13 maio 2006

4… De Câmara Municipal

O presidente, Eng.º António Eusébio desagradado com as “insinuações” referidas na peça “Demolição Absurda” exige publicação dos seus esclarecimentos sobre a matéria. Assim, dois meses, muita polémica, algum mau estar e muito pensar depois a câmara municipal faz saber o seguinte:

Ponto1 – “A demolição do edifício n.º 16 da Rua Serpa Pinto teve única e exclusivamente a ver com razões técnicas, pois ameaçava ruir, facto que significava um rico para a segurança de pessoas e bens no local.”

Todos temos presente que a casa era constituída por 3 partes (a casa n.14, o armazém n.16 e a ruína n.18), foi próprio António Eusébio que afirmou isso em directo na televisão, admitindo a ruína poderia cair, isso não explica a destruição por completo do armazém, especialmente depois de reconhecer que estava a ser usado!...o sr. presidente continua a esconder-nos algo?!)

Ponto 2“A CM repudia as insinuações que a demolição esteja de algum modo ligada a quaisquer negócios com pessoas colectivas ou individuais, e mais esclarece que:

a) A loja situada na Avenida da Liberdade Lote 8, foi cedida à autarquia pela firma Infrabarra, Lda. a título de área de cedência, conforme o previsto na Lei, resultado da edificação pela empresa do Lote 8, e que nada tem haver com a demolição em causa.”

(deixe lá ver se o entendemos bem sr. Presidente, a câmara em troca da edificação do Lote 8 recebeu uma loja?... a modos de quê?... então e o apartamento?... e a Câmara não deu nada em troca é isso?... não entendemos, desculpe!)

b) Também não corresponde à verdade que a demolição tenha a ver com qualquer negócio com alegados proprietários de parcelas onde se situava o edifício demolido, uma vez que o mesmo se situava em terrenos municipais mais concretamente:

i. Uma parte do edifício situava-se no Lote 1 junto à Rua Serpa Pinto pertencente ao domínio privado municipal desde 1996 livre que qualquer ónus ou encargos, como área de cedência resultante do Alvará de Loteamente n.º 2/92”

ii. A outra parte do edifício, situava-se na área circundante ao referido Lote 1 pertencente ao domínio público municipal também como área de cedência resultante do mesmo Alvará”

Isto é mesmo para ninguém entender! Quando foi que António Eusébio descobriu que afinal os edifícios demolidos eram seus?... Porque não disse isto na televisão e ao Jornal de Noticias quando lhe pediram explicações, em vez de lamentar o lapso primeiro, e depois garantir que tinha autorização da senhoria?... Aqui está muita coisa mal contada, dois meses depois ao que parece o edifício demolido afinal estava em terrenos da câmara e mesmo não tendo que o fazer, ainda teve a gentileza de escrever a senhoria (?) para pedir a demolição do mesmo… e a senhoria deu autorização para demolir um armazém que sabia arrendado?... sem nada em troca?... Definitivamente esta Câmara é uma simpatia. Tão simpática que cada vez que emite um Alvará recebe, a titulo de cedência, uma loja, um apartamento ou uma casa!...

Mas vamos realmente ao que interessa, e o que interessa não foi esclarecido pelo sr. Presidente:

Que realmente se passou com a demolição do armazém? O sr. Presidente, afirmou na comunicação social que a firma encarregue da obra de reabilitação na Rua Serpa Pinto, o alertou para existência da a ruína e sugeriu a sua demolição, que veio a acontecer após ter sido solicitado autorização às pressas via fax à senhoria, proprietária da ruína e armazém. Esta, segundo António Eusébio respondeu positivamente (à demolição do armazém que sabia arrendado?). Disse também que lamentava o sucedido com armazém, pois desconhecia a existência dele e do seu arrendamento a terceiros, mas nunca nos explicou porque ordenou que a demolição continuasse após ter sido informado sua existência, o que aconteceu ainda o armazém tinha as quatro paredes. Agora que está demolido nem a camara nem a senhoria falam da possibilidade de erguerem um novo e seguro armazém. (a senhora fica sem armazém, perde o terreno para a câmara e não quer ou não lhe foi dado nada em troca?!... a titulo de cedência por exemplo)

Entretanto, por iniciativa do arrendatário do armazém, dá entrada no ministério público queixa crime contra, entre vários, a câmara municipal, e de pronto é dada ordem à câmara municipal para recolher o entulho resultante da demolição do armazém por forma ao tribunal apurar os danos causados pela câmara municipal. António Eusébio reconhece os danos causados (ou não reconhece?!) e em conjunto com o arrendatário tentam apurar o valor da mais que certa indemnização a pagar (que por certo não serão mais que 10% dos tais 5oo mil euros que se falava) a decidir pelo tribunal.

Agora dois meses depois, António Eusébio exige a publicação de esclarecimento, onde confirma a prática da cedência de lojas e/ou terrenos por parte das firmas e/ou particulares em troca de alvarás de loteamento, tudo estritamente dentro da lei.

A revelação destas praticas deixam a possibilidade de se especular sobre a existência de mais destes negócios legítimos. E se não se confirma que o “negócio” da loja do Lote 8 na Avenida tenha alguma coisa a ver com a demolição, fica a possibilidade legitima e legal de haver outro destes “negócios” de cedência para o loteamento do Lote 1 da Rua Serpa Pinto com quem quer que seja que o vá fazer. Com possibilidade, mais uma vez legitima e legal da senhoria também poder ter parte nestes negócios de cedência!... Tanta especulação leva-nos a considerar que a demolição possa ter promovido um "despejo forçado"....Está tudo por esclarecer!

Mas a revelação mais surpreendente deste esclarecimento camarário acaba por ser a “descoberta” que afinal que os terrenos onde se situavam o armazém e a ruína são da câmara municipal, tendo sido cedidas sem encargos em um daqueles “negócios” lícitos em troca de um alvará de loteamento. O que faltou mesmo saber quem era o titular do Alvará de Licenciamento 2/92 que cedeu o terreno (lote 1 da Rua Serpa Pinto e zonas circundantes) e onde se vai situar o loteamento licenciado com o alvará 2/92?... não será a firma Infrabarra ou outra ligada ao empresário Pedro Cavaco, perguntamo-nos?... também gostariamos de saber qual era a area do lote 1, pois fala-se que este englobava toda a ruina (n.18 da Rua Serpa Pinto) e cerca de dois metros do armazém (n.16 da Rua serpa Pinto), a ser verdade fica ainda outra pergunta no ar... como é isto possivel?...

Enfim, este esclarecimento revela bem o desconcerto que reina na câmara municipal em relação ao assunto da demolição, pouco habituados a pressões, este é o produto de mais uma das impulsivas necessidades para arranjar explicações demagogas e populistas na tentativa de controlar a opinião pública são-brasense… Simplesmente vergonhoso!… e depois ainda admiram-se que se façam “insinuações” a sua actuação... francamente!

Vai ser necessário muito mais que isto para a Câmara Municipal fazer desaparecer o maior desacerto dos 5 anos que António Eusébio assumiu a presidência

Chamem a Policia, os são-brasenses exigem o cabal esclarecimento desta história!


NOTICIAS ANTERIORES:
DEMOLIÇÃO ABSURDA - ACTUALIDADE
DEMOLIÇÃO ABSURDA - EM "O SAMBRASENSE"

DEMOLIÇÃO AS ACUSAÇÕES - EM "O SAMBRASENSE"
DEMOLIÇÃO NA RUA SERPA PINTO
DEMOLIÇÃO POR LAPSO ENGOLE MEMÓRIAS DE UMA FAMÍLIA

46 comentários:

Anónimo disse...

