29 abril 2006

A passo de carangol

No dia 9 de Janeiro começaram obras de renovação na EN2, a partir do Largo de S. Sebastião e a acabar numa rotunda mais a norte, mas para trás ficaram casas em ruínas e várias oficinas, que fazem da via pública parque de estacionamento...

O que está a aparecer no terreno, é uma via central demasiado estreita (será que um carro de incêndios lá passa; e se uma viatura se avariar, quem, e como, de lá se retira?), ladeada por passeios de grandes dimensões (certamente que são esperadas multidões a “passear” nestas avenidas de pedra!) e por locais de estacionamento em fila (o que reduz substancialmente o número de viaturas a estacionar).

Os passeios e os locais de estacionamento, estão a ser empedrados com a chamada “calçada portuguesa”, maioritariamente por trabalhadores africanos, mão-de-obra barata, pouco qualificada, que martela furiosamente a pedra a grande velocidade, já que ganham ao m2, muitas vezes, partindo-a inconvenientemente, mas mesmo assim, colocando as peças partidas que, como é evidente, não irão resistir muito tempo até ficarem soltas.

Já há outras “obras” deste género nos novos acessos à Vila, e também na parte velha do burgo, que deveriam ter servido de padrão do que não se deve fazer, mas como nada se aprendeu, só quem não quer ver, é que não nota que as calçadas estão mal feitas que muitas pedras já foram à vida.

Que é feito da “calçada portuguesa ”produzida por verdadeiros artistas (em Lisboa, o município, há anos, organizava cursos para calceteiros e o resultado foram passeios e ruas de rara beleza, verdadeiras obras de arte) que ficava toda alinhadinha em perfeita esquadria, bem compactada por um processo bem concebido de travejamento das pedras que as não deixavam soltar?.

Dado que a” boa calçada” consome mão-de-obra intensiva e, por isso cara, que, aliás já não existe em qualidade, por os antigos calceteiros terem passado à reforma, a maior parte dos municípios já há muito abandonaram este processo, tendo, em sua substituição, adoptado o método dos pavimentos de placas de cimento ou de granito, que hoje se apresentam no mercado de várias dimensões, cores e feitios (no nosso concelho há uma fábrica destes materiais), possibilitando arranjos e combinações de que resultam trabalhos de grande beleza estética, além de apresentarem um piso mais suave e seguro para quem anda a pé, sobretudo para os mais velhos (é raro o dia em que não caia alguém nos maus empedrados da Vila). Então porque se insiste na “calçada portuguesa”?.

Pessoalmente, julgo que em defesa de uma tradição que hoje, como vimos, é uma mera utopia, uma miragem num deserto de ideias que ainda parecem povoar as mentes de alguns projectistas muito distraídos em relação às novas tecnologias, mantendo-se numa obsessão doentia por velharias fora de uso, e que não foram capazes de se actualizar, quando para isso era só observar a realidade actual por esse mundo fora.

Uma outra hipótese é a da mera teimosia a qual me custa a aceitar, pela razão de que essa eventual obstinação custaria muito dinheiro retirado dos bolsos de nós todos que somos contribuintes. Por isso aqui deixo mais uma pergunta.

Quanto tempo demoraria a colocar um dos novos pavimentos na Rua Dr. Evaristo Gago?

Pelo processo actual, os calceteiros já lá estão desde o dia 9 de Janeiro e não é previsível determinar quando terminarão o seu trabalho, que terá no final, todos os defeitos que se salientaram. E a andar-se assim a esta velocidade de caranguejo/caracol, quanto tempo mais ainda se levará a chegar à rotunda, e quem ressarce os comerciantes e os moradores da zona dos prejuízos causados por obras tão prolongadas?

REPORTER XPTO
S. Brás, 20 de Março de 2006
IN: NOTICIAS S.BRAZ


Parece que em São Brás é mesmo necessário manter-se o anónimato na hora de fazer criticas ao actual executivo!!... o sr. XPTO certamente estará a defender-se de possivel represálias por parte do executivo, não?!.... e se muita gente pensava que a ditadura tinha acabado com o 25 de Abril, esta é mais uma prova que em São Brás ainda funciona... podes falar mas cuidado, senão fazem te a vida negra!

De admirar é o facto de o Noticias de S.Braz (o pasquim da câmara) publicar uma noticia destas!

9 comentários:

Anónimo disse...

Para quê as novas tecnologias ? ja alguma vez viram um burro e uma carroça com direcção assistida ?

Anónimo disse...

O Sr. XPTO (DR. RENATO SANTOS) nunca precisou de manter o anonimato porque nunca foi mal tratado em lado nenhum por parte da Câmara Municipal, aliás, tem um assento na Asembleia Municipal onde poderá expôr públicamente todos os seus desencantos. Não o estou a ver a utilizar um Blog anónimo para criticar (tudo é criticável) a Câmara de S. Brás quando tantas vezes a tem defendido públicamente. Ou será que é alguém do seu Partido? Não deixe Doutor...

Anónimo disse...

Sr. Anónimo, a sua conversa é muito bonita, mas não faz muito sentido!

Você vem dizer que não está a ver, mas fala como se estivesse! engraçado!

Se o sr. XPTO é quem diz, realmente não necessitaria manter o anonimato, então porque o faria?... pelo mesmo motivo que voce deixou aqui o comentário... só para chatear?! não me parece!... pois você fez isso com outra "intenção", não foi!!

Parece-me que sim, com conversa sem sentido, e sem ofender, não fosse a gerencia do blog censurar o seu comentário, lá foi atirando umas pedras à oposição (neste caso o PCP)... esperto!!!

Felizmente, Eu tive o prazer de trabalhar com o dr. a nivel associativo, por isso, deixe-me garantir-lhe que o dr. é pessoa para expor o que acha que esta mal no concelho no sitio próprio (a assembleia) em vez de utilizar o anonimato em jornais ou bloggs para isso!...

Ao contrário do sr. anónimo o dr. não necessita do tacho da politica para comer, ganha o suficiente com a medicina para estar à vontade para defender o que acha que está bem e criticar o que está mal sem se esconder atrás do anonimato!

olhe, a ideia com que fico após ler o seu comentário é que você anda a cuspir para o ar!... Veja lá se o cuspe não lhe cai na cabeça.

Em vez da oposição este blog cada vez mais me parece estar a ser feito pela e/ou com a colaboração dos seus pares, a maltinha PS (os descontentes, por terem que aturar gente como o sr.)...

isso é que era bonito, não era!
Membros do seu próprio partido todos os dias a chamar-lhe à atenção para o que está mal! he! he! he!

Viva a Liberdade (e o anonimato que o protege... a si e a mim!!! )

-->judas<--

Anónimo disse...

o pasquim tem medo.....

Anónimo disse...

Boa noite!
Já há uns tempos que, quando li esta notícia publicada aqui no blog, fiquei com vontade de fazer um comentário. Só hoje o faço!
Chamo a atenção das pessoas para mais um exemplo desta característica tão peculiar em S.brás de Alportel que é o de falar mal quando não faz, falar mal quando faz, falar mal quando diz que vai fazer, falar mal de quando está no WC e ousa pensar que vai fazer etc, etc, etc ... e por aí a fora.
Penso que no essencial os comentários a esta notícia deveriam ser apenas como cometários.
Penso que é da opinião geral que a rua "da estrada de Lisboa" (sou de S.brás e apenas sei o nome da minha e mal) estava uma vergonha e que alguma coisa de sério tinha que ser feito se mais ou menos bem? Se totalmente mal? Só sei que alguma coisa tinha que ser feita. Se calhar alguns frequentadores habituais do café da União criticam, pois passam a ter que andar mais de 10 metros entre o carro e a porta do café?
Se alguém da oposição diz que a rua é estreita, é larga, está em calçada ou em alcatifa, se passa um camião ou dois?
Quem melhor que os intervenientes directos na câmara, eleitos por nós, da oposição ou não, para, na imprensa, nas ruas, no blog onde quiserem, expor a sua opinião desde que tenha sido exposta anteriormente nos locais devidos.
O 25 de Abril foi há 32 anos meus senhores! A questão não é saber quem é o XPTO ou o TDI.
O que interessa é saber se foi colocada mais alguma solução realmente mais barata e/ou mais cara e/ou melhor, na altura devida, em alternativa aquilo que se está a fazer netste momento na tal rua "da estrada de lisboa". Esses sim, têm o direito de escrever alguma coisa.
Mostrem o Vosso ponto de vista e enfrentem os responsáveis autárquicos de forma responsável e em benefício de todos - S.Brás agradece!


Ass: Fiquem Bem!

Anónimo disse...

Ker dizer k temos k criticar dizer o k está mal e ainda por cima temos k resolver e arramjar soluções? então para k srve o ordenado que eles ganham, estão lá tantos cerebros para quê? para sugar ordenado?

Anónimo disse...

Pois tas a espera de milgres?
O ordenado é o menos; e a criação de postos de emprego sem necessidade- dentro da Câmara?
E os Passeios a Marrocos?

Anónimo disse...

Esses seriam temas que davam um bom " SAMBRAZENSE"

Anónimo disse...

O " SAMBRASENSE" SE NÃO TEM MEDO QUE ESCOLHA O QUE DE MAIS POLÉMICO AQUI ESTA E SÓ ASSIM SERÁ UM JONAL E NÃO O "LIVRO DE OBRAS " DA CÂMARA