20 maio 2006

O fim do Futebol Sénior São-brasense!

Quem não se dedica à formação tem os dias contados.

Os novos regulamentos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ditam o fim do futebol sénior são-brasense como nós o conhecemos, os clubes que não se dedicam à formação tem os dias contados.

Face a esta alteração de regulamentos a UDR Sambrasense e GDR Machados vêem-se numa posição desconfortável do ponto de vista da manutenção em competição das suas equipas seniores, já a Sociedade 1º Janeiro, única a possuir formação é também a única que não tem equipa sénior.

Assim caso não sejam reformuladas as estratégias desportivas concelhias o futebol sénior são-brasense está à beira da extinção.

Extinção dos Machados.

A extinção do Departamento de Futebol do GDR Machados parece inevitável. A vitalidade desta associação noutros tipos de acção possibilitam a extinção do futebol mantendo mesmo assim uma Associação forte, viva e com actividades anuais que grande interesse.

Já o caso da UDR Sambrasense é um pouco diferente, para evitar a extinção do futebol sénior, basta-lhe formar o escalão juvenil, uma vez que já possui juniores. Isto possibilitaria ter jogadores que vindos dos juvenis chegassem à equipa sénior com pelo menos três épocas no clube, cumprindo assim os regulamentos da FPF.

A Sociedade 1º Janeiro é indiferente a estas alterações, no entanto e do ponto de vista dos jogadores existe sempre a possibilidade de estas alterações condicionarem mais tarde o seu acesso ao futebol sénior.

Fusão a solução?

Nesta perspectiva surge a possibilidade de a UDR Sambrasense e a Sociedade 1.º Janeiro terem que se “juntar” a fim de manterem os seus escalões de formação e a sua equipa de futebol sénior.

Com a fusão da União e Sociedade e a extinção do futebol dos Machados com o que ficávamos? Ficávamos com 1 Clube de futebol, 1 campo relvado, 1 pelado p/sénior e 2 pelados p/iniciados, 1 equipa sénior, 1 juniores, 1 juvenis, 1 ou 2 iniciados, 1 ou 2 escolas… cerca de 150 atletas e umas infra-estruturas adequadas.

Passará por aí o destino do futebol São-brasense? Não sabemos, mas poderá ser assim, alguma coisa terá que ser feita. É sem duvida o fim do futebol sénior em São Brás como nós o conhecemos.

Clubes obrigados a investir na formação
In: Algarve Desporto

Clubes que não se dedicam à formação, por regulamento da FPF, vão ter os dias contados. Em comunicado (Nº 397) a Federação Portuguesa de Futebol, lembra que existe uma regulamentação a obrigar os clubes a inscreverem no modelo 143 (ficha técnica) um número mínimo de jogadores oriundos dos escalões de formação.

Para o distrital, são dez os jogadores oriundos do futebol jovem do próprio clube a mencionarem na ficha do jogo (modelo 143). Quanto à II e III Divisões nacionais, o número de jogadores formados no próprio clube e a incluir na ficha de jogo, é de oito. Cita o comunicado que se entende por jogadores dos escalões de formação do clube “aquele que tenha sido inscrito na FPF pelo menos durante três épocas desportivas entre os 15 e os 21 anos de idade”.

A Federação Portuguesa de Futebol emitiu este comunicado lembrando que os clubes podem inscrever livremente jogadores profissionais e amadores mas alerta que na época 2006/2007 (a próxima) os clubes têm obrigatoriamente de inscrever um número mínimo de jogadores formados localmente, profissionais ou amadores, nas fichas técnicas, documento que habitualmente chamada de ‘ficha de jogo’ mas oficialmente é o modelo 143.

Depois, para a temporada 2007/2008, a exigência quanto ao número de jogadores formados no clube e a inscrever na ficha de jogo, aumenta; Dez para II e III Divisões nacionais e 12 nas provas de âmbito distrital ou regional. Em resumo: Na época 2007/2008 qualquer equipa do distrital algarvio, por muitos jogadores experientes que tenha no plantel, terá obrigatoriamente de inscrever na ficha de jogo uma dúzia de atletas oriundos dos escalões de formação. Posto isto, quem não investir no futebol jovem, dificilmente poderá competir no escalão sénior.

