30 junho 2006
29 junho 2006
Jornalismo do Cidadão - Água
Chegou o calor e com a possibilidade de o país vir a sofrer mais uma seca extrema, poupar água já não é apenas uma obrigação das autoridades - é um dever cívico de todos nós.
Contribuir para essa sensibilização é uma causa que o sbras.blog quer abraçar e para a qual pede a ajuda de todos. Vamos mostrar como poupar um bem que será cada vez mais escasso, mas vamos também denunciar situações de desperdício de água.
Se conhece algum caso de sistemática má utilização de água - como regas públicas a meio do dia ou fugas que nunca são reparadas - ou exemplos de poupança, envie-nos a informação ou mesmo fotografias ou material vídeo para nosso endereço de correio electrónico
28 junho 2006
‘jogador formado localmente’
"jogador formado localmente".
A Federação Portuguesa de Futebol informou recentemente em comunicado, que vai haver uma regulamentação a obrigar os clubes a inscreverem no modelo 143 (ficha técnica) um número mínimo de jogadores formados localmente. A interpretação inicial preocupou os clubes que não têm futebol de formação mas a AFA esclarece.De resto, o vice-presidente da Associação de Futebol do Algarve, Carlos Pereira, tem um artigo na Revista nº 3 da AFA a explicar o que é que a FIFA define como jogador ‘formado localmente’. “Para o efeito, entende-se ‘jogador formado localmente’ aquele que tenha sido inscrito na Federação Portuguesa de Futebol pelo menos durante três épocas desportivas entre os 15 e os 21 anos”.
Em breve, nos campeonatos distritais, serão dez os jogadores ‘formados localmente’ a mencionarem na ficha do jogo (modelo 143). Quanto à II e III Divisões nacionais, o número de jogadores nessas circunstâncias e a incluir na ficha de jogo, é de oito.
A Federação Portuguesa de Futebol emitiu este comunicado lembrando que os clubes podem inscrever livremente jogadores profissionais e amadores mas alerta que na época 2006/2007 (a próxima) os clubes têm obrigatoriamente de inscrever um número mínimo de jogadores formados localmente, profissionais ou amadores, nas fichas técnicas, documento que habitualmente chamada de ‘ficha de jogo’ mas oficialmente é o modelo 143.
Depois, para a temporada 2007/2008, a exigência quanto ao número de jogadores formados localmente e a inscrever na ficha de jogo, aumenta; Dez para II e III Divisões nacionais e 12 nas provas de âmbito distrital ou regional. Em resumo: Na época 2007/2008 qualquer equipa do distrital algarvio, por muitos jogadores experientes que tenha no plantel, terá obrigatoriamente de inscrever na ficha de jogo uma dúzia de atletas formados localmente, ou seja, repetimos, jogadores que tenha sido inscritos na FPF pelo menos durante três épocas entre os 15 e os 21 anos.
26 junho 2006
Maria dos Santos completou 102 anos
Maria dos Santos completou 102 anos no passado dia 3 de Junho. Na ocasião os familiares fizeram questão de leva-la até à sua habitação no Largo do Mercado, onde viveu quase até aos 100 anos, ali manteve durante quase meio século uma Mercearia/ Taberna, que encerrou em 1994 quando do falecimento do marido José da Silva Rosa. Aí se juntaram muitos familiares, filhos, netos, bisnetos e outros familiares numa pequena festa onde não faltou o tradicional bolo de aniversário.
Maria dos Santos embora com alguma dificuldade ainda se desloca, e revela relativa vivacidade pese embora tão provecta idade.
Utente do Lar da Misericórdia de S. Brás de Alportel onde é a mais idosa ,Maria dos Santos é também provavelmente a cidadã mais idosa do concelho de S. Brás de Alportel certamente um manancial de histórias e sabedoria, que já contam 102 Primavera.
25 junho 2006
Desfile de Moda em Pele de Cortiça
A matéria prima que assumiu enorme importância na história de São Brás de Alportel, na ascensão económica que motivou a elevação da então freguesia a concelho, surge agora, de forma inovadora, aplicada à indústria da moda, fazendo a simbiose entre o passado e o futuro.
No Palco do Cine-Teatro São Brás, a beleza vai desfilar em acessórias e vestuário de cortiça, assinados pelos estilistas Bruno São Vicente e Laura Martins, numa produção PELCOR. A pele da cortiça apresenta-se em novas conjugações que prometem surpreender e adaptar-se a um uso quotidiano.
O desfile tem início pelas 21h30, no próximo dia 25 de Junho, dividido em 2 partes: 1ª Parte, com Acessórios em pele de cortiça e uma 2ª Parte, dedicada à Roupa em pele de cortiça.
No palco vão desfilar como modelos principais: Dânia Neto e Paulo César (actores da novela “Morangos com Açucar”, onde interpretam as personagens “Maria” e “Fred”), vestidos pelos estilistas: Bruno São Vicente e Laura Martins.
Apresentada a público pela 1ª vez, esta colecção é uma inovação, que resulta da mistura da pele de cortiça com outras matérias, que lhe conferem a versatilidade, para um uso quotidiano.
Os bilhetes estão à venda, a partir de dia 20 de Junho na Tesouraria da Câmara Municipal.
E nós vamos pagar para ver uma colecção que daqui a duas semanas podemos ver (gratuitamente) expostas em montras por todo o mundo?...
Óbitos superam natalidade
Feitas as contas aos últimos números do Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos ao ano de 2004, conclui-se que a maioria dos concelhos da região apresentam uma taxa de crescimento natural negativa.
Segundo os números do INE, as situações mais preocupantes ocorrem nos concelhos de Alcoutim (87 mortes para 14 nascimentos) e Monchique (130 para 31). Contas feitas, se este ritmo se manter, estes concelhos ficam completamente desabitados em 48 e 55 anos, respectivamente!!!
Outros concelhos onde o saldo natural é negativo são Aljezur (81 óbitos para 49 nascimentos), Castro Marim (108 para 45), São Brás de Alportel (153 para 106), Silves (455 para 370), Tavira (354 para 223), Vila do Bispo (79 para 47) e Vila Real de Santo António (208 para 193).
Em relação à diferença entre o número de mortes e nascimentos registados em 2004, o concelho de Tavira aparece isolado no topo da tabela, com uma perda de 131 habitantes no total. Logo de seguida, surgem os municípios de Monchique (99) e Silves (85), São Brás de Alportel contabiliza uma perca de 47 habitantes.
Convêm ainda relembrar que estes números apenas se referem à diferença entre os nascimentos e os óbitos ocorridos.
24 junho 2006
Admissão Pessoal - Biblioteca Municipal
Para mais informações consulte o Diário da República ( n.º 114, III Serie, 14 de Junho de 2006, na página 11574), as candidaturas podem ser formalizadas até ao dia 28 de Junho.