Assumo a minha candiadtura à câmara municipal nas próximas eleições autárquicas.
Já estou a esfregar as mãos de contente...
Ora bem, quem construir uma loja, dá à câmara um bloco de apartamentos, a câmara vende-os, junta umas massas, com essas massitas arranja uns caminhitos, arranja mais uns tachos para a malta, fica tudo contente, eu ganho novamente as eleições e por aí a diante...
Esqueçam aquela ideia parva minha, que eu deixei aqui no blog, de pagar as indemnizações a uma parte do pessoal da câmara e mandá-los para a rua.
Bah!
Isso são ideias de quando estou com os copos!
Não liguem!
Eh! Eh!

Ass: Fiquem Bem!

Anónimo disse...

isto é surreal!
Será que é mesmo habito a cedencia de lojas, apartamentos ou casas?
Não estou a ver os construtores civis como o Moita ou o Gago ou mesmo o Cavaco a darem sem razão aparente lojas e apartamentos em troca de alvaras de loteamento!
Que estará por trás disto afinal?
Estes esclarecimentos a que Eusébio se está a prestar estão a trazer mais duvidas que esclarecimentos!
Os autores do blog numa coisa tem razão.
CHAMEM A POLICIA... que esta história está mal contada.

ass: Social(ISTA) Democrata

Anónimo disse...

vai-te servir de muito chamar a policia!
Vê-lá se o Sargento ainda te leva preso por estares a contrariar o presidente!
he! he! he!

Anónimo disse...

jA AGORA O sARGENTO TEM K DEFENDER O PRESIDENTE K LHE ARRANJOU UM EMPREGOZECO PARA A MULHER.....hA TANTA GENTE COM CURRICULUM A CONCORRER E JA AGORA COM HABILITAÇÕES LOGO ESSA SENHORA É K FOI ESCOLHIDA. jA AGORA k CONCURSO FOI ABERTO PELA CAMARA A PEDIR FUNCIONARIOS ALGUEM SOUBE ALGUMA COISA? JA AGORA QUAL O RESULTADO E KUAL O CRITERIO DE AVALIAÇÃO DOS CANDIDATOS AO EMPREGO? KEM SOUBER K RESPONDA POR FAVOR EU GOSTAVA DE SABER E SÓ POR ISSO É K PERGUNTO CLARO... nA PROXIMA CONCORRO A NÃO SER K OS REQUESITOS OBRIGUEM A SER CASADA COM gnr ou sargento.ah ah ah

Anónimo disse...

COmentario muita louco e muito interessante não sei responder a essas perguntas mas se ligar para a GNR ou para a camara sou capaz de não ficar a saberHE HE HE! porke não reuno todos os documentos para fazer a pergunta, o pior é eles reunirem todos os documentos para dar a resposta! percebeste????!!!!!!

Anónimo disse...

lololol ... fantastico ...
estou a gostar , por aqui dizem se muitas verdades !!!

Anónimo disse...

ta a tornar-se mesmo um blog à séria! e agora sr.presidente? e agora sr. comandante? VÃO acabar com o BLOG? Issto quem anda a chuva molha-se......

Anónimo disse...

Acabar com o blog ?e se o blog for sediado em espanha como é que fazem ?ou em Marrocos? de toda a maneira para saber as verdades nem que tivesse de criar um blog no inferno ,faria-o com prazer...e de toda a maneira eles podem fechar este hoje,amanha abrem-se dois noutro lado ...força bloguistas deem-lhe p'ra frente até rachar !!!

Anónimo disse...

Olha eles nem aparecem para se defender. Claro vamos em frente e eles k se aguentem se puderem....

Anónimo disse...

realmente é verdade a esposa do Sr. Sargento Rodrigues está a trabalhar na câmara e segundo se diz é tão boa funcionária que já foi promovida a secretaria a Srª Vereadora da Educação. Vamos ver se agora o Sr. presidente tem coragem de dizer que vai fechar a escola nova por falta de auxiliares, quando abre novas carreiras "lugares" na câmara.

Anónimo disse...

Afirmo: Sou candidato à Câmara municipal de S.brás de Alportel nas próximas eleições.
Pergunto: Quem se quer juntar a mim

Esse gajo aí do "Fiquem Bem!" que se cuide!... A câmara vai ser minha e não tua! Ih!ih!