Mas não é só no futebol amador que esta regra se aplica. Também o futebol profissional terá de cumprir com o que foi aprovado em Assembleia Geral da FPF no passado dia 13 de Maio, os seja; a inscrição na ficha de jogo de quatro jogadores formados no clube na época 2006/07, seis jogadores na temporada 2007/08 e oito jogadores na época 2008/2009.

Contudo, e sem prejuízo para os clubes, a FPF mostra alguma sensibilidade explicando que “face à necessidade de período de transição, para aplicação plena desta norma, na época 2006/2007 não se aplicará o disposto no número dois deste artigo”.

COMUNICADO OFICIAL FPF n.º 397 de 17.05.2006 (para ver clica aqui)

28 comentários:

Anónimo disse...

Se a solução é fundirem-se... então fundam-se todos!!!!

mas não vais ser facil, ninguém vai quer perder a sua identidade, o seu patrimonio e todas as pequenas coisas que alcançaram com os seu trabalho... Vamos ver!! a ser verdade isto, os clubes de futebol tem mesmo que ser repensados...

-->judas<--

Anónimo disse...

Estão tramados União
Agora o melhor é semear batatas na relva
Senior só sem gastar na formação era bom
Unificação nunca

Anónimo disse...

Não estou a ver os clubes chegarem a um acordo para se unirem em prol de são brás e dos praticantes de futebol...

Olha... se chegarem a um acordo eu sou A FAVOR!... venha de lá menos equipas e melhores condições é o que São Brás necessita.


-->judas<--

Anónimo disse...

Afinal o que tem acontecido de POSITIVO nestes ultimos tempos em São Bras?

Anónimo disse...

A notícia aqui apresentada está errada e não tem qualquer fundamento. O documento emanado pela FIFA entende que "jogador formado localmente" se refere a jogadores inscritos na federação do próprio país e não do clube.
--------------------------------

... esperamos que tenha razão sr.presidente!... cá estaremos para o apoiar....

Anónimo disse...

No comunicado da FPF é claro que jogadores dos escalões de formação é “aquele que tenha sido inscrito na FPF pelo menos durante três épocas desportivas entre os 15 e os 21"

Agora, não faz muito sentido a aplicação desta norma se assim for!...
o que pretende a FPF?... proteger o futebol portugues dos estrangeiros?... agora? 10 anos depois da Lei Bosman?...

Do ponto de vista do futebol amador dos campeonatos distritais é um absurdo!...

Fazer uma norma que obriga equipas como os Machados ou o Sambrasense inscrever nas fichas de jogo pelo menos 10 jogadores que tenham jogado futebol federado em qualquer clube do pais é tolice, pois isso acontece em 99,9% das equipas que disputam os campeonatos distritais...

Agora se a FPF pertende com esta norma proteger os escalões de formação, o que já faz algum sentido, não me parece que o tenha feito da maneira mais clara e explicita...

Teremos que esperar para ver onde a norma 397 nos leva!

JMC

Anónimo disse...

O Sr. JMC diz uma coisa que faz sentido:

"Fazer uma norma que obriga equipas a inscrever nas fichas de jogo pelo menos 10 jogadores séniores que tenham jogado futebol federado durante 3 anos em qualquer clube do pais é tolice, pois isso acontece em 99,9% das equipas que disputam os campeonatos distritais..."

Eu também li o comunicado e não entendi lá muito bem o que a Federação quer dizer. Enfim...

Anónimo disse...

Os meus atletas podem ser Patalargas, Rebimbós, mas dificilmente fazem interpretações tão absurdas e ignorantes de uma lei tão simples.
------------------------

Já pareces o Eusébio a falar!!!!
Populista e Demagogo! hehehehehehe!

ass. Social(ISTA) Democrata

Anónimo disse...

Eduardo,

não vale a pena estares a chatear-te com os comentários que aqui aparecem! pois eles não passam disso mesmo comentários!

Muitos dos que te apoiam (eu incluido) não necessitam andarem toda a hora a dizer que estás bem, pois contarás com o nosso apoio sempre se defenderes os interesses do Clube em primeiro lugar e acima de qualquer suspeita!

Se olhares para o lado bom das coisas verás que comentários negativos que por aqui foram apareceram serviram para unir a equipa e dirigentes... Isto é verdade, o Sambrasense apesar de ter perdido estes três ultimos jogos, foi dentro de campo uma equipa lutadora e unida como não a tinhamos visto até então... por isso fez-lhes bem ouvirem as criticas.

Tens que tirar as coisas boas da vida e esquecer as más. não te esqueças que vivemos numa terra onde cada um que aparece para apoiar aparecem 10 para criticar. S. Brás é assim! infelizmente!

Não entendo contudo o convite que me é feito (pois eu não faço parte da AJS) acho que deverias falar com o Pedro se é isso que te propões... No entanto parece a mim que a sentar à mesa para debater o futebol em s.brás deveria ser feito com a Sociedade e os Machados, além da AJS (se é que o fut sala) também entra nesse assunto... e entre todos resolverem a qustão do futebol de forma a que o unico beneficiado seja os praticantes deste desporto no concelho.

Assim todos ficariam a ganhar.

Um abraço
ass. Social(ISTA) Democrata

Ps- não te chateies amigo, retira dos comentários apenas o que te ajudar a melhorar a União e deixa o resto da mão.

Anónimo disse...

parabens sr.anonimo pela interpetação que o sr.faz do c.o. f.p.f. nº397!!!!!!!e ja agora descobri alguem especialista em fusões e extinções...inteligencia rara.....possivelmente nunca criou nada para que pusesse extinguir..os inocentes são mais felizes.mas eu nao kero ser inocente.....

Anónimo disse...

o anónimo que fez a interpertação do 397 assina JMC ou seja eu.

por isso deixe que lhe diga:
Inteligencia rara a sua, quando num comentário que faz uma leitura pessoal de um regulamento da FPF conseguiu encontrar "alguem especialista em fusões e extinções"...

Você não leu o meu comentário (provavelmente nem o C.O.), veio para aqui com ideias feitas (que não as suas evidentemente e está a confundir o meu comentário com o artigo escrito pela gerencia do blog e ainda se dá ao luxo de se inocentar?...

Você é mesmo um inocente, desculpe que lhe diga...

Da próxima vez tente comentar as noticias do blog em vez de tentar criar conflitos com os outros... ou você é daqueles que vem para aqui à procura de barraca e do mal dizer...

JMC
Gestor e Empresário

(...é verdade tenho mesmo alguns conhecimentos em fusões e extinções!)

Anónimo disse...

sr jmc li o c.o. antes da sua publicação no algardesporto que foi a sua fonte........e ha muitos anos que comunico com as minhas ideias........possivelmente o sr. estava na frente de um espelho quando tirou essa conclusão....e seja o sr. quem quer que seja nada me interessa isso........1º tente criar algo para depois poder extinguir........que aquilo que os outros criaram o sr. nao tem capacidade para extinguir!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

sr. anónimo

você saia do sol homem... está a ficar com os miolos queimados!!!

Onde raio você leu que eu quero extinguir alguma coisa!!!!

A sua conversa é de malucos! Já nem sei o que lhe diga... por favor... volte a ler a minha interpretação do documento... leia devagarinho, pode ser que consiga entender o que está lá escrito...

Já entendi que você está chateado com a possibilidade da extinção do futebol dos machados... mas eu não tenho nada haver com isso, homem!!!!! vá-lá ler o comentário outra vez... obrigada.

JMC

Anónimo disse...

Sr. Eduardo,

Queremos agradecer o seu “convite”, que amavelmente teremos que recusar.

