12 junho 2007

Os ‘Poetas da minha terra’

Os ‘Poetas da minha terra’, livro de antologia poética, que será apresentado dia 22, pelas 21h30, no cine-teatro local, junta meia centena de poetas de São Brás de Alportel.

Uma obra inédita, que reúne poetas desde a geração de Bernardo Passos (pai), até aos autores contemporâneos. O livro, com cerca de 350 páginas, divulga a obra de poetas sambrasenses, na sua maioria, pouco conhecidos.

A iniciativa de Joaquim Manuel Dias, director do ‘Jornal Notícias de São Brás’, além de mostrar os textos mais conseguidos dos poetas, trará ainda fotografias e algumas palavras que identificarão os seus autores.

“Esta ideia nasceu nos encontros de poetas populares, que se queixam da dificuldade em dar a conhecer ao público, as suas obras”, explicou ao CM, Joaquim Manuel Dias, que reconhece “ter sido um trabalho moroso”, mas plenamente conseguido, só concretizado devido ao apoio da Câmara de São Brás de Alportel.

Entusiasta, confesso, de obras poéticas, Joaquim Manuel Dias foi buscar ao baú, quadras populares religiosamente guardadas, recolhendo ainda poemas publicados nos diversos jornais que existiram na vila.

“Depois de termos editado os poemas de António Rosa, estendemos agora esta iniciativa aos restantes poetas locais”, explica o responsável pela antologia.

A poetisa Maria José Fraqueza, responsável pelo prefácio da obra, lembra a edição, em 1983, dos poemas de Bernardo de Passos, o maior poeta sambrasense, mas também os nomes dos consagrados poetas Boaventura Passos e João Braz.

“O facto de alguém se ter lembrado dos poetas populares, que só conseguem ser conhecidos e divulgados através de jornais e revistas, deve merecer o nosso apreço”.

A poetisa analisa a antologia, considerando-a “harmoniosa”, num conjunto de autores com uma enorme variedade de estilos. “São poemas de agradável leitura, numa pluralidade de estilos e, tal como António Aleixo, poderia dizer que ‘a quadra tem pouco espaço/mas eu fico satisfeito/quando numa quadra faço/alguma coisa com jeito’.

Teixeira Marques in Correio da Manhã

5 comentários:

Anónimo disse...

que boa iniciativa assim conhecemos a nossa terra e os poetas que cotribuirao ao desolvivento da nossa cultura

ass :MDMA

Anónimo disse...

foste a pé ? ou foste com a 4L da camara municipal??

Anónimo disse...

que boa piada o anonimo se es coragoso dis quem és para eu rire melhor mas acho que ele foi a pé

ass: MDMA

Anónimo disse...

O que este gajo fáz só para ganhar dinheiro. De certeza que foi com a 4L e no periodo de trabalho da camara que é mais grave. Senhor presidente abra os olhos por favor!!!!!!

Anónimo disse...

desculpem gostaria so de informar a gerência que a foto tem uma nodoa...

com espinhas