11 abril 2006

ZONA INDUSTRIAL - Eusébio em entrevista

Entrevista feita por Henrique Dias com Helga Simão, in postal 06.04.06

Desde 1995, com a aprovação do PDM de São Brás,existem 34 hectares disponiveis para loteamento industrial.

Porque é que passados 10 anos os pequenos industriais e outros continuam em situações irregulares por não terem uma resposta?
António Eusébio - Estão previstos esses 34 hectares e uma outra zona na área dos Barrabés. A zona dos barrabés acabou por ir sendo ocupada por algumas empresas e neste momento está ocupada em mais de 50%. Está ainda previsto nessa zona um loteamento industrial privado que vai dispobilizar alguns armazéns para serviços e comércios. Isso levou 10 anos a aparecer. A zona dos 34 hectares, que é uma zona mais abaixo, perto do cruzamento de "Alfarrobeira da Tumba" tem ocupados apenas 2 hectares. Quando estes terrenos foram marcados no PDM não foram acompanhados por um investimento por parte da autarquia. não houve um compromisso no sentido de se adquirir previamente esses terrenos. Isso originou despeculação imobiliária que não possibilita a quem precisa de adquirir os terrenos e deslocar-se para estas zonas.

Como é que o problema pode ser resolvido?

António Eusébio - Deveria ser feito aquilo que se faz no país vizinho, ou seja, temos 10 anos para executar estes loteamentos e se tal não for possivel, voltamos a marcar as zonas como agrícolas e de valorização e desenvolvemos novas áreas. Isto seria o ideal, permitindo mudar estes investimentos para outras áreas nas proximidades. Tudo isto para que os donos dos terrenos sentissem a necessidade de investir ou de ceder a sua parte a outros investidores.

É esse o caminho que vai ser seguido?
António Eusébio -Tudo vai depender da CCDR e da gestão que se fizer na revisão do PDM. Os proprietários acham que os terrenos são muito valiosos, mas assim que a área for desclassificada esses terrenos vão perder muito valor. Devemos aprender com os erros do passado e criar soluções de futuro viáveis e concretizáveis.

Quer dizer que os terrenos onde actualmente estão fixadas as Zonas Industriais poderão baixar significativamente de preço?
António Eusébio -Poderão, se houver alternativas. Se não houver, terão de continuar onde estão.

-----------------------------------------------------------
Ora bem, deixe lá ver se entendemos isto!

10 anos depois da aprovação do PDM ainda não há Zona Industrial...
A culpa é da autarquia, que não fez a aquisição dos terrenos...
Os preços são altos, a autarquia como não pertende investir na zona, deixa para privados!
E agora a autarquia defende a reclassificação da zona!?...
e para isso temos que esperar mais 10 anos?
E no caso de não haver alternativa fica tudo como está?...

Estamos baralhados...
Acho que a autarquia quer mesmo baralhar os sambrasense...
o sr.presidente fala, fala, mas não diz nada!!!


Afinal Zona Industrial é para QUANDO e para ONDE?
(estes é que tem razão, continuamos à espera!)

7 comentários:

Anónimo disse...

Acho a desclassificação da "actual zona industrial" algo de útil, uma vez que esta nasceu torta e jamais se endireitará.
Convém relembrar o Sr. Presidente que a responsabilidade pela dinamização do tecido empresarial do município compete em 1ª instância a si.
Conheço já essa iniciativa privada que referiu, mas não se compara nem um pouco (pela sua insignificante dimensão) ao que poderia ser feito por iniciativa camarária.
Não é necessário ver o que se faz em Espanha. Nem é tampouco necessário saír do Algarve para ver bons exemplos.
Há 10 anos era importante que o executivo camarário tivesse visão para para implementar essa zona industrial. Seria uma fonte de vantagem competitiva para o concelho que iria atrair novas empresas e, consequentemente, emprego e vida própria.
Hoje não é só importante, como também obrigatório. Estamos correndo atrás do prejuízo. Se não tomarmos iniciativa urgentemente, para além de não atraír novas empresas, perdemos as que já cá estão. (Serve como exemplo a UPS e a Cintilar que já se mudaram para Loulé. Outras se seguirão.)
Eu gosto de viver em S. Brás (apesar de ser suspeito gabar em causa própria). Acho que é uma alternativa de qualidade relativamente às cidades vizinhas. Penso que o nosso concelho deve manter essa etiqueta de distinção - uma vila do Algarve Interior onde se vive bem, e goza de boas acessibilidades. Mas não deverão os moradores ter a possibilidade de viver e trabalhar no concelho?

S. Brás - vila dormitório não!

O executivo camarário deve despertar para esta temática. A estratégia de passar responsabilidades para outras entidades é negativa. A Câmara deve liderar o processo.

Anónimo disse...

Zona Industrial??? Isso existe???
Eu vejo são as estradas no concelho cheias de fábricas, oficinas, armazéns, etc. Deve ser para se fazer uma volta ao concelho!! Deve ser mais um dos roteiros propostos pela autarquia!!

