15 janeiro 2008

Centro de Exames DGV em S.Brás

Aqui não há manobras

O Centro de Exames da DGV, em São Brás , devia servir para fazer os exames práticos de condução, mas até agora nem sinal de manobras.

Sinais, há muitos, mas de manobras, nem um. O Centro de Exames da Direcção Geral de Viação (DGV), em São Brás de Alportel, tinha como objectivo servir para os exames práticos dos instruendos de escolas de condução de todo o Algarve, mas até aqui, tem albergado apenas para os exames teóricos.

O espaço é constituído por um edifício, guardado por um segurança, e uma área pavimentada e assinalada com marcações e sinais de trânsito, mas os exames práticos de condução continuam a ser realizados na via pública, em Faro.

Cedido há vários anos pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, o espaço tem vindo a degradar-se, sem que haja sequer ideia de quando poderá vir a ser utilizado para aquilo a que se propunha.

O parque faz parte de uma série de 20, orçados em 20 milhões de euros, espalhados pelo país. A DGV adianta que a situação de São Brás se repete, aliás, a nível nacional.

“Os parques de manobras não foram ainda implementados para efectuação da primeira parte das provas de aptidões e do comportamento devido à obrigatoriedade de existência de um parque de manobras em cada capital de distrito (nº 4º do artº26º do Regulamento de Habilitação Legal para Conduzir)”, afirmam. "Actualmente existem parques de manobras em todas as capitais de distrito excepto no Porto”, acrescentam.

Hélder Rosa, proprietário de uma escola de condução, não compreende o porquê do atraso. “O que não faz sentido é nós termos um espaço daqueles e continuarmos a fazer os exames na estrada”, afirma ao Jornal Observatório do Algarve o responsável pela Escola de Condução HL, em Faro.

E assim, à espera de melhores dias, os futuros condutores algarvios só vão continuar a ver um sentido no Parque de Manobras do Algarve: o sentido proibido.

Mario Lino - Observatório do Algarve


Para recordação ficam as palavras de António Eusébio ao Jornal "O Algarve", em Outubro de 2003, quando fazia o balanço do seu 2.º ano à frente da Autarquia Sambrasense:

“…o Parque de Manobras é uma grande obra estruturante para S. Brás de Alportel, traz cá todas as pessoas que vão fazer os exames teóricos de condução. Sem dúvida uma obra muito positiva do ponto de vista do desenvolvimento…”

1 comentário:

Anónimo disse...

Blá blá blá blá blá... blá blá e blá.

Ass: Blá Blá