Por 2 razões, primeiro porque não vemos qual poderia ser a nossa participação num debate entre as Direcções da AJS e da UDRSambrasense com vista a “abordar frontalmente os problemas que vos dividem”, em segundo porque como é obvio nós queremos manter no anonimato que tanta gente faz questão de nos querer retirar.

Aproveitamos esta oportunidade, para lhe reiterar que a gerência deste weblog, não anda aqui para “lixar” o Sambrasense ou seja lá quem for. Nós também somos são-brasenses sabemos o que se diz e a quem se atribui a gerência (apenas não confirmamos ou desmentimos porque a busca pelo(s) responsável(eis) tem ajudado a manter o nosso anonimato) mas por isso também sabemos das “verdades” que circulam por aí e que lhe possam ter chegado “aos ouvidos"...

Atendendo que a “verdade” é tudo aquilo em que queremos acreditar, entendemos perfeitamente a sua preocupação.

Este é um “blog” onde são transcritas algumas notícias sobre o nosso concelho e tem como principal intuito trazer visitantes à nossa página e é isso que tentamos fazer usando e tratando a informação disponível (um pouco à semelhança dos jornais locais, com a diferença que nós podemos fazê-lo sem ter receio de ficar sem o subsidio camarário de apoio à actividade).
Como não temos publicidade, apostamos por artigos “fortes” e “polémicos” de modo a deixar no leitor a tentação de voltar ao “blog”, nem que seja para saber “o quê que estes gajos arranjaram agora!”.

Já os comentários (opinião/desabafo de quem nos visita), não são mais do que aquilo que as pessoas pensam, (talvez inerente a sociedade sambrasense) infelizmente mais rapidamente se critica do que se enaltece… não poucas vezes estes são também o que se comenta nas esquinas e nos cafés acerca dos diversos assuntos. Aqui só há uma diferença, você fica logo a saber o que dizem ou pensam de si ou dos seus jogadores (no caso da UDRS)...

O mal estar causado pelos comentários apenas existe porque as pessoas sentem a necessidade de atribuir a culpa a alguém, em vez de procurar a solução.

Ainda no caso particular da UDRS durante esta fase final do campeonato tivemos o cuidado de noticiar os jogos do Sambrasense com o fim de levar as pessoas a ir ver os jogos e dar o apoio (no campo) aos jogadores e à equipa, especialmente numa altura que necessitavam, o resultado foi o que você viu…

Para terminar, Sr. Eduardo, se porventura quiser a nossa participação/colaboração, dentro daquilo que fazemos: “jornalismo do cidadão” teremos o maior prazer em divulgar o “frente-a-frente” e o resultado das negociações entre a UDRS e a AJS e todos os outros que achar por bem estarem presentes nesse debate.

Att. a gerência

Anónimo disse...

A união quer mandar em todos os clubes por ter um relvado mesmo as custas das extinções dos outros o que parece impossivel pois existem Clubes com mais tempo que a União por isso Ex Direcção dos que desceram e queriam subir pense no seu clube e largue os outros.
e mais não se meta com os outros ,trabalhem e deixe, os outros trabalhar
Vamos a dados concretos Vex só se preocuparam com os Velhos do Restelo os miudos Juniores que se deviam orgulhar porque não fizeram mais porque a direcção não permitiu e só pensou nos seniores e deixou-nos entregue aos bichos
Resumindo é para isso que querem junção tirar aos miudos e dar aos velhos do restelo a ganharem por mes a tal conta Sr Eduardo.
Pense bem o que fez no seu mandato

Anónimo disse...

Eduardo,

já ententi onde queres chegar... É notório o burburinho que anda a volta do blog! já ouvi tantas teorias que já nem me atrevo tentar adivinhar quem faz o quê e porquê!...por isso não admira que estejas a ficar chateado!

Desculpa amigo, talvez se a oportunidade se apresentar continuaremos esta conversa olho no olho, até lá vou ter que manter "anónimo".

Um abraço
ass. Social(ISTA) Democrata

Anónimo disse...

São Bras deixou de ter Micro clima para passar a ter CLIMA TROPICAL....Quente, muito Quente.