Olhem pra Olhão, Loulé, Guia, Albufeira. Aquilo é que são Parques Industriais. E se a própria capital não tem um Parque Industrial digno desse nome e tendo em conta que pelos vistos vamos ter uma estrada nova de acesso à Via do Infante... de que é que estão à espera?? Que continuemos a ser uma terra que vive à sombra das outras (dormitório)??

Até em Ayamonte já existe uma área industrial enorme, que num curto espaço de tempo vai atrair muitas empresas que não querem vir para o Algarve ou que vêm nesse novo projecto uma alternativa mais compensadora. Não esqueçamos os preços mais baixos praticados pelos nuestros hermanos e a proximidade e a facilidade de chegar a qualquer parte do Algarve num curto espaço de tempo.

Essa conversa do agora já é complicado dar a volta à situação, é muito bonita mas não nos ajuda em nada.

-A revisão do PDM agora ainda fica sujeita aos condicionalismos ou aconselhamentos resultantes da revisão do PROTAL.

-Preparar, elaborar, apresentar e aprovar o novo PDM é para quando?

-Mesmo que seja proposta uma nova área industrial, onde é que a Câmara Municipal tem dinheiro para comprar terrenos?? Se agora não tem dinheiro nem para comprar 1 hectare... quanto mais dezenas de hectares por mais baixos que sejam os valores das despropriações.

Sejam frontais e sinceros e digam logo que não têm capacidade para fazer tudo!!

O Parque Industrial é um desses exemplos!!

Anónimo disse...

Não há futuro em S.Brás.
O Maior empregador vai continuar a ser a Câmara Municipal e para lá trabalhar é preciso ter lá parentes, ser do partido ou ter uma boa cunha.

ninguém quer saber da Zona industrial, isso é muita chatice e pouco voto.

O que importa as empresas irem para espanha onde pagam quantias simbolicas para se instalarem lá e darem trabalho aos espanhois? nada! os votos dos espanhois não contam!

Para fazer a zona industrial é necessário pilim, bastante pilim... a camara tinha que comprar terrenos, fazer as infrastruturas e acessos rodoviários depois vender os espaços a preços simbolicos para atrair as empresas a instalar-se. È muito €urinho!

E €uros é coisa que está escassa. mais agora que a torneirinha fechou. Desde que acabou o dinheirinho antónio eusébio trabalha para o jornal, faz muitos projectos, muitas parcerias, muitas colaborações, há programas para o cú e para as calças, todos muito bonitos mas que na prática não servem, não funcionam, ou simplesmente não prestam porque servem para atrapalhar os outros...

Desde que foi eleito a Zona Industrial não passou de uma promessa de campanha,que antónio eusébio rapidamente tentou esquecer porque simplesmente não é viável ou concretizável.

ass:Social(ISTA) Democrata

Anónimo disse...

e ter um parque industrial em cima de uma area protegida pela reserva ecologia nacional tambem nao é uma grande coisa!!...

Anónimo disse...

E onde vamos por a zona industrial???

50% do concelho faz parte da rede natura 2000!

quase 70% do concelho é area protegida!?

Onde devemos implantar polo industrial, então?
(sendo este um mal necessário ao desenvolvimento sustentavel do concelho!)

Por este andar o unico sitio capaz para a zona industrial será provavelmente o sul de espanha!
Ayamonte está a vender espaços na sua zona industrial a cerca de 1 (um) euro o metro quadrado!!!!!!!
e Andalucia também tem areas protegidas. Aliás tem mais areas protegidas que o Algarve, e olha o desenvolvimento.
Só na Zona Industrial de Ayamonte estão implantadas 8 empresas portuguesas ou de portugueses!...

É necessário achar alternativas, e rápido! Não podemos estar a espera mais 10 anos.

ESTÁ A OUVIR SR. PRESIDENTE!!!!!!
MEXA-SE HOMEM!!!!!

LP

Anónimo disse...

De facto, se não há dinheiro deixem os privados financiar a obra.
Mas ao menos metam os Funcionários Públicos a trabalhar. Têm talvez mais de 70% das pessoas que necessitam, por isso começem a rentalibiza-las.
Apósto que existem muitas instituições financeiras dispostas a participar num projecto para Zona Industrial que é neste momento prioritário para o Concelho!
Já agora nem deveriam comentar aquela anedota que fizeram na Barracha...
Ass: Rui Santos

Anónimo disse...

Sabem que o projecto de loteamento industrial ou coisa parecida, que um "ce-ce-certo pri-pri-priva-va-do" está a preparar tem apenas 5.000 m2??

Mas que fartura!! Isso nem dá pra meter as oficinas que estão espalhadas no meio das ruas da vila!!!

5.000 m2 de área total... não esqueçamos os arruamentos, acessos, área envolvente dos armazéns, etc.