Para quê exigir um bloco de apartamentos em troca por uma loja construída.
O Déficit é uma instituição da democracia Portuguesa. Há-que mantê-lo, por isso EU prometo que vai haver tachos para todos . Que se lixe lá o ministro e o raio que o parta.

Só tenho que arranjar um partido que apoie a minha candidatura.

Contactem-me via blog todos aqueles que querem fazer das fábricas velhas de cortiça de S.Brás umas fábricas de tachos.

Aproveitem a ideia daqueles trens de cozinha em que os tachos estão todos monatados em cima das tampas.
Faz-se cá um comboio...

EhEh

Ass: Rebéubéu

Anónimo disse...

Força e ainda falta algum tempo para as próximas eleições!o Eusébio é um homem com charme mas isso não o vai safar na proxima.....

Anónimo disse...

Meu Deus. Nunca pensei que houvesse este tipo de corrupção no meu concelho.E o Antonio Eusebio anda metido nisso, não posso acreditar. FG

Anónimo disse...

porque não não ? o que o faz crer k ele é melhor k os outros? se fosse pelo menos não tinha admitido a mulher do sargento para a camara para um lugar onde concorreu mta gente e com mais e melhores habilitações, isto é lastimavel.No melhor pano cai a nodoa......

Anónimo disse...

A camara municipal de S. Brás de Alportel ja tem jornalist particular só falta de por um autocolante a dizer "press" na renault4L!!!!

Anónimo disse...

O pintor da camara em vez de estar a pintar as paredes ele esta no café dele com a mulher a servir bicas é uma vergonha o Eusébio não diz nada porque tem os cafés a borla...

Anónimo disse...

SIM HA POUCOS DIAS OUVI NO CAFÉ ALGUEM A COMENTAR QUE A " SARGENTA " ENTROU PARA LÁ COM CUNHA . ERA PESSOAL DA CAMARA K EM JEITO DISCRETO ESTAVA A DIZER QUE ELA PARA O TEMPO QUE TINHA DE CASA ERA DE NARIZ EMPINADO E QUERIA MANDDAR EM TUDO.

fiquem bem

Anónimo disse...

cafés à borla???
esta gente tá toda louca!!!!

Hei, o quê que fumas?... isso deixa-te muito louco! devias parar!!!!

café à borla?! he! he! he!

ass:Social(ISTA) Democrata

Anónimo disse...

e n so

Anónimo disse...

Que eu saiba nem fuma tabaco ele ja nasceu assim..

Anónimo disse...

Alto aí!

Estou a escrever para o anónimo que mandou um comentário para o blog às 00:13h do dia 18 de MAio.

O senhor está a usar o meu pseudónimo...

Eu sei que é um preço a pagar pelo anonimato e por não perceber muito de computadores.

Meu amigo, peço-lhe educadamente que comece a assinar os seus cometários com outro nome SE FAZ FAVOR.

Ass: Fiquem Bem!

Anónimo disse...

Afinal kem é k bebe café a borla e onde?????ta a ficar confuso

Anónimo disse...

jà agora quem é o pintor da camara ?

Anónimo disse...

Esta renault4l Branca da camara de sba vai levar novos autocolante a dizer "PRESS" no parabrisa assim é mais fixe porque pode fazer comcurancia ao jornal "Correio da Manhã"

Anónimo disse...

ao que parece é assim:
o presidente montado na 4L da camara, que diz PRESS no parabrisas porque tá emprestada ao noticias de s.braz, vai com o palaio ao café do pintor da camara beber a bica porque é de borla! a bica e não só...

Este pessoal tá todo doido. andavam marafados para malhar o homem. ontem era o máximo... hoje já dizem tudo!

Com as cenas que se tem descoberto com a historia da demolição é dificil escapar das porradas! he! he!

ass: social(ISTA) Democrata

Anónimo disse...

ALGUEM ME DIZ ONDE É O CAFÉ DO PINTOR? K CAFÉ É ESSE?

Anónimo disse...

Realmente toda esta historia não esta muito bem contada.das duas uma. ou o eusébio não sabe o que diz ou não diz o que sabe.certo, certo é que este tipo de desconfianças não ajuda nada.

Anónimo disse...

é o café "Arcos" na zona velha...

Anónimo disse...

também existe mesmo um apartamento metido no negócio?? isto é mesmo verdade?

Anónimo disse...

dizem que a malta da camara municipal tem desconto no café é sou dizer o nome

O preco de tabela:



Eusébio está _ISENTO


A Rainha dos Machado _15% de desconto.

E o resto da malta 10% de Desconto.



A promação é até ao dia 1 de Junho DIA DO CONSELHO DE SÃO BRAZ DE ALPORTEL..

Anónimo disse...

EM KUAL DOS NEGOCIOS? ELES JA FAZEM TANTOS SE FOR MAIS EXPLICITO NOS AJUDAMOS.

Anónimo disse...

o apartamento è no mesmo predio tudo à borlix ?

Anónimo disse...

eu acho que o apartamento deve ser no predio do Dr. Mouzinho, assim a contrução continua (eu acho Bem, pois seria triste deitar aquilo abaixo) mas o Presidente fica com um t3.

Anónimo disse...

ou um t4

Anónimo disse...

Anda mesmo mal aconselhado sr presidente, é porcaria atras de porcaria. o que lhe terá dado para usar o direito de resposta com um texto tão ... merdoso!
Já ninguém acredita mais nada de si, neste assunto da demolição! infelizmente...


Zé do Poço

Anónimo disse...

E nos outros tb não, construir uma boa imagem é dificil -destrui-la é facil. Lamento mas agora tá ja muita coisa na jogada, para conseguir dar a volta por cima não vai ser facil, alias nada facil ker keira ker não.

Anónimo disse...

A Camara tá podre sim podre cheira mal, Sr. Presidente não havia necessidade de se queimar por tudo o k se fala, k necessidade tinha em colocar a SARGENTA a trabalhar na Câmara? ele nem sequer é uma mulher atraente senão até entendia, mas assim sr. Presidente, não havia necessidade.
Com a destruição do predio até entento pode sempre ganhar ali a tal PENTHOUSE mas a mulher do SARGENTO, não havia necessidade porra.

Ass.A. LIBERDADE

Anónimo disse...

e destruir o armazem sem dó nem piedade o senhor Presidente não compreendo olhando para si só dá para ver integridade, iteligencia que é um homem bonito charmoso explique-me se puder e quiser como é que o levaram a enrrolar-se desta maneira? provavelmente sabe melhor que cada um de nós k por vezes os valores não são quantificaveis, não há preço para eles. Sei que não preciso de lhe dar nenhum exemplo.

Anónimo disse...

BOA AFINFEN-LHE AÍ K ELES GOSTAM. SE NÃO NÃO SE METIAM NA M****.

Anónimo disse...

O café Arcos é cá um ninho estive lá e as bicas não são cara o lugar é dicreto enfim..........

Anónimo disse...

HÁ ALGUM CIBER CAFÉ EM SÃO BRAS?

Anónimo disse...

Não, claro que não quanto menos acessos a net melhor. Assim quanto mais ignorantes melhor.

Anónimo disse...

Então e novidades não há?

Anónimo disse...

Há sim mas ainda não contaram, vai ao tema do passeio dos jipes pela serra do Caldeirão .

Anónimo disse...

Querem saber o que é um "ninho " vão tomar café ao bar da biblioteca, aí sim é um ninho !!! Há lá de tudo, fala se de tudo e principalmente de todos/as, ha para todos os gostos. Eu já lá estive mas nunca mais voltei , o veneno era tanto que apanhei urticária ...

Anónimo disse...

Isso é porque não vas ao "ervilha", é a nata e o jet set de são brás e arredores.
Lá falasse mas de modo discreto e baixinho, como convem.