25 janeiro 2008

Estrelas dos pequenos.

[Banner+da+Crónica.jpg]

Hugo Faria (União de Leiria)


Idade: 24 anos
Posição: Médio
Naturalidade: São Brás de Alportel
Altura: 1,82m
Peso: 75 kg
Internacionalizações AA: nenhuma
Estreia na 1ª Liga: Académica 0 – 1 U. Leiria (07-11-2004)
Treinador que o lançou na 1ª Liga: Vítor Pontes
Títulos: não tem


Poucos se devem lembrar de algum jogador das escolas dos clubes algarvios, mas um deles lançou-se na nossa liga na época passada e vai fazendo sucesso. Falo de Hugo Faria, o médio, conhecido pela sua raça e bravura, é denominado pelo “Pitbull de Leiria”. O seu estilo de jogo, que é bastante igual a Petit, médio do Benfica, fez com que lhe fosse adaptado tal nome.

Hugo Faria, é um médio que surpreendeu o futebol português, tendo sido lançado no onze inicial da primeira jornada da época 06/07, quando era apontado como dispensado. Esse jogo foi no Estádio do Dragão, frente ao Campeão Nacional. Mas o jovem não quis saber da pressão, e fez um belo jogo, ganhando com muito mérito um lugar no “onze” e no plantel da equipa. Com a sua capacidade lutadora, é um jogador bastante disciplinado e profissional, com uma boa capacidade de transição defesa/ataque, boa capacidade de passe e recuperação de bolas.

Este algarvio, (iniciou a prática desportiva na Sociedade 1.º de Janeiro) foi formado nas escolas do Louletano, clube onde brilhou nos primeiros anos de carreira. Tem sido algumas vezes convocado para as selecções mais jovens, fez umas boas épocas nas camadas jovens, estreando-se a sénior em 01/02, onde entrou aos poucos na equipa da Loulé. Nas duas épocas seguintes tornou-se titular na equipa algarvia, e pela sua juventude muitos clubes foram até ao Algarve para observar este jovem talento.

Em 04/05 foi contratado pela União de Leiria, e muitos apontavam para a sua dispensa antes de a época iniciar. Mesmo assim, Vítor Pontes apostou no médio e na sua juventude, mas pouco o utilizou. Parecia ser mais um caso de uma dispensa inevitável, e de um atleta a qual não davam oportunidades.

Na época seguinte, foi emprestado ao Olhanense, regressando a casa, ao seu Algarve. Fez uma excelente época, tal como o clube que representava, com 27 encontros realizados, foi dos pilares de um forte Olhanense, que se tornou o maior clube da zona algarvia.

Regressou então ao Leiria, mas na pré-temporada a sua dispensa era anunciada. Já todos apontavam o seu regresso ao Algarve, para voltar a ser emprestado. Domingos nunca tinha dito que o queria, e nunca desmentiu as notícias que este sairia. Mas Hugo Faria lá foi ficando na equipa, até ao início da temporada, altura em que aparece como titular da equipa. Uma surpresa agradável de um jogador desconhecido que se praticamente se estreava no Dragão, impondo o seu futebol com uma naturalidade incrível.

Hugo Faria é ainda o titular do meio-campo da complicada União de Leiria desta temporada. A luta pela manutenção vai ser dura e o seu futuro é, portanto, incerto. Mas com o seu talento, o salto para um clube com objectivos certos, não vai ser muito complicado.

in: http://futeboldeataque.blogspot.com/

1 comentário:

Anónimo disse...

força faria continua assim!! tu e os machados sao o orgulho de s.bras no desporto!