24 dezembro 2007

PRESÉPIOS PÚBLICOS

Em São Brás de Alportel...

Aceitando o desfio “subsidiado” da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região do Algarve (CCDR), de novo as comunidades locais, as associações e as autarquias (Câmara Municipal e Junta de Freguesia de São Brás de Alportel) juntaram-se para manter vivas as tradições do Natal, recuperando o costume de construir presépios de todos e para todos…

Quatro presépios podem ser visitados em São Brás de Alportel, até ao próximo dia 6 de Janeiro (dia de Reis):

- Em Machados (no Parque dos Poetas, junto à EN2, 6Km a sul da Vila, direcção Faro – São Brás) - onde as tradicionais figuras do presépio, criadas com tecidos e outros materiais reutilizados dão as “Boas Festas” a quem chega... Um trabalho a cargo do Grupo Desportivo e Cultural de Machados, com a colaboração da população;

- Em Corotelo (no Átrio da Escola – na parte poente do concelho], toda a comunidade escolar uniu esforços para construir um bonito presépio, com figuras em tamanho real e muita imaginação... um trabalho com coordenação do Jardim-de-Infância do Corotelo, que contou com a colaboração de toda a comunidade escolar. Uma mensagem de esperança num futuro melhor, é deixada pelos mais pequenos, neste presépio original.

- Em Alportel [no Centro Museológico – centro da aldeia de Alportel, a norte da Vila] - Uma Aldeia de Alportel em miniatura nasceu da arte e da união da comunidade, para acolher em fraternidade este Natal... num trabalho minucioso e paciente, os homens e as mulheres de natal deram de novo prova de como a união e a fraternidade são capazes de verdadeiras obras de arte. A iniciativa cabe à Sociedade Recreativa Alportelense.

- Em Mesquita (junto à Capela – na zona nascente do concelho) - O bonito sítio de Mesquita acolhe de novo um presépio público. Com tradicionais bonecos de trapo, cortiça e muita criatividade nasceu um presépio original, que procura recriar todo o espírito do Natal... e pode ser visitado num espaço junto à Capela da Mesquita, num trabalho a cargo da comunidade local.

Durante a quadra natalícia, em São Brás de Alportel podem ainda visitar-se um conjunto de outros Presépios Públicos (não subsidiados): um Presépio Misto no Museu do Trajo, numa iniciativa do Museu do Trajo de São Brás de Alportel; presépios no Centro Infantil António Calçada e no Lar de 3.ª Idade - Sta Casa da Misericórdia, iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel e também o Presépio Tradicional Algarvio na Igreja Matriz, que a Paróquia de São Brás de Alportel apresenta uma vez mais para preservar a tradição do Presépio Algarvio.

Na preservação das tradições, de realçar pela negativa, a ausência do presépio de natal da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, habitualmente um dos maiores e mais bonitos do concelho.

A Galeria Municipal, na Avenida da Liberdade, também contava apresentar uma recriação do presépio de natal, de realização desconhecida, no entanto um cartaz fixado à entrada da Galeria anuncia a não elaboração do presépio por falta de recursos e pessoal voluntário.

2 comentários:

Anónimo disse...

foi as prendas que que entraram de volta nos bombeiros os principais culpados ,pois se soubesem cativar o pessoal nada disto acontecia.um bom natal para os bombeiros e bombeiras com tudo do melhor.abaixo as medalhas de cortica.

Anónimo disse...

mas o que sera as medalhas de cortica?falas tambem dos bombeiros e das bombeiras e nao mencionas o comando que tambem e feito por bombeiros.