14 setembro 2007

Bernardo de Passos

50.º Aniversário do seu Monumento

São Brás de Alportel evoca memória de Bernardo de Passos

A Sessão Comemorativa do 50.º Aniversário do Monumento a Bernardo de Passos, situado no Largo São Sebastião, em São Brás de Alportel, vai realizar-se no próximo sábado, às 10:00 horas.

A autarquia pretende prestar “homenagem a todos quantos ao longo dos últimos 77 anos, após a morte do poeta, têm contribuído para perpetuar a sua memória”.

Aquele que é considerado pela edilidade “o expoente maior da poesia são-brasense” faleceu a 2 de Junho de 1930, deixando “uma vasta obra literária e um percurso de vida singular, que ficariam para sempre guardados na memória das gentes da sua terra, que desde então o quiseram perpetuar”.

Na manhã de 15 de Setembro de 1957, o Largo de São Sebastião acolhia a homenagem ao poeta, com a criação de um monumento a Bernardo de Passos, projecto e direcção de obra do arquitecto Manuel Gomes da Costa e busto em bronze, criação do escultor Raul Xavier.

Também há que não esquecer, Maria Odete Leonardo da Fonseca que em 1954, colaborou na divulgação da figura de Bernardo de Passos, com o objectivo de angariar fundos para apoiar um movimento que pretendia erguer um busto a este poeta em São Brás de Alportel. O monumento foi inaugurado a 15 de Setembro de 1957.

Sem comentários: