08 junho 2007

Sanatório Vasconcelos Porto

Publicação reúne história do antigo Sanatório São-Brasense


“Um trabalho fulcral para reforçar a identidade de São Brás de Alportel” disse António Rosa Mendes, docente da Universidade do Algarve, sobre o livro “Sanatório Vasconcelos Porto São Brás de Alportel”, na sessão de apresentação desta obra.



Na sessão, decorrida no Salão Nobre desta autarquia, estiveram presentes, para além de António Rosa Mendes, a autora do livro, Cristina Fé Santos, o director-geral do Centro de Medicina de Reabilitação do Sul, Jorge Varanda, o presidente da Assembleia Municipal, José Correia Martins, Nogueira da Rocha, da Sociedade Portuguesa da História dos Hospitais, a presidente da administração do Hospital Distrital de Faro, Ana Paula Gonçalves, e o edil São-Brasense, António Eusébio.

A obra retrata a história de 70 anos do Sanatório São-Bransense, onde a autora, Cristina Fé Santos, faz um enquadramento da história do estado de saúde em Portugal, uma visão globalizante dos últimos dois séculos.

Para o director-geral do Centro de Medicina de Reabilitação do Sul, a obra “é das melhores” em termos gráficos, da história dos hospitais. E apesar de estar mais ligado ao presente, Jorge Varanda considera que o recente Centro de Medicina “é um património precioso” e “uma oportunidade extraordinária” de começar “uma nova história”.

Recorde-se, o sanatório funcionou como tal até 1991, sendo então integrado no Hospital Distrital de Faro. Posteriormente, foram realizadas obras de manutenção com vista a colocar aí o Serviço de Pneumologia, tendo continuado a funcionar com doentes do foro respiratório, na sua maioria. Só a 30 de Junho de 2002 é encerrado e a 1 de Junho desse ano, são iniciadas obras que o transformam no Centro de Medicina de Reabilitação do Sul.

Para além da apresentação da obra, foi também inaugurada uma exposição sobre o antigo sanatório, bem como realizada uma visita ao Centro de Medicina de Reabilitação do Sul.


Cristina Elói - Região-Sul - (ver noticia completa aqui)

1 comentário:

Anónimo disse...

quanto custou o terreno das piscinas?