Anónimo disse...

meter Sbras no mapa desportivo só será possivel quando todos empurrarem para o mesmo lado em vez de cada para o seu lado.

O unico dilema aqui é como fazer um projecto para o futebol de modo a que todos os envolvidos (Machados, Sociedade, União e AJS) trabalhem para o bem comum sem percas de identidade ou cessações de actividades...

Como juntar estas direcções por forma a executarem um projecto em comum que vise unicamente beneficiar os praticantes de futebol do concelho?...
Estas são as grandes questões?... alguma sugestão?

Anónimo disse...

uma reunião do concelho local para o desporto aproveitam e escolhem o desportista do ano

Anónimo disse...

A união faz a força.


A força desfaz a união.


Agora escolha.


Sugiro Uma Sondagem de opinião.

Anónimo disse...

A Frase EXTINSÃO DOS Machados, TA MUITO FORTE, ENTÃO MENINA MARLENE NÃO DEFENDE A SUA TERRA, ISSO É MAU.

Anónimo disse...

Porque não uma SAD para o Futebol, capital dividido por todos, 1º Janeiro, UDRS e Machados, 3 administradores, 1 de cada clube e cada clube investe na SAD 33,33% do capital da SAD

Anónimo disse...

A ideia é boa mas não vai convir a alguns que já estão habituados a ter o poder todo nas mãos.

Anónimo disse...

Principalmente nos Machados...

Anónimo disse...

O poder local tem mais que poder para poder decidir o desporto SAMBRAZENSE uma vez que é quem contribui com a maior fatia do orçamento dos clubes da nossa terra, achoi que sim deveria decidir em prol de um projeto unico e viavel para todo usofro do concelho de S.BRAS DE ALPORTEL.

Anónimo disse...

caro sr.anonimo quero informa-lo que a ideia da criação da sad para os clubes de s.brás pode avançar sem o problema de nao convir a alguns que tem o poder todo nas mãos "principalmente no Machados" conforme sua afirmação porque a quem quer atingir deixou no dia 28 de Maio de ser digente do clube a que se refere.
ja agora sugiro que aproveite a oportunidade e tente agarrar pelo menos algum do poder que eu tinha nas mãos e que tanto o incomoda.
mas quero dizer-lhe não faça como eu fique com o poder mas ponha alguem a trabalhar para si.......senao ao fim de pouco tempo pode ficar cansado e depois lá se vai o poder.......e pior perede-se de certeza um grande dirigente porque no meu caso ainda bem que saio disto pois dirigentes como eu nao fazem falta alguma nos clubes do meu concelho so kerem é o poder e assim nao ha sad´s que possam avançar..........

Anónimo disse...

o sr. anonimo que diz que a Dr. Marlene nao defende " a sua terra" deve estar por cá a pouco tempo ou nao conhece o seu Concelho porque embora o sitio de Machados faça fronteira com a Freguesia de Estoi, Concelho de Faro, o G.D.C. de Machados Instituição de Utilida-de Publica, é um Clube de S. Brás de Alportel como qualquer outro pelo que qualquer Sambrasense que com ele simpatize tem tanto dever de o defender como a Dr. Marlene.
Obs:" o sitio de Machados pertençe à Freguesia e Concelho de S. Brás de Alportel".

Anónimo disse...

Em S.Bras a malta andou sempre à bulha....antigamente era os unidos e o desportivo...rancho folclorico e o grupo etnografico...construtores do PSD e a camara socialista...enfim ja està no sangue sambrasense o virus da rivalidade,critica,inveja,botabaixo,etc...mas ninguém se apercebeu ainda que so prejudicam a nossa terrinha e se não formos nos a tomar conta dela mais ninguém o farà...portanto aqui deixo um grito de alerta para uma grande mobilização de todos os sambrasenses para podermos um dia contar aos nossos netinhos como é que fizemos de S.Bras uma cidade unica e poderosa...acordai,levantai-vos e ao ataque tà na hora de andar com esta merda pra frente...tão à espera de quê pessoal ?

Ass: O Curioso