26 janeiro 2008

Projecto EcoCasa-Águas

Sabe ao certo quanto gasta no seu banho?

Águas do Algarve ajuda-o a saber através do Projecto EcoCasa-Águas

A Águas do Algarve, S.A. estabeleceu um protocolo com a Quercus, visando o desenvolvimento de um projecto na área do uso eficiente da água no sector doméstico – “Projecto EcoCasa-Água”.

O projecto inclui actividades que visam a sensibilização dos consumidores para a necessidade de reduzir os consumos de água. Surge no âmbito das “metas estabelecidas no PNUEA (programa Nacional para o uso Eficiente da Água), e a referência efectuada no mesmo, à falta de estudos relativos à caracterização dos dispositivos e sobre os hábitos de consumo”, explica a Águas do Algarve.

A iniciativa teve início com o Programa Piloto Eco-Famílias, que consiste no acompanhamento de dez famílias residentes no Algarve, durante um ano, por forma a obter informação relativa aos consumos registados nos seus diferentes usos domésticos.

O objectivo é instalar nas dez ecofamílias um equipamento de medição por telemetria. Numa segunda fase do projecto, no início do segundo semestre de 2008, pretende-se instalar redutores de caudal nas habitações.

"Os consumos de água ao nível doméstico não são constantes, daí que se pretenda caracterizar os hábitos de consumo ao longo de um ano, nomeadamente entre Dezembro de 2007 e 30 de Novembro de 2008, para assim, avaliar também, o efeito associado à mudança entre estações do ano, na procura de água para uso doméstico", refere a mesma fonte.

A metodologia utilizada “permitirá avaliar comportamentos, hábitos de consumo e identificar oportunidades de melhoria da eficiência de utilização da água. Posteriormente, serão identificadas as oportunidades de redução de consumos e efectuado um plano de redução dos mesmos”, garante a empresa.

Actualmente o programa Ecofamílias integra uma família no concelho de Albufeira, duas famílias no concelho de Faro, duas famílias no concelho de Loulé, duas famílias de São Brás de Alportel, uma família em Olhão e duas famílias em Lagoa.

Sem comentários: