03 janeiro 2008

Charolas 2008

"A Força da Tradição em São Brás de Alportel"
por: Gabinete Imprensa Câmara Municipal S. Brás de Alportel

Em São Brás de Alportel, o novo ano inicia-se ao som de “Charolas, a força da tradição”, um programa de Valorização das Tradições Musicais, promovido pela Câmara Municipal, com a colaboração das associações locais, que leva os grupos de charolas, em digressão pelo concelho.

Grupos musicais que, na sua origem, se dedicavam à entoação de cânticos de Natal, as Charolas alargaram posteriormente o seu reportório a temas festivos e sociais, levando sempre a boa nova, às casas e aos locais que visitam.

Por constituírem uma parte importante do tesouro de belas tradições de Natal, enraizadas na memória cultural das gentes, que transporta a memória de outros tempos e gerações, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel tem vindo a desenvolver esforços, para valorizar as Charolas, preservando e dando a conhecer esta tradição cultural, bem viva nas gentes do concelho.

Com a colaboração da Associação Cultural Sambrasense, do Clube Águias da Mesquita, do Grupo Desportivo e Cultural de Machados, do Grupo de Cantares “Searas do Monte” e da Paróquia de São Brás, o município promove mais uma edição do programa “Charolas a força da Tradição”. Uma iniciativa que se renova ano após ano, levando em digressão pelo concelho os grupos de charolas locais, dando a possibilidade de participar nesta festa tradicional que celebra o ano novo.

“A Força da Tradição” em digressão pelo concelho

No próximo dia 5 de Janeiro, sábado a vila de São Brás de Alportel acorda ao som das castanholas e do acordeão, com um espectáculo proporcionados pelos três grupos de charolas do concelho (Charola da Mesquita, Charola dos Machados e Grupo “Searas do Monte), junto ao Mercado municipal a partir das 10h00 da manhã.

Durante a tarde, as actuações percorrem vários sítios do concelho, com ponto de encontro em Corotelo, Alportel, Mealhas, São Romão, Vilarinhos, Mesquita e na zona Serrana do concelho – em Parises e Cabeça-do-Velho.

No domingo, dia 6, Dia de Reis, as charolas do concelho começam por animar mais uma Eucaristia seguida de Animação Musical, que se realiza às 15h00, no primeiro domingo de cada mês, no Salão de Festas da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel; e pelas 17h30, a Charola da Mesquita faz uma actuação no Museu do Trajo de São Brás de Alportel.

A partir das 21h00, o Cine-Teatro São Brás acolhe o XXV Encontro de Charolas de São Brás de Alportel, o mais antigo encontro de charolas da região.

Nesta edição, participarão no encontro 7 grupos de charolas do Algarve: Searas do Monte (São Brás de Alportel); Charola Óssónoba (Estói); Charola do Grupo Desportivo e Cultural de Machados (São Brás de Alportel); Charola da Juventude União Bordeirense (Bordeira); Charola do Rancho Folclórico da Luz (Tavira); Charola do Grupo Etnográfico de Quelfes (Quelfes) e Charola da Mesquita (São Brás de Alportel). Uma iniciativa da Associação Cultural Sambrasense, que conta com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.


Sem comentários: