é o primeiro concelho a inaugurar a iluminação de Natal, hoje à tarde, na zona da Baixa. O investimento em luzes na cidade é de 145 mil euros.

Albufeira, cujas luzes só serão acesas no início de Dezembro, é o concelho que mais aposta no embelezamento das principais artérias do concelho nesta época, investindo cerca de 300 mil euros. Seguem-se os concelhos de Portimão (242 mil euros), onde um dos principais atractivos será a pista de gelo com 300 metros quadrados na Alameda da Praça da República, entre 24 e 31 de Dezembro, e Vila Real de Santo António (230 mil euros), onde um sino com 22 metros de altura na Praça Marquês de Pombal promete reunir muitos visitantes.

A Câmara de Lagos vai investir 190 mil euros nas luzes de Natal do concelho, para criar o habitual cenário mágico desta época. Já em Loulé, que este ano celebra 20 anos de iluminação natalícia no concelho, serão investidos cerca de 170 mil euros. A inauguração das luzes acontece amanhã às 17h30.

Olhão aposta nas luzes sobretudo nas principais avenidas e na zona comercial, gastando este ano cerca de 85 mil euros, ligeiramente abaixo do valor de 2006, o que é justificado com alguma contenção, que também se nota noutras autarquias da região.

O concelho de Lagoa gasta cerca de 70 mil euros na iluminação de Natal, o mesmo do ano anterior. Tavira e Monchique ficam-se pelos 60 mil euros, valores idênticos aos de 2006. Aljezur investe cerca de 25 mil euros. Já as autarquias de Silves e Alcoutim apostam em material próprio para enfeitar as ruas das suas freguesias, não tendo um orçamento definido.

Não foi possível obter os valores que os concelhos de Castro Marim, Vila do Bispo.


São Brás “esconde” gastos na iluminação natalícia.
Avenida da Liberdade decorada por profissionais


Em São Brás de Alportel apesar das varias tentativas também não foi possível saber quanto vai ser gasto, sendo certo que algumas artérias da vila serão alvo de decoração feita por uma empresa especializada contratada para o efeito.

Também as habituais festas destinadas a crianças e idosos, concertos de Natal e a entrega de cabazes às famílias carenciadas têm continuidade assegurada no concelho sambrasense.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quero desde já aqui publicamente congratular a Exª Câmara pela magnifica iluminação Natalicía que este ano nos brindou. É de certeza uma das mais bonitas do Algarve!!!!Parabêns Senhor Presidênte.

Anónimo disse...

Este é de certeza, um engraxador da Câmara. Se calhar quer um emprego para alguem da familia!!!!!
Por falar em empregos,alguem sabe para quem são os lugares que estão a concurso. Será, que é desta vez que entra o Victor Alves????????
Ou será que é para algum militante